Como proceder com a instalação do disjuntor para o chuveiro?

Gente alguém pode me ajudar? Eu tenho um chuveiro hydra quadratta 40A e o disjuntor que foi colocado é o GE C32 gostaria de saber se pode isso a minha fiação do chuveiro é de 6mm, porém tem alguns dias que estou sem chuveiro pois esse da hydra parou de funcionar ai comprei um tradicional da Fame e instalei e tb não funcionou tô achando que é o dijuntor que ta ruim, levando em conta que quando o chuveiro da hydra estava instalado e nós ligavamos ele fazia um ruído e agora não faz mais nada e outra um fio que vem de um disjuntor pra outro quase pegou fogo, sendo assim se eu for trocar o dijuntor posso colocar o de 40A saindo do C32?

Obs: aA fiação do ar condicionado tb é 6mm e o disjuntor C32. Na foto o disjuntor que ta com A é do ar e o com C do chuveiro, reparem o fio que quase pegou fogo!

Como proceder com a instalação do disjuntor para o chuveiro?

Gente alguém pode me ajudar? Eu tenho um chuveiro hydra quadratta 40A e o disjuntor que foi colocado é o GE C32 gostaria de saber se pode isso a minha fiação do chuveiro é de 6mm, porém tem alguns dias que estou sem chuveiro pois esse da hydra parou de funcionar ai comprei um tradicional da Fame e instalei e tb não funcionou tô achando que é o dijuntor que ta ruim, levando em conta que quando o chuveiro da hydra estava instalado e nós ligavamos ele fazia um ruído e agora não faz mais nada e outra um fio que vem de um disjuntor pra outro quase pegou fogo, sendo assim se eu for trocar o dijuntor posso colocar o de 40A saindo do C32?

Obs: aA fiação do ar condicionado tb é 6mm e o disjuntor C32. Na foto o disjuntor que ta com A é do ar e o com C do chuveiro, reparem o fio que quase pegou fogo!

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

41 Respostas

Respostas úteis 2
Leandro Lidizio
Lapel Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) Lapel Engenharia - há 7 anos

A especificação dos componentes, montagem e instalação de um quadro elétrico assim como qualquer reparo elétrico em uma residência deve ser feito sempre por profissional qualificado, busque sempre referência. Um bom profissional lhe trará segurança e economia na sua conta de luz. Proteja seu patrimônio e sua família, não coloque serviços elétricos sob responsabilidade de quem não é habilitado.

Responder
Marcelino Azevedo de Jesus

Boa noite sra Roberta. Repetindo vários outros profissionais acima, realmente a senhora precisa chamar um profissional qualificado p/ refazer as suas instalações elétricas. Vejo pela foto e suas informações que:

- houve um aquecimento excessivo devido a um mau contato em seu borne de ligação;

- A sua instalação, sendo em 127 Volts, seu chuveiro é inadequado, pois o chuveiro hydra quadratta 40A é especificado para 220 V(7700 Watts com proteção de 40 A). Um chuveiro hydra quadratta especificado para 127 Volts normalmente seria de 5400 Watts com proteção de pelo menos 50 A;

- Cabo para chuveiro em 127 Volts tem que ter seção nominal depelo menos 10 mm, dependendo da distância do mesmo para o quadro, pode até precisar seção nominal maior que 10 mm;

- A norma NBR 5410 exige que circuitos que trabalham com água(chuveiros, torneiras elétricas, bebedouros, ...) tem que ter DR, para proteger você de choque elétrico. O Seu disjuntor além de não ser Disjuntor DR é classe C(C32 A) , inadequado para circuitos como chuveiros que são cargas resistivas.

- Considerando que sua instalação é em 220V (o que é pouco provável pelo seu quadro), ainda assim seu disjuntor é inadequado, pois o fabricante do chuveiro pede disjuntor B40 em 220 V. Em 220 V a seção nominal do cabo da sua instalação estaria apropriado, mas ainda assim tem que ser trocado devido ao estado do isolamento. Ainda assim sua instalação precisa de DR.

- Seu Ar condicionado também está com circuito mal dimensionado, mas para avaliação do problema preciso saber de quantos BTUS ele é e a qual distância ele está do quadro;

- Seu quadro precisa ser refeito com barramentos pente(DIN), para que a energia(corrente) que sai do geral possa ser distribuída entre os outros disjuntores sem perdas de energia e com segurança, dentro da norma NBR 5410;

- Lembrando que o chuveiro também tem a parte hidráulica, que precisa ser avaliada, pois caso não haja pressão suficiente a residência aquece mais do que deve.

Contrate um eletricista confiável com urgência! A sra está correndo risco com a sua instalação desta forma.

Att.:

Marcelino AJ

MAJTec Serviços

Responder
Carlos Eduardo
Particular - há 5 anos

Bom, além do disjuntor e o cabeamento não estarem certos a ligação do cabeamento do chuveiro também esta errada. Pois o circuito do chuveiro tem que ser individual e não jampeado. procure solicitar um profissional qualificado na área de elétrica que com certeza ele ira dimensionar os cabeamentos e os disjuntores adequados para sua instalação. no mínimo vc terá de usar 5 disjuntores. 1 disjuntor Geral, 1 disjuntor para as tomadas, 1 disjuntor para as lâmpadas, 1 disjuntor para o chuveiro e 1 disjuntor para o ar condicionado.

Jorge Wilson Alexandre da Silva

Bom Dia Roberta,

Consulte urgente um eletricista, para fazer uma avaliação correta do seu Quadro de Distribuição de Circuitos.

ou seja, qual a chegada do seu relógio (Monofásico, Bifásico ou Trifásico), qual é a amperagem de seu Disjuntor Geral, e quais os demais disjuntores e estão ligados a quais aparelhos?

Sua fiação é nova (fio flexível), ou é antiga (fio rígido).

Nós da ROKU Serviços estamos prontos para atende-la.

Orçamento sem Compromisso.

Boa Sorte,

Jorge Wilson

ROKU Serviços

Responder
Edilton Francisco de Andrade

ola Roberta, quando montamos um quadro de distribuição não podemos esquecer

que os cabos flexivel não dão a fixação necessaria nos contatos dos disjuntores, na hora da execução tudo bem, mas com o passar do tempo , este cabo por ser flexivel

tende a aflouchar causando o mal contato. quando ha mal contato logo percebemos que as pontas dos cabos ficam carbonizadas e o isolamento derrete, provocando o desarme do disjuntor e podem danificar os contatos dos disjuntores. O ideal é usar

nas pontas dos cabos conectores ou pente, para que de ha fixação perfeita e evitar

este transtornos. Ou se quiser economizar a cada 03 meses reaperte os contatos dos disjuntores.

Responder
Flavio Lins
Multiservice Manutenção E Serviços (Niterói, Rio de Janeiro) Multiservice Manutenção E Serviços - há 7 anos

Boa noite Roberta. Eu concordo com o Alexandre Medeiros. Um erro grave que o eletricista errou foi colocar jumpers mais finos e chuveiro puxa muito. Principalmente se deixa passar pouca agua para esquentar mais. Outra coisa tbm e se por acaso sua tenção estiver mais baixa, que no caso e a entrada de energia na sua casa.

Responder
Rodrigo Barbosa Mota
Rodrigo Eletricista (Goitacazes, Rio de Janeiro) Rodrigo Eletricista - há 7 anos

Estou vendo uma fiação um tanto que fina para os jampes dos disjuntores se eu fosse ver esse serviço primeira coisa que eu faria é fazer um estudo de carga pra ver se os fios estão dimensionados corretamente e se não desiquilíbrio elétrico, caso você queira entre em contato para maiores esclarecimento e me passe o que mais o menos de carga tem na sua casa para que eu faça uma calculo para ter uma noção da sua carga.

Responder
Filipi Santos

O problema pode ter ocorrido por varias situações como sitadas nos demais comentários.

Será necessário realizar uma revisão geral do seu quadro fazendo todas as correções que for proveniente.

Sugiro que seja feito por profissional qualificado.

Caso não tenha tenha, e queira entrar em contato tenho profissionais aptos a realizarem esses serviços.

Responder
Neto
Néto Construções (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Néto Construções - há 7 anos

Primeiro esses fius fasendo ponte ta super errado.....existe um pente q conecta os disjuntores...o fiu 6 mm ta bom si o chuveiro nao for tao distante do quadro...o fiu tem que ser siu.....existe um calculo,exemplo um chuveiro 5500.... de 127...dividir os 5500 por 127= 43 amper....esses 43 é o valor do disjuntor....spero ter ajudado.....

Responder
Carlos Alexandre

Olá Roberta Boa Noite

Bom, não entrarei em detalhes técnicos pois isso pode confundi-la, mas concordo com alguns colegas. Sua instalação elétrica esta comprometida. Além de não esta em conformidade com as normas pré estabelecidas pela NBR5410/5419, também posso observar que não existe uma proteção adequada para sua instalação. Essa ponte que esta sobrecarregada pode vir a incendiar seu sistema elétrico, recomendo que procure um profissional qualificado ou uma empresa especializada no assunto para corrigir não só o problema do chuveiro, mas sim de toda sua instalação elétrica.

Atenciosamente

Responder
Eli Filho
Eli E Edna Consertos Em Geral (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Eli E Edna Consertos Em Geral - há 7 anos

Roberta pela ordem vamos lá: O ideal seria uma rede trifásica com um chuveiro desse porte em 220 volts,com um chuveiro de amperagem menor sim, pode ser em 110 volts,quanto ao disjuntor é feito um calculo tipo: 40 amp x 40 % + = 56 amperes seria o valor do disjuntor e quanto a fiação seria o cabinho 10 mm,como não existe disjuntor de 56 e sim seria 57 amperes pode ser de qualquer marca estou falando na tensão 110 volts.Repito o ideal seria um trifásico.Abraco e boa sorte na sua instalação.

Responder
Dimas Azevedo
Reme Engenharia (Nova Serrana, Minas Gerais) Reme Engenharia - há 7 anos

Também concordo que a ponte feita com fios não é a maneira mais adequada, porém o que mais me parece ter ocorrido foi que os contatos (parafusos) do disjuntor estavam mal apertados, e ocorreu um super aquecimento danificando o mesmo. A solução é a troca do disjuntor, serviço que deve ser executado por um profissional qualificado.

Responder
Nelson  Domingues

Bom dia, hoje em dia os chuveiros elétricos pedem fio 10mm2 e disjuntor de 50a, isso em 127v , a senhora poderá trocar os cabos, de 6,0mm2 para 10mm2 e o disjuntor de 32a por 50a. Ou se houver possibilidade de transformar a instalação do chuveiro e a resistência para 220v poderá ficar o cabo de 6,0mm2 e o disjuntor de 32a. Isso se no local houver um medidor bi ou tri fásico, porque em muito lugares ainda tem medidores atigos bi fásico, havendo essa possibilidade, creio que seja mais viável.

Responder
Sandro Mendes
Eletricista E Noção Em Idaulica (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Eletricista E Noção Em Idaulica - há 7 anos

Concordo com algumas opiniões dos companheiros mas esse tipo de informação e meu complexo falar por mensagem e necessário uma análise de um profissional qualificado e fazer um trabalho bem feito e corrigir seu quadro elétrico não coloque qualquer pessoa parra mexer pois é muito perigoso mas desde de já tem ser feito um serviço bem feito.

Responder
Manoel
Arlepaul Eletrotécnica. (Araruama, Rio de Janeiro) Arlepaul Eletrotécnica. - há 7 anos

Bom dia,

Depois de dimensionar todos os itens que envolve a elétrica, como cabos, distancia, do QDF, e disjuntores. Tem um item, que devemos levar muito consideração, a hidráulica: Ela tem que ser dimensionada tanto quanto a elétrica, pois temos os diâmetros da tubulação, a pressurização, se ela trabalha por diferença de nível, tudo isso é muito importante. É comum, muita gente instalar o chuveiro sem retirar o redutor de pressão que vem de fabrica, e outros não por terem a pressão muito forte não colocam. Se o componente que trabalha para aquecer a água, não a encontra, ele queima por não te-la para dissipar seu calor.

Responder
Márcio Marcelino G De Souza
Mr New Engenharia Elétrica E Consultoria (Mesquita, Rio de Janeiro) Mr New Engenharia Elétrica E Consultoria - há 7 anos

Bom dia, eu estava vendo na foto que foi tirada do quadro que as interligações entre os disjuntores são com pedaços de fio o correto é você trocar por barramento tipo pente compatível com o seu sistema elétrico, mono,bi ou trifásicos.

Agora vamos partir para o chuveiro: em primeiro lugar se você quer colocar um disjuntor de 40A terá que trocar o fio para 10 mm2 o mais correto seria você diminuir a potência do chuveiro para que pudesse manter o fio de 6 mm2 e disjuntor de 32A ou mudar a tensão do chuveiro para 220 V.

Responder
Isaias  Uchoa Cavalcante
Particular - há 7 anos

Bom dia .pela foto que nos enviou ,esta mais que notório que os disjuntores estão com os bornes queimados .sedo assim .tem que substitui-los .como também refazer o ponteamento ,.e simples assim .sem mais .....

Davi  Francisco
Pci-pedreira Construções E Instalações (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Pci-pedreira Construções E Instalações - há 7 anos

Bom dia, para uma pessoa que não é da área, fica um pouco difícil pra fazer esse procedimento. Seria melhor que a senhora contratasse um eletricista para cuidar disso. Mas mesmo assim responderei. Primeiramente a senhora deverá colocar um circuito independente para o chuveiro, por conta de sua potência. E para achar um disjuntor ideal para ele, é só fazer um calculo da corrente para o chuveiro, sabendo o valor da corrente, você poderá dimensionar um disjuntor ideal.

Responder
Cardoso
Faz Tudo Manutenção Predial (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Faz Tudo Manutenção Predial - há 7 anos

bom dia , verifique se o dijuntor estar com defeito como não estalar ao ligar e desliga . troque o use uma barra pente de 64 amper o dijuntor pode ser de 32 e a fiação de 6 mm , contrate um profissional para fazer o serviço e boa sorte

Responder
Cardoso
Faz Tudo Manutenção Predial (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Faz Tudo Manutenção Predial - há 7 anos

bom dia , verifique se o djuntor estar com defeito como não estalar ao ligar e desliga . troque o use uma barra pente de 64 ampere, o disjuntor pode ser de 32 e a fiação de 6 mm , contrate um profissional para fazer o serviço e boa sorte

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia. Provavelmente o disjuntor deve ter queimado, pois houve um aquecimento excessivo devido a um mau contato em seu borne de ligação. De acordo com seu relato este chuveiro ligado em 127V deveria usar cabo de 10mm² e o disjuntor de 50A classe B, pois pela corrente calculada ele já dá 43A. Sugiro uma revisão nos fechamentos dos disjuntores, se possível use barramento de 80 ou 100A, o qual torna o acabamento mais bonito e funcional. Caso opte por usar este chuveiro em 220V, o cabo 6mm² é suficiente e use disjuntor de 40A classe B, o qual é especificado para cargas resistivas.

Responder
Lucas Umbelino
Umbelino - Projetos e Construções (Caieiras, São Paulo) Umbelino - Projetos e Construções - há 7 anos

Você precisa contratar um eletricista especialista urgente. O seu quadro pode ser danificado e até pegar fogo do jeito que está.

Certifique que o eletricista não remova o disjuntor DVD. É um dispositivo muito caro e tem alguns eletricistas não corretos que falam que está com defeito e removem. Nesse caso, peça para guardar com você mesmo se estiver com "defeito" .

Responder
Júlio Cézar Albino Da Silva

Bom dia Roberta. Em relação ao chuveiro, realmente o disjuntor colocado não esta compatível assim como o cabo de alimentação. Dessa maneira sugiro que se faça uma inspeção na sua rede elétrica afim de averiguar se existe mais algum circuito incompatível. Por hora substitua seu disjuntor de 32A por um de 50A e seu cabo de alimentação por um de 10 mm. Vale ressaltar que se os cabos que alimentam toda sua rede não for compatível, de nada vai adiantar esse reparo.

Responder
Eduardo

Roberta bom dia!! Eu vejo algumas falhas no quadro de circuitos.Eu recomendo que vc solicite uma visita tecnica pois essas falhas podem prejudicar toda a instalação, lembrese que rede elétrica e muito perigoso somente profissionais qualificados podem solucionar o seu problema...

Responder
Eletrotek RJ Clube Da Luz LTDA ME.

Bom dia minha cara, você precisa consultar um profissional qualificado pois as informações que você precisa saber não irá resolver ;Por ser leiga no assunto,mais pelo visto precisa fazer dimensionamento de carga e uma manutenção corretiva no seu quadro de disjuntores, um alerta ( elétrica não é serviço para curiosos ou esforçados).

Tenha um bom dia .

Responder
Adilson Vando dos Santos

Bom dia, Dna.Roberta!

A senhora precisa chamar um profissional qualificado p/ refazer a sua instalações elétricas, baseado nas suas informações o seu quadro encontrasse fora de norma!

Esses tipo de jumper não se usa,hoje em dia tem o barramento din!

O chuveiro ligado em 127 v é recomendado um fio de 10 mm e um disj. de 50 A.

A senhora não informa a potência do seu ar, mais com certeza está com o fio mal dimensionado.

Todas essas anomalia oferece.um risco, desperdício de energia e um custo a mais na sua conta de energia.

Att. Adilson Vando.

MAS elétrica

Responder
Lucio Rangel
Eletrika (Maricá, Rio de Janeiro) Eletrika - há 7 anos

Roberta, Bom dia!

O disjuntor está incorreto, melhor trocar para outro de capacidade nominal de 63A.

Quanto a instalação do novo chuveiro e não ter funcionado, certamente foi motivado por defeito no disjuntor (queimado).

Vale ressaltar a necessidade de revisão de toda rede interna visando verificar se houve algo mais fora de conformidade técnica.

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Roberta Abilio indico à senhora consultar um engenheiro. Aparentemente sua instalação está correta, porém faltou informar qual a metragem do lançamento do cabo no quadro de força até o ponto de consumo. Existe uma falha gravíssima que o profissional desqualificado fez ao montar o seu quadro, um serviço bem porco por sinal. Nos jumpers de fase ele usou cabo muito fino e não o barramento pente de fase feito de cobre, facilmente encontrado em casa de elétrica, um pente de 63 Amperes resolve o problema do seu quadro, e repare os disjuntores que ficaram com defeito, faça a substituição.

Responder
Julio Cesar
Particular - há 7 anos

o que na verdade esta acontecendo e um efeito jhaulli , que um aquecimento por falta de bitola de fio imporia ,o mas correto que um profissional em elétrica tem que fazer e a soma dos circuitos e vai acha abitola de alimentação correta

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região