Jorge Luiz  Dudenas
DISJUNTOR DR DESARMA AO LIGAR A ILUMINAÇAO

DR desarma ao ligar a iluminação.

DISJUNTOR DR DESARMA AO LIGAR A ILUMINAÇAO

DR desarma ao ligar a iluminação.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Lucas Santos
Particular - há 5 anos

Uma dica valiosa:

certifique-se que não ha curto-circuito.

retire o IDR e ligue os fios direto (faça uma emenda).

Com o alicate amperímetro ( com sensibilidade < 30mA), messa corrente sobre os fios que antes estavam passando pelo IDR.

ligue todas as lâmpadas e observe a leitura no amperímetro.

ocorrendo a existência de corrente, provavelmente você tem uma fuga.

a partir disto, desligue ou isole gradualmente as partes deste circuito.

até encontrar a fuga.

o que desarma o IDR e justamente a diferença de corrente entre os condutores que passam pelo IDR, percebidas pelo alicate amperímetro quando o mesmo está medindo toas as fases/neutro de todo o braço simultaneamente.

Alexandre Celso Calado Ferreira Martins Instalações

Olá, todas as interações acima são o bastante para elucidar a provável causa do problema. O difícil as vezes é encontrar o ponto de fuga ou falha do circuito. Verifique se não há nenhum parafuso perfurando o fio ou o conduite de forma a causar esse contato inesperado. Ja peguei um caso da luminária estar prensando um fio na caixinha até corta-lo e dar esse mesmo problema. Ja vi também um bloco autonomo, que ao ser adaptado para prender no perfilado (instalado um gancho) o cara aparafusou o gancho no corpo plástico e atingiu a placa do bloco autonomo. Isole o setor com problema e faça os testes que recomendaram.

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 7 anos

Olá. O DR desarma por fuga de corrente. Pode ser algum curto na luminária, ou mesmo o neutro aterrado.

Responder
Wilson Ferreira Baltazar
Wil Tec Instalações Elétricas (Osasco, São Paulo) Wil Tec Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia Jorge,provavelmente sua instalação está com alguma fuga de corrente na parte da iluminação o que faz o DR desarmar por perceber essa fuga, cheque se tem algum fio da parte da iluminação fazendo esta fuga(desencapado encostando em algum ponto de terra,alguma emenda mal feita ou sem isolação)ou ainda algum curto na linha de iluminação.

Responder
Renato Jayme Valeriano
Rjv Eletricista Residencial E Comercial (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rjv Eletricista Residencial E Comercial - há 7 anos

Prezado Jorge,

Verifique se o Neutro está conectado corretamente nas lampadas ou se em alguma lampada foi ligado o Terra por engano.

Outra coisa, pode ser que alguma emenda desse circuito esteja mal feita e gerando uma fuga de tensão ou curto.

Responder
Osny Magalhães de Oliveira
Eletcon Serviços E Soluções Elétricas (Contagem, Minas Gerais) Eletcon Serviços E Soluções Elétricas - há 7 anos

Na verdade ...vc deve checar se está usando o neutro como comum em todas as lâmpadas...seria o primeiro passo...que tipo de iluminação está usando? existe algum trafo para alguma iluminação?

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região