Por que o disjuntor esta desarmando?

Prezados moro num apartamento onde a fiação do chuveiro foi instalada pela construtora 220v ( apartamento novo, funcionando desde janeiro 2015)

fiação 4mm, disjuntor sd c32 (32a, foto anexo) e o chuveiro que instalei desde 2015 é 220v 7500w a distancia do chuveiro ate o disjuntor

uns 5 metros, no verão tranquilo mas agora no inverno apos uns 10 minutos de banho o disjuntor desarma, se eu não me engano uns 2 anos atras ele

desarmava com mais tempo uns 15 minutos e também percebi que quando o chuveiro é ligado o disjuntor faz um zumbido (isso seria normal ?),

estava lendo na internet que o ideal seria usar fiação 6 mm e disjuntor de 40 para esse chuveiro de 7500w. Minha duvida é se normal desarmar

usando essa configuração 220v 7500w fiação 4mm disjuntor 32a? ou se pode ser problema do disjuntor?

se posso trocar o disjuntor por um de 40a deixando a mesma fiação de 4mm (ou seria perigoso derreter, pegar fogo)? pq trocar a a fiação seria complicado

ou para resolver esse problema somente trocando a fiação por uma de 6mm e o disjuntor por 40a ??

Por que o disjuntor esta desarmando?

Prezados moro num apartamento onde a fiação do chuveiro foi instalada pela construtora 220v ( apartamento novo, funcionando desde janeiro 2015)

fiação 4mm, disjuntor sd c32 (32a, foto anexo) e o chuveiro que instalei desde 2015 é 220v 7500w a distancia do chuveiro ate o disjuntor

uns 5 metros, no verão tranquilo mas agora no inverno apos uns 10 minutos de banho o disjuntor desarma, se eu não me engano uns 2 anos atras ele

desarmava com mais tempo uns 15 minutos e também percebi que quando o chuveiro é ligado o disjuntor faz um zumbido (isso seria normal ?),

estava lendo na internet que o ideal seria usar fiação 6 mm e disjuntor de 40 para esse chuveiro de 7500w. Minha duvida é se normal desarmar

usando essa configuração 220v 7500w fiação 4mm disjuntor 32a? ou se pode ser problema do disjuntor?

se posso trocar o disjuntor por um de 40a deixando a mesma fiação de 4mm (ou seria perigoso derreter, pegar fogo)? pq trocar a a fiação seria complicado

ou para resolver esse problema somente trocando a fiação por uma de 6mm e o disjuntor por 40a ??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Olá Fabiano,

Sim, é normal o disjuntor desarmar quando a carga que foi projetada para ele superá o dimensionamento. Antigamente os chuveiros raramente chegavam a 5.500 watts porém com a maior necessidade de conforto das pessoas já temos hoje no mercado chuveiros com carga de até 7.800 Watts e para esses chuveiros a fiação de 4,0 mm² não é suficiente devendo ser alterada para 6,0 mm².

Te oriento a trocar a fiação que provavelmente está super aquecendo para 6,0 mm² e também aumentar o disjuntor deste chuveiro para 40A pois no pior dos casos está será a necessidade. Num serviço desses o eletricista deverá te cobrar uma diária, aproximadamente R$ 250,00 reais mais os materiais (fios e um disjuntor novo).

Você tem uma segunda opção que é a de trocar para um chuveiro mais simples que chegue a no máximo 5.500 watts sem alterar mais nada (solução mais barata), porém você deve pesar o que é mais interessante para você.

um forte abraço

Equipe

Grupo Ampliar

Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 5 anos

boa tarde

Comece revisando seu quadro elétrico reapertando todos os parafusos, caso não resolva.

Tem ainda duas opções troca do condutor e disjuntor para potencia do seu chuveiro ou troca do chuveiro por um adequado a sua instalação.

a segunda opção geralmente é mais econômica.

Responder
Ismael Ghizi
Ig Instalações Elétricas (Fazenda Rio Grande, Paraná) Ig Instalações Elétricas - há 5 anos

Para um chuveiro de 7.500 o disjuntor esta correto em 220 V ; mas o certo é substituir a fiação de 4 mm para 6 mm, é o correto. Neste caso devido ao tempo de uso do disjuntor ele pode desarmar é normal, da para substituir somente o disjuntor .

Responder
Particular - há 5 anos

R: Substitua o dijuntor pois esta subdimensionado;

A disposição;

Fabio
Particular - há 5 anos

Ok, muito obrigado pela ajuda, vou trocar a fiação e disjuntor .

LZ Reformas e Construções Construtora

Fabio, bom dia! O disjuntor e condutor (fiação), estão subdimensionados para o chuveiro que você instalou. Para um chuveiro de 7500W a instalação mínima ideal seira: condutores (fios) fase de 6mm² e um disjuntor bipolar de 40A (amperes). Espero ter ajudo.

Responder
Iago Willian dos Santos
Potencial Projetos E Consultoria (Curitiba, Paraná) Potencial Projetos E Consultoria - há 5 anos

Tome muito cuidado com as respostas abaixo, algumas estão inadequadas.

O seu disjuntor desarma pois no inverno pois você esta utilizando a potencia máxima do chuveiro (para que ele esquente mais a água) 7500 W / 220 V = 34 A, como seu disjuntor é de 32 A ele desarma por sobrecorrente, passa uma corrente maior do que ele é dimensionado.

O correto é você substituir o disjuntor por um de 40 A e trocar a fiação. A fiação não é simplesmente 6mm², tem que avaliar algumas outras questões, A tubulação é diretamente do quadro até o chuveiro e não passam mais cabos juntos? Caso sim, pode ser utilizado cabo 6mm². Caso não deverá ser utilizado cabo 10mm².

No dimensionamento dos cabos existe o fator de agrupamento que quando passam mais circuitos no mesmo eletroduto, a capacidade de condução de corrente do cabo diminui, sendo necessário aumento dele.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região