Disjuntor curva "C" para casa em geral

Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida:

A instalação elétrica aqui de casa é antiga e dividida assim:

1 disjuntor de 25A para o chuveiro

1 disjuntor de 30A para as Lampadas e tomadas

Sei que não é o correto, mas iremos fazer uma manuntenção somente no meio do ano, e para agora, estamos somente trocando os disjuntores...

Pois bem, comprei 2 disjuntores Soprano curva C, pois não tinha curva B. Posso instalar o C para os dois casos sem problemas ou perda de proteção?

Obrigado

Disjuntor curva "C" para casa em geral

Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida:

A instalação elétrica aqui de casa é antiga e dividida assim:

1 disjuntor de 25A para o chuveiro

1 disjuntor de 30A para as Lampadas e tomadas

Sei que não é o correto, mas iremos fazer uma manuntenção somente no meio do ano, e para agora, estamos somente trocando os disjuntores...

Pois bem, comprei 2 disjuntores Soprano curva C, pois não tinha curva B. Posso instalar o C para os dois casos sem problemas ou perda de proteção?

Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 8
Romany Thomaz
Eletrica (Itaboraí, Rio de Janeiro) Eletrica - há 9 anos

ola! primeiro preciso saber qual o padrão de energia da sua casa , depois qual a espessura do cabeamento dos circuitos de sua casa, ai podemos determinar qual o melhor disjuntor pra você, em relação ao disjuntor curva c para residência e o melhor que tem esse tipo de disjuntor e o que lhe trará mas proteção...

Responder
Daniel Carvalho de Oliveira
Daniel Eletricista (Janaúba, Minas Gerais) Daniel Eletricista - há 9 anos

Boa tarde,

Para te indicar seria necessário mais informações:

Fios utilizados;

Potencia do chuveiro;

Distancia chuveiro até o quadro;

Voltagem do chuveiro;

Quantidade de tomadas e potencia equipamentos a serem ligados.

O padrão é para chuveiro 127V/4800W :Fio 6 mm² com disjuntor 40A.

Responder
Manoel H  Fonseca Jr
M2 Solution Instalação e Manutenção (São Vicente, São Paulo) M2 Solution Instalação e Manutenção - há 9 anos

Os disjuntores termomagnéticos:

se dividem em três tipos de curvas de disparo ou desarme: b, c e d.

A norma de proteção nbr 5410 e nbr 5459-abnt estabelecem que os disjuntores de curva b devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva c atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva d devem responder para correntes entre dez e vinte vezes a corrente nominal.

Os disjuntores de curva b são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

Já os de curva c são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.

Por fim, os disjuntores de curva d são indicados para cargas com grande corrente de partida, a exemplo de transformadores bt/bt (baixa tensão).

Tenha sempre em mente, que serviços elétricos devem ser efetuados por um profissional qualificado e de confiança, para evitar acidentes e custo financeiro alto.

Responder
Fabio
Particular - há 6 anos

Como eu to estudando elétrica quero saber os disjuntores pra circuito de tomadas e d 25A e pra iluminação de 15 a 20 A pra tomadas de uso geral é 25 A quero saber tbm qual disjuntor certo pra circuito de tomadas de uso específico um exemplo se eu pega 5500 chuveiro 900 tomadas tuE exemplo máquina de lavar microondas e chuveiro 5500 qual disjuntor posso só pra máquina de lavar e se é necessário usar disjuntor pro microondas

Eng. Alvaro Clifford

Está faltando informações sobre seus disjuntores como a polaridade dos mesmos. Não use tabelas prontas para fazer sua instalação. Existem diversos fatores que influenciam na bitola de um cabo elétrico, não é somente a distância, que é sim o fator mais significativo. Contrate um profissional habilitado, qualificado e capacitado para realizar serviços e orientações.

Responder
Carlos Packer

Mais importante que os disjuntores é a fiação, as informações acima não são suficientes para dar uma resposta adequada, a simples troca de disjuntor não é coisa normal, mesmo vc substituindo por outro de igual capacidade, devido a instalação ser antiga, nada garante que a fiação esteja conforme a demanda. Instalações antigas não previam os nossos equipamentos modernos tal como microondas, fornos elétricos, ar condicionado..., além de eletroeletronicos que podem sofrer interferencias tal como TVs, computadores e etc...

Responder
Vilsiony Azevedo
Instalação E Manutenção (Joinville, Santa Catarina) Instalação E Manutenção - há 9 anos

Bom dia, voce pode instalar e o mais indicado para residencia, o unico que nao pode ser instalado e o de curva d, pois é mais bruto, ele é indicado para industria, mas seu dijuntor de 25 amperes para o chuveiro pode se fraco dependendo do seu chuveiro

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

Bom dia!! Pode-se utilizar os disjuntores curva C sim, sem problemas, porém é necessário atenção às bitolas de cabos que serão instalados neste disjuntor, provavelmente você tinha disjuntores Nema (pretos) instalados, eles são mais retardados ao desarme, esse disjuntor que você irá instalar ele será mais rápido e ficará caindo pela carga instalada (chuveiros, tomadas), caso a corrente do disjuntor novo for maior a do antigo, é necessário se adequar os cabos também, e para isso melhor coisa a se fazer é contratar um profissional capacitado. Espero ter ajudado - Mateus (Eng. Eletricista)

Responder
Marcos Vinicius
Marvi Refrigeraçao Eltrica E Reformas Em Geral (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Marvi Refrigeraçao Eltrica E Reformas Em Geral - há 9 anos

bom dia amigo o djuntor curva c e o nesscessario para residencia o que voce pode esta verificando qual seria a corrente total do chuveiro que voce vai instalar possa ser que o djuntor nao possa ser o suficiente para a corrente do chuveiro e nao apenas trocar djuntores mais sim refazer toda a fiaçao da casa

Responder
Francisco de Sousa Gomes
Arcon Elétrica Francisco (Guarulhos, São Paulo) Arcon Elétrica Francisco - há 9 anos

boa noite amigo,os disjuntor de curva C são os melhor residência, atua em corrente de disparo entre 5 e 10 vezes da corrente nominal o que da mas proteção para os aparelhos eletrodoméstico,com relação corrento dos disjuntores precisa ver que bitola de fios tem na sua casa, o ideal o disjuntor ter uma capacidade de resistência abaixo do fio.

Responder
Henrique  dos Santos Lima
Lima Manutençao Eletrica (Joinville, Santa Catarina) Lima Manutençao Eletrica - há 9 anos

Parceiro, se a instalaçao da sua residencia for antiga, de certo sao fios rigidos certo? e provavelmente fios finos, nao adianta voce fazer a troca por disjuntores de maior corrente, pois o disjuntor nao vai cair e voce pode ter anomalias na sua rede podendo gerar aquecimento dos condutores, sendo que a maior causa de incendio a residencias sao pela a instalação eletrica,

Eu como tecnico e estudante de engenharia eletrica eu recomendo voce chamar um proffisional qualificado e refazer a instalaçao da mesma, pois nao adianta voce querer economizar se num futuro proximo seu prejuizo pode ser maior, Abraço

Responder
Fabio
Particular - há 6 anos

Pra tomadas as bitolas 2,5 interruptores 1,5 chuveiro 4 6 depende a tabela e potência do chuveiro estou certo ou errado agora alguém aqui pode me ajudar uma tomada de 220 pode ser de 20A um lado e fase outro é neutro não tem pobrema ligar as duas fases no fase e neutro vai ser 220 mesma coisa ou existe tomadas pra 220 fase fase

Rodrigo Ribeiro

Bom dia. Nestes casos o uso dos disjuntores de curva C não será problema. Mas contrate um profissional de confiança, para verificar se esses valores de corrente dos disjuntores se adequam de fato às suas instalações.

Responder
Fabio
Particular - há 6 anos

Eu to estudando elétrica cada chuveiro tem sua potência então pra saber o disjuntor tem que pegar a potência e dividir pela tenção pra saber o disjuntor correto tem eletricista que fala pra chuveiro e de 40A curva C ai eu pergunto mais como se cada chuveiro tem sua potência então vou usar oq pedir no resultado da conta

Rogério lopes dos santos

Ola boa tarde, se seu chuveiro for de 4800wats em 220V é recomendado um disjuntor de 25A, e fiação de 4mm, caso for de potencia maior assima de 5500W, e recomendado um disjuntos de 30A e fiação de 4mm. Se for de potencia maior 6800W , é recomendado fiação de 6mm2 e disjuntor de 35A. Isso em uma distancia não maior que 30 metros entre quadro de distribuição e chuveiro. Para não aver queda de tenção, e a fiação dever ser exclusiva somente para o chuveiro, desde o quadro de distribuição ate o chuveiro. Abaixo segue uma tabelinha sobre o mesmo. Se tiver mais alguma duvida, nos avise. Sucesso.

tabela chuveiros (1)
Responder
Juliano Vieira Pereira
Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 9 anos

Boa tarde, seu chuveiro funcionado com um disjuntor de 25A tá misterioso. Cuidado!!! Chame um eletricista de confiança, provavelmente se o disjuntor que você estiver usando for padrão DIN ele aquecerá rápido e ficara desarmando.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região