Disjuntor da bomba sapo desarmando. O que pode ser?

Ligo a bomba sapo e o disjuntor já desarma, não fica nem 2 segundos. O que pode estar acontecendo?

Disjuntor da bomba sapo desarmando. O que pode ser?

Ligo a bomba sapo e o disjuntor já desarma, não fica nem 2 segundos. O que pode estar acontecendo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Deivid,

O disjuntor vai desarmar quando ele identifica um problema de sobrecarga ou curto-circuito.

Recomendo que você contate um eletricista para uma verificação no local, ele terá condições de identificar o problema e apontar a melhor forma de correção.

Espero ter ajudado.

Responder
Mescla
Particular - há 2 anos

Olá... pode ser por vários motivos requer averiguação profissional, mas levando em conta que o disjuntor funcionava perfeitamente com a bomba, ja é um sinal de dimensionamento correto, excluindo o fato de que a bomba e disjuntor não estão com problemas. Resta avaliar : Recentemente houve alguma intervenção elétrica realizada, Manutenção ou instalação de novos circuitos ou componentes, as vezes podem ter usado o fase do circuito bomba para ligar outro circuito.

Florêncio Veríssimo Barravento Neto Barravento

Não deve trocar o disjuntor por um de maior amperagem, tem que procurar de onde está gerando a sobre carga.

Responder
Raphael de Lima Ferreira

Se desarma ao ligar pode estar desarmando pela corrente de pico ou por problemas mecânicos que não estão deixando a bomba funcionar corretamente!

Chame um profissional e tenho certeza que com as dicas que já estão no tópico conseguirão solucionar.

RLF Engenharia Elétrica

Carlos Roberto Cardoso de Souza

Muito cuidado! Seguem algumas orientações de diagnóstico recomendadas para um profissional executar:

- Considerando que a instalação funcionava anteriormente:

1) com o disjuntor desligado tentar girar o motor manualmente para identificar algum travamento ou obstrução mecânica.

2)desconectar os fios do motor isolar as pontas e armar o disjuntor, neste caso para saber se a instalação está ok e não tem curto circuito em algum ponto. O ideal é usar um multímetro para medir a resistência/continuidade entre as fases e entre fase e terra. Aí seria possível verificar também se o motor está ok e se não está faltando fase. Se houver um contator, pode haver problema nele também

3) é válido também conferir a corrente nominal da bomba para saber se a bitola dos cabos e capacidade do disjuntor estão adequados

Responder
Humberto Roman Pellegrini Villalonga

Olá! Nunca substitua o disjuntor por outro de maior corrente! Essa proteção deve estar condizente com a bitola do condutor do circuito. Se o disjuntor desarma ao ligar a bomba é provável que a mesma esteja com problema mecânico o que aumentaria a corrente na partida ou o isolamento da fiação ou do próprio motor da bomba pode estar comprometido ocorrendo um curto-circuito. É preciso investigar!

Responder
Carlos Silva Prates
Hidráulica (Sumaré, São Paulo) Hidráulica - há 2 anos

Está havendo sobre carga na bomba e o disjuntor não é compatível a voltagem do disjuntor ...trocar o disjuntor por maio amperis...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região