Como escolher o disjuntor certo para geladeira?

Comprei uma geladeira Consul mas não encontrei qual é a potência do modelo. Pelo que pesquisei, a potencia de geladeiras giram em torno dos 400W. Como o aparelho é 220V, a corrente gira em torno dos 2A. Na minha região não encontro disjuntores menores do que 10A (C10). Corro algum risco utilizando esse disjuntor de 10A? É um circuito exclusivo para a geladeira.

Como escolher o disjuntor certo para geladeira?

Comprei uma geladeira Consul mas não encontrei qual é a potência do modelo. Pelo que pesquisei, a potencia de geladeiras giram em torno dos 400W. Como o aparelho é 220V, a corrente gira em torno dos 2A. Na minha região não encontro disjuntores menores do que 10A (C10). Corro algum risco utilizando esse disjuntor de 10A? É um circuito exclusivo para a geladeira.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 3
Hebert Weber de Pontes
J&M Brasil Telecomunicações (Osasco, São Paulo) J&M Brasil Telecomunicações - há 2 anos

Não há problema nenhum se o disjuntor for de 10A, desde que seja especifica para e somente a geladeira tanto a tomada quanto o disjuntor, porém não é correto. Lembrando que os condutores devem ser de 2,5mm².

Responder
Carlos Roberto Cardoso de Souza

A uma boa prática conforme a norma ABNT NBR 5410 é ter circuitos separados por exemplo entre iluminação e tomadas, sendo necessário circuito exclusivo somente para cargas acima de 10A. Como os colegas já indicaram, a proteção é do circuito, no entanto uma proteção adicional é o uso correto do terra. É imprescindível que sua tomada tenha o condutor de aterramento. Com o aterramento pode-se instalar um disjuntor DR para proteção contra fuga/choque elétrico e também dispositivo de proteção contra surtos (DPS), este sim protege a instalação e seus equipamentos de eventuais oscilações devido à descarga atmosférica (raios) ou partida de grandes motores. Neste caso recomendaria estas proteções no quadro geral. Assim toda a instalação e usuários estarão protegidos e o disjuntor de 10A pode ser mantido para esta tomada.

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 2 anos

O disjuntor de 10A é o valor máximo recomendado.

Embora a geladeira comum tenha uma corrente nominal baixa que em 220V poucas vezes passa de 2A, existe uma corrente de pico que sempre ocorre no momento da partida do motor da mesma que é bem mais elevada.

Por isso, se um disjuntor comum tiver um valor muito próximo ao da corrente nominal, ele poderia vir a desarmar. Existe disjuntores específicos pra motores, mas pra uma aplicação residencial o de 10A protegerá muito bem esse circuito.

Responder
Gilberto
Particular - há 1 mês

Boa noite, pessoal!

Estou com uma dúvida e gostaria que me ajudassem.

Tenho uma arca e uma geladeira, não consigo ver a potência de ambos aparelhos para fazer melhor o dimensionamento.

Ambos aparelhos coloquei no mesmo circuito com um condutor de 2,5mm, será que posso usar um disjuntor de 10A ou de preferência usar um disjuntor de 16A?

não sei se o pico corrente de ambos pode ultrapassar os 10A ou 16A

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Gerson,

O dimensionamento do circuito elétrico envolve muitas coisas, por exemplo, a quantidade de circuitos em um mesmo eletroduto influencia na corrente elétrica suportada pelos cabos, o comprimento dos cabos causa uma variação da tensão que chega ao seu aparelho etc.

Desta forma, recomendo que você solicite a um eletricista que avalie a sua instalação.

Ele terá condições de te indicar a melhor solução de proteção para o seu circuito.

Espero ter ajudado.

Responder
Hamilton Andrade
Handrade Elétrica E Reformas (Monte Alegre do Sul, São Paulo) Handrade Elétrica E Reformas - há 2 anos

Bom dia amigo, o disjuntor é para proteger a sua instalação elétrica, ele vai ser dimensionado de acordo com à bitola do cabo, exemplo: cabo de 2,5mm² em 127V numa instalação residêncial padrão fica com um disjuntor de 20A.

Os eletrodomésticos tem proteção interna nos seus circuitos de acordo com cada equipamento.

Responder
Paulo santos calado

Olá, bom dia.

O Disjuntor indicado é o de 10A,

Lembrando que a função do disjuntor não é proteger o equipamento mais sim o Condutor ao qual está conectado o equipamento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região