Porque o disjuntor desarmou ontem e não voltou a funcionar?

Deve ter havido sobrecarga elétrica na minha lavanderia, com certeza. O prédio tem 2 anos e meio de construção e moro nele desde que a construção foi entregue. Sem mais nem menos o disjuntor desarmou ontem e não voltou a funcionar. Verifiquei quando voltei do almoço: detalhe: não havia aparelho eletrodoméstico nenhum ligado. Fui ligar a secadora, e nada! Com extensão, testei a secadora, a lava seca e a outra lavadora. Os aparelhos estão ok., mas o disjuntor não rearma. Pode ter sido problema no disjuntor pela sobrecarga ou pode ter havido curto circuito em algum local interno da fiação? Pergunto para me preparar já para o nível* de problemas que vou enfrentar $. Obrigada. Desculpe pela explicação de uma pessoa leiga no assunto que sou.

Porque o disjuntor desarmou ontem e não voltou a funcionar?

Deve ter havido sobrecarga elétrica na minha lavanderia, com certeza. O prédio tem 2 anos e meio de construção e moro nele desde que a construção foi entregue. Sem mais nem menos o disjuntor desarmou ontem e não voltou a funcionar. Verifiquei quando voltei do almoço: detalhe: não havia aparelho eletrodoméstico nenhum ligado. Fui ligar a secadora, e nada! Com extensão, testei a secadora, a lava seca e a outra lavadora. Os aparelhos estão ok., mas o disjuntor não rearma. Pode ter sido problema no disjuntor pela sobrecarga ou pode ter havido curto circuito em algum local interno da fiação? Pergunto para me preparar já para o nível* de problemas que vou enfrentar $. Obrigada. Desculpe pela explicação de uma pessoa leiga no assunto que sou.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 1
Antonio Gallo
Gallo Reformas e Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Gallo Reformas e Construções - há 6 anos

Prezada Marcia

Bom Dia!

Exitem várias variantes para tal problema (disjuntor com problema, sobrecarga, circuíto em curto,...). Sugerimos que seja feita uma visita técnica para que possamos detectar tal problema.

Grato

Antonio Gallo

Responder
João Marcos França Cordeiro de Souza

Olá a todos, bom o disjuntor é um dispositivo de proteção se ele 'desarmou' ele cumpriu com o dever dele de proteger as instalações, entretanto se ele não está em trip e não quer ser 'rearmado' realmente o circuito correspondente está em curto. Todavia, seria conveniente ver se o que está 'desarmado' talvez possa ser um DR (diferencial Residual) ele parece fisicamente um pouco com um disjuntor, ele também é um dispositivo de proteção, porem as características de funcionamento são distintas e por se tratar de uma lavanderia, um ambiente molhado seria mais comum um DR não 'rearmar' por conta de detectar uma corrente de fuga. O ideal é verificar a instalação, observando todo o circuito ponto a ponto.

Abraço

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Olá, provavelmente o disjuntor não quer rearmar por motivo de fechamento de curto circuito em algum ponto de tomada. Algum condutor pode ter soltado do borner e encostado em outro condutor ai o disjuntor não rearma pra protejer o circuito ok. Chame um profissional e peça pra abrir todas as tomadas desse circuito com o disjuntor desligado e faça uma revisão em todas ok. É bem simples mas pose ser perigoso para quem não tem conhecimento com energia elétrica. O que está acontecendo é uma defesa do próprio disjuntor ok por motivo de fechamento de curto circuito. Espero ter ajudado.

Gustavo Leandro N Silva

Se for um djuntor de circuito pode estar sobrecarregado, se for de um determinado equipamento pode ser o aparelho,de qualquer forma são tantos os motivos que não se pode dar um parecer sem os devidos testes com equipamentos adequados feitos por um profissional qualificado.

Responder
Antonio Vieira
Toni&eletricista (Santo André, São Paulo) Toni&eletricista - há 6 anos

Bom dia Marcia,, se desarmou o disjuntor e não rearmou novamente pode ser o disjuntor, eu já troquei disjuntor que apresentou o mesmo problema,mas antes de troca-lo,tive que verificar se não havia equipamentos e fiação em curto, isto feito, foi trocado e normalizado.

Responder
Adilson Silva
Adilson Instalações Elétricas (Guarujá, São Paulo) Adilson Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa tarde Márcia, Pela sua descrição pode ser problema no Disjuntor, sobrecarga, até mesmo mal contato nas conexões dos bornes do Disjuntor o que pode ta causando falha na passagem da corrente elétrica. Estou a disposição para outros eclarecimentos.

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Márcia, o disjuntor é dimensionado para proteger a fiação na qual os aparelhos são ligados, uma vez que o mesmo tenha atuado há sim um problema. Como relatou este se desligou sem nenhum equipamento estar sendo usado, isso pode ser atuação do térmico. Como a instalação é nova a possibilidade do disjuntor estar danificado é pequena (mas existe), entretanto um mau contato no terminal do disjuntor ou em qualquer outra tomada ligada a este circuito poderá aquece-lo promovendo seu desligamento ou até danificar este componente. Em qualquer destas situações o ideal é solicitar a presença de um eletricista cujo custo de mão de obra para atendimento está por volta dos R$ 150,00.

Responder
Eduardo Meneguin

Prezada Marcia. O disjuntor é um componente de proteção da instalação. Ele é dimensionado para proteger o cabo na qual a carga está conectada onde, naturalmente, este cabo é dimensionado conforme a potência da carga sua a tensão de operação e a distância desta até o quadro onde encontra-se o disjuntor. Uma vez que o mesmo tenha atuado há um problema. Seja ele térmico (ocorreria durante a operação e significa que o circuito não está corretamente dimensionado) ou dinâmico (um curto circuito). Como a instalação é nova a possibilidade do disjuntor estar danificado é pequena (mas existe), entretanto um mau contato no terminal do disjuntor poderá aquece-lo danificando o componente. Em todas as situações deve-se solicitar a presença de um eletricista para a verificação por questão de sua própria integridade física além dos aparelhos elétricos.

Responder
Ademir
Soares Instalações Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Soares Instalações Elétrica - há 6 anos

Dona Marcia boa tarde

Dona Marcia a distancia fica muito prematuro lhe dizer realimente porque o disjuntor travou, as vezes quando eles fica muito antigo eles travam. Mais pelo o que a senhora relata estes equipamentos estão todos em um circuitos elétricos se tiver já esta incorreto. Então melhor é contratar um profissional de confiança e fazer um diagnostico no local para resolver seu problema, fazer levantamento de carga deste equipamentos para definis números de circuitos elétricos e bitola do condutor e disjuntores ok

A Soares Instalações elétricas esta a disposição para ajuda-lo

Responder
José Lemos
Tecnicojal Elétrica E Telecom (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tecnicojal Elétrica E Telecom - há 6 anos

Márcia,bom dia!

Solicite alguem fazer o seguinte teste retire o fio do disjuntor e tente religar, se for o circuito vai ligar normal,mas se não for aconselho a procurar ajuda de um profissional, para encontrar onde esta gerando este curto- circuito.

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 6 anos

Tudo Bem?

Se a Lavanderia é atendida por circuito Individual e somente este disjuntor não opera, é viável checar a condição de cada tomada, conexões e chegar até o disjuntor no quadro, se necessário.

Mesmo que tenha algum conhecimento, a melhor opção é solicitar um profissional para avaliações corretas.

"Saber" e "Pensar que Sabe" são considerações bem distintas.

Valorize sua Vida e a dos Seus.

Muito Obrigado!

Responder
Enio Luciano da Silva
E L Da Silva Manutençao (Guarujá, São Paulo) E L Da Silva Manutençao - há 6 anos

Bom dia dona Márcia, se a Sra Desligar a chave geral da entrada da caixa de energia e os disjuntores não armarem novamente . com certeza eles estarão queimados. tem que substitui-los e analisar. porem aconselho a chamar um profissional para melhor avaliação

Responder
Particular - há 6 anos

R: Troque o disjuntor.... as pessoas acham que disjuntores são eternos e eles também precisam de manutenção... troca...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região