Devo trocar um disjuntor que não esta passando energia?

No quadro de luz do meu apartamento um dijuntor de 40 amperes unipolar não esta passando energia e os outros dijuntores tem energia. Sera que terei que trocar esse dijuntor nesse caso, pois meu chuveiro esta saindo agua gelada. ja olhei a resistencia e não esta queimada.

Devo trocar um disjuntor que não esta passando energia?

No quadro de luz do meu apartamento um dijuntor de 40 amperes unipolar não esta passando energia e os outros dijuntores tem energia. Sera que terei que trocar esse dijuntor nesse caso, pois meu chuveiro esta saindo agua gelada. ja olhei a resistencia e não esta queimada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

78 Respostas

Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 7 anos

bom dia luciano eu aconcelho voce chamar um eletricista de sua cofiança pra verificar o que ta acontecendo tem 3 motivo pra nâo passar corrente 1 pode tar faltando corrente no ramal da rua o dijuntor pode tar con defeito na nossa linguagem aberto, a rede que sai do dijuntor pode tar em curto e o dijuntor nâo arma por isso nâo pode ser verificado por curiosos tem que ser habilitado boa sorte

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 7 anos

bom dia luciano eu aconcelho voce chamar um eletricista de sua cofiança pra verificar o que ta acontecendo tem 3 motivo pra nâo passar corrente 1 pode tar faltando corrente no ramal da rua o dijuntor pode tar con defeito na nossa linguagem aberto, a rede que sai do dijuntor pode tar em curto e o dijuntor nâo arma por isso nâo pode ser verificado por curiosos tem que ser habilitado boa sorte

Responder
Jose Cesario Santos
Particular - há 7 anos

Como Engenheiro eletricista, faria o seguinte: - Verificar a tensão que chega até a entrada do disjuntor, chegou tensão, ok!!! Verificar se tem a tensão na saída do disjuntor, chegou, ok!!! Verificar se tem tensão nano borne do chuveiro, se estiver tudo ok, o disjuntor está com problema sim, necessário a troca do mesmo, e alertando que disjuntor para chuveiro é de 32A e não 40A.

João Ferreira Lima
Conforthouse Eng. Eletrica E Automação Residencial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Conforthouse Eng. Eletrica E Automação Residencial - há 7 anos

Luciano, boa noite.

Primeiramente, caso não seja um profissional habilitado, fique longe do quadro de energia, deixe este trabalho para o um profissional.

Outra você menciona apartamento, geralmente tem um diagrama ou projeto junto com o memorial descritivo do apartamento, bom partindo que não o tenho, peça uma visita técnica de um profissional, que no máximo ira lhe cobrar uma visita técnica este ira fazer as medições necessárias para solucionar esta questão outra coisa me chamou atenção é o valor da carga do disjuntor 40 A pode dissipar uma potencia de até 8.8 kW e o consumo habitual de um chuveiro gira em torno de 5.5 a 6.6 kW.

Espero ter ajudado e qualquer outra duvida estou a disposição.

João Lima - Engenheiro Eletricista

Responder
Moisés Oliveira Da Silva Antenas-me

sim ,´ primeiramente faca o teste , nao havendo passagem ....engate o mesmo para a posiçaõ esquerda,. tem que fazer um barulho tipo de encaixe : em seguida para a direita.faca o teste com um multimetro. mesmo assim nao havendo passagem, substitue. lembrando que tem algumas marcas, fabricantes que mesmo fazendo este tal barulho de encaixe esta danioficado.....ou entre em contato com um tecnico eletricista de sua confiaça

Responder
Edvalson Carvalho de Queiroz

Peça a um profissional de sua confiança, pergunte a amigos que possam te dar boa referência de um, pois podem existir diversos fatores por não estar passando energia para seu chuveiro, um deles com certeza pode ser seu disjuntor, ou até mesmo um parafuso mal apertado ou o fio mal isolado...espero ter podido ajudar.

Responder
Paulo Euardo Medeiros
Particular - há 7 anos

ola amigo verifique se a tensao eletrica na entrada e saida do disjuntor.

se não ouver instale um disjuntor bipolar de acordo com a potencia de seu chuveiro.

ou se preferir ligue para mim que irei resolver seu problema.

Roberto Correa
Elétrica Em Geral (Itaquaquecetuba, São Paulo) Elétrica Em Geral - há 7 anos

Boa tarde, Luciano!

Nao se deve mexer na instalação elétrica sem saber do que se trata. Se seu disjuntor esta desarmando ou desarmado significa que você tem um problema na instalação. Disjuntor não queima ao menos que haja um sobretensao nele (aquecimento) antes de substituir um disjuntor deve se localizar o defeito que esta causando a queima. Lembre se que você mora em apartamento e no quadro geral onde fica os medidores ha também um disjuntor geral que e bom verificar.

Boa sorte ????

Responder
Alessio de Souza Santana
Tec Souza Serviços Elétricos (São Carlos, São Paulo) Tec Souza Serviços Elétricos - há 7 anos

sim..deve trocar se realmente não estiver passando corrente. contudo a primeira coisa que se deve fazer é, contatar um eletricista habilitado para fazer a medição em cima do disjuntor para saber se realmente o problema é no disjuntor.

Responder
José Reginaldo Ramos Da Silva - Jrr Instalações

ANTES DE TROCAR DEVE VERIFICAR A ENTRADA DE ENERGIA E SE CHEGA A ENTRADA DO DISJUNTOR EM QUESTÃO, DEPOIS FAZER UMA VERIFICAÇÃO DO CABO PARA VER SE NÃO ROMPEU. E SÓ AÍ TROCAR O DISJUNTOR.

Responder
Marcio Ipanema
M2J Construções Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) M2J Construções Ltda - há 7 anos

Olá amigo antes de se aventurar a mexer em um quadro de distribuição de energia, atente para os materiais de segurança, depois veja se realmente não é mais viável chamar um profissional de elétrica pra verificar seu problema as vezes você pensa que vai economizar e acaba gastando mais pense bem o que é simples e garantido acaba saindo caro e trabalhoso.

Responder
James Buril Buril
Buril - Elétrica Predial E Comercial (Valinhos, São Paulo) Buril - Elétrica Predial E Comercial - há 7 anos

Olá td bem, provavelmente tenha que trocar o disjuntor, mas posso indicar pra vc fazer uma avaliação para mudar o seu chuveiro para bipolar, vc estará economizando energia pois o chuveiro 220v gasta menos energia elétrica

Responder
Carlos Alberto Barbosa
Barbosa Instalações Elétricas Residencial & Comercial (São Vicente, São Paulo) Barbosa Instalações Elétricas Residencial & Comercial - há 7 anos

Se retira a alimentação,e mede a resistência do disjuntor,se não der continuidade,e porque esta rompido o diafragma,deve ser trocado,e testar o motivo que levou ao defeito,por um profissional da área de elétrica.

Responder
Marcelo
Manutenção Predial E Residencial Em Geral (Santo André, São Paulo) Manutenção Predial E Residencial Em Geral - há 7 anos

LUCIANO AMIGO NÃO SÓ DEVE TROCAR ESSE DISJUNTOR COMO PEDIR PARA QUE UM PROFISSIONAL VERIFIQUE PARA VC O POR QUE DELE TER QUEIMADO,BITOLA DE FIO ESTAS COISAS POR QUE SE O DISJUNTOR QUEIMOU É POR QUE ESTA SUPERAQUECENDO.CORRENDO-SE O RISCO DE UM CURTO E POR CONSEQUÊNCIA DISSO UM INCÊNDIO.

Responder
Michael Elétrica Hidraúlica
Particular - há 7 anos

Boa tarde Luciano,

Primeiramente deveria medir com o multímetro para verificar se não está passando corrente para sua ducha. Se for verificado com o multímetro que não tem corrente então deverá proceder para a troca de um disjuntor compatível com a ducha que está instalado.

Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Olá Luciano

Em primeiro lugar, deve-se ter a certeza de que a energia está chegando no quadro de distribuição. Já vi residências que funcionam apenas com uma fase alimentando toda a residência em tomadas e iluminação, utilizando a segunda fase apenas para o chuveiro junto com a primeira, formando do 220 volts. Verifique se parte da residência está funcionando normal e se funciona apenas quando liga o registro do chuveiro. Verifique também no quadro de entrada (no poste) se está chegando energia nas 2 fases e se o disjuntor está devidamente armado com as 2 fases. Pode ser rompimento de emenda em alguma caixa de passagem entre o poste e o quadro de distribuição. Condenar o funcionamento no disjuntor a que você se refere, só após fazer todas as verificações citadas. Em caso de dúvida entre em contato conosco através do site. Abraços.

Responder
Adriano da Cruz Souza
Dediccasa Serviços, Residenciais E Comerciais (Campinas, São Paulo) Dediccasa Serviços, Residenciais E Comerciais - há 7 anos

Luciano, com vai, o disjuntor não depende somente da potência do chuveiro, em minhas aulas aprendi que para um chuveiro de 127V é indicado um disjuntor de 50A, já para um chuveiro de 220V usa-se disjuntor a partir de 40A, e sim, existe disjuntor de 40A com também existe disjuntor de até 2A é preciso um cálculo para se chegar a potencia ideal do disjuntor. Existem vários componentes dentro do disjuntor, upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c1/Circuitbreaker.jpg/220px-Circuitbreaker.jpg .e um desses pode estar com falha. Recomendo também que instale um IDR (Interruptor Diferencial Residual) no circuito de seu chuveiro. este dispositivo esta relacionado na norma ABNT NBR-5410 e serve para proteger pessoas e animais de choques elétricos além de outros coisas. abraço...

Responder
Teofilo Alves Pedroza

olha amigo se não tem energia e porque tem algo erado e se tem algo erado tem que conserta energia e coisa que não aceita gambiara com ser tesa ele esta queimado e só você arumá uma chave teste e olha na entrada do Disjuntor se tiver energia a ai sim deve troca..

Responder
Cláudio tostes
Tostes Construções (São Bernardo do Campo, São Paulo) Tostes Construções - há 7 anos

Olá é o Cláudio:Os dijntores com o passar do tempo enfraquece a mola interna que aciona o disparo no caso de uma sobre carga e pode ocasionar este defeito que é normal ou pode vir com deito de fabrica , E este defeito impede a passagem da corrente elétrica !

É necessário trocar o dijntor de acordo com sua aperagem especifica e fazer uma revisão no quadro para certificar que não há mais nenhum outro defeito ! espero ter ajudado ,um abraço Cláudio

Responder
Manoel Soares
Particular - há 7 anos

Bem! respondendo a pergunta ao pé da letra.

Um disjuntor tem uma função em dois sentido, térmico e sobre carga, seu funcionamento interno tem vida limitada que depende da intensidade de seu uso.

No caso referido me parece ser uma entrada de alimentação, 110v por seu um disjuntor, portanto a corrente é dobrada e propicia a uma vida mais curta.

Portanto deve ser trocado.

Junior Freitas
Jn Manutenção - Soluções Em Eletrica (Jacareí, São Paulo) Jn Manutenção - Soluções Em Eletrica - há 7 anos

Tem que trocar o quadro inteiro, tá tudo errado, disjuntor unipolar para o chuveiro? Será que o chuveiro é 127V? 40 A? Acho muito difícil usarem fio 10mm em um apto. Cuidado para trocar o disjuntor e não observar o fio, se for 6mm tem que ser disjuntor de 32A e se for 227V o chuveiro tem que ser disjuntor bipolar. O disjuntor é a segurança do circuito, garantindo que não vai pegar fogo no apto

Responder
Cleber
Sabiá Gesso E Elétrica (Itaquaquecetuba, São Paulo) Sabiá Gesso E Elétrica - há 7 anos

Primeiro deve se checar se esta chegando a tensão no disjuntor Checar se o fio não se rompeu em algum ponto e verificar os contatos da parte interna do chuveiro pode ser até o diafragma 40a é estranho vc não informou a potência mas há varios pontos para se checar pode ser os contatos da resistência com zinable blz espero ter ajudado

Responder
Rafael Silva de Araújo Silva
Rs Elétrica (Diadema, São Paulo) Rs Elétrica - há 7 anos

Bom dia pode ser o mecanismo do disjuntor mais pra saber se isso mesmo seria melhor chamar um eletricista de sua confiança pq pode tá tendo alguma fuga de energia tbm certo e tem que ver tbm o cabo que o senhor está usando para seu chuveiro para saber o disjuntor correto para ser usado pro seu chuveiro.

Responder
Roberio Fabio Oliveira

Bom dia, inicialmente deve se medir a origem do circuito, ou seja de onde vem a alimentação do disjuntor, pra aferir se há tensão, tambem verifique o aperto dos parafusos onde estão presos os cabos,pois pode haver falta de conexão;

Responder
Sidevaldo Duarte de Amorim
Particular - há 7 anos

Bom dia, os colegas comentaram bem, a recomendação que dou ja foi frizada "solicitar um proficional capacitado e preservar a segurança dos proprietarios...um bom dia a todos.

José Luís de Barbosa

Bom dia Prezado Luciano,

Com certeza esse Disjuntor deverá ser substituído. O motivo do seu chuveiro não funcionar deve ser esse.

Porém, como em todos os casos, é recomendável um profissional habilitado uma vez que será feita manutenção na parte mais perigosa de sua residência.

Estamos a disposição.

Abraço

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia, eu aconselho procurar um profissional são varias as consequências que pode causar do chuveiro não esquentar entre elas falta de aperto nos parafusos dos disjuntores, emenda na rede de alimentação nas caixas de passagem, fio rompido em algum ponto da rede ou até mesmo a emenda do chuveiro com a rede ,

Responder
Roney
Weiss Construtora (Cotia, São Paulo) Weiss Construtora - há 7 anos

Geralmente, a fiação que alimenta o chuveiro não é adequado a potência por isso houve um aquecimento e imediato desligamento do disjuntor. Se o mesmo não volta a funcionar é sinal que a ocorrência é frequente, é necessário a contratação imediata de um eletricista para solução do problema. Grande risco de pegar fogo na fiação.

Responder
R.A.V. Projects Consultoria e Projetos
R.a.v. Projects Consultoria E Projetos (Itatiba, São Paulo) R.a.v. Projects Consultoria E Projetos - há 7 anos

Prezado Luciano, bom dia.

O disjuntor invariavelmente deverá ser trocado, mas aconselho que seja feita uma verificação da causa do problema. Pode ser somente um defeito do disjuntor, mas também podemos ter algum surto de corrente que poderia ter passado para toda suas instalação. A melhor solução é chamar um eletricista de sua confiança.

Responder
Gilvan M. Machado
Gcs Elétrica e Serviços (Araraquara, São Paulo) Gcs Elétrica e Serviços - há 7 anos

Bom dia Luciano, se o disjuntor não está armando para passagem da corrente, deve ser trocado sim, mais o conselho que deixo para você e qualquer outra pessoa é que, contrate um profissional capacitado e de confiança.

Qualquer mais dúvidas.

Responder
Sandro Gonçalo
KSC Elétrica e Telefonia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) KSC Elétrica e Telefonia - há 7 anos

sim, deve trocar pq o mecanismo do disjuntor esta com problemas devido nao esta passando tensao com descreve a pergunta. obrigado

Responder
Claudio Feitosa

1° lugar 40A para chuveiro só se for acima de 6500W.

2° se nao esta chegando tensão no chuveiro deve-se atentar na tensão de entrada pois se chega apenas 1 fase tudo ira funcionar mais o chuveiro não pois necessita de 2 fases.caso contrário substituir apenas o disjuntor.

Antonio  TADEU PEREIRA
Getec/skylins (Lins, São Paulo) Getec/skylins - há 7 anos

EM PRIMEIRO LUGAR DEVE VERIFICAR SE EXISTE TENSAO NA ENTRADA DO DISJUNTOR , SE TIVER TENSAO DESLIGUE E LIGUE O DISJUNTOR NOVAMENTE ,CASO NAO FUNCIONE VERIFICASE SE O DISJUNTOR NAO ESTA ABERTO ,COMO TESTAR DESCONEQUE O DISJUNTOR DA REDE E COM UM MULTIMETRO NA POSIÇAO DE MEDIR RESISTENCIA OU CONTINUIDADE FAÇA O TESTE PROVAVELMENTE SEU DISJUNTOR ESTA ABERTO DANIFICADO AI SIM DEVE TROCAR

Cristiano Ruas
RN Manutenção (Mairiporã, São Paulo) RN Manutenção - há 7 anos

boa noite um chuveiro de 7500w utiliza um disjuntor de 40a se for um chuveiro de tensão mais baixa pode ser utilizado o disjuntor de 32a pois se se a diferença de corrente for grande o disjuntor só irá acionar após um curto circuito.no seu caso apatentemente é o disjuntor mas seria recomendavel a verificação por um profissional.

Samir Ahmed Daruich
Sadcontrol Comercio E Instalações De Materiais Elétricos, Automação E Ar Condicionado Ltda Epp (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sadcontrol Comercio E Instalações De Materiais Elétricos, Automação E Ar Condicionado Ltda Epp - há 7 anos

Caro Luciano, provavelmente seu disjuntor é do tipo Nema, aquele disjuntor preto, antigo. Portanto é aconselhável a intervenção de um profissional para a troca do mesmo e já providenciar a instalação de um Disjuntor DIM, Bipolar 40A para atendimento as duas fases de alimentação do seu chuveiro.

A SADCONTROL segue a disposição e conta com profissionais altamente qualificados e habilitados para te oferecer segurança e confiabilidade no quisito eletricidade.

Ataide Soares Batista
Sb Chaveiro E Eletricista (Suzano, São Paulo) Sb Chaveiro E Eletricista - há 7 anos

Em primeiro lugar esta ligação já está errada. Chuveiro tem que ser ligado em um único disjuntor bipolar. Mais se vc quiser resolver problema do seu disjuntor unipolar, antes de trocar faça os seguintes procedimentos

Para ver se ele não desarmou deligue e ligue de novo

Verifique tb se está chegando energia na entrada.

Verificado e não deu resultados troque o disjuntor. É aconselhável trocar por um bipolar e instalar as duas fases nele

Marcio Leonardo Da Silva silva

A dois fatores neste caso: se não estiver chegando tensão no djuntor pode ser jamper mal apertado ou seja reaperte os parafusos dos djuntores e teste,segundo pode ser o mecanismo do djuntor que esteje com problemas. Lembrando que este serviço deve ser feito com o djuntor geral desligado, se o problema persistir contrate um técnico caso Voce não for um eletricista treinado,habilitado e capacitado .

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região