Como saber se o disjuntor vai desarmar?

Em um disjuntor DR bifásico 16A se ligarmos um aparelho 127V com 800W ele vai desarmar e não queima o aparelho?

Como saber se o disjuntor vai desarmar?

Em um disjuntor DR bifásico 16A se ligarmos um aparelho 127V com 800W ele vai desarmar e não queima o aparelho?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 4
Roberto Monteiro Teixeira
Rogen Assessoria Comercial E Serviços Ltda. (Saquarema, Rio de Janeiro) Rogen Assessoria Comercial E Serviços Ltda. - há 6 anos

Como equipamentos de proteção, tem o DISJUNTOR (este, normalmente termo-magnético), tem o DR (dispositivo diferencial residual) e o DISJUNTOR DR (conjugação dos dois anteriores, pouco utilizado e mais difícil de encontrar no mercado). O DISJUNTOR protege o condutor do circuito contra sobrecarga (elemento térmico) e contra curto-circuito (elemento magnético), mas não protege contra a presença de corrente residual (aquela corrente muito pequena que circula pelo condutor quando uma pessoa toma um choque). Já o DR foi elaborado justamente para desarmar na presença de correntes muito pequenas, da ordem de mA. O DR não desarma na presença de sobrecarga nem de curto circuito. A proteção completa deve ter os dois ligados em série, conforme preceitua a NBR-5410 desde 1997.

Responder
Hortencio Filho

levando em consideração os valores fornecidos voce tera uma corrente nominal 6,5 A.para um disjuntor de 16A. voce pode usar ate um disjuntor de 10A.sabendo que voce não informou se e uso de tomada ou iluminação.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região