Qual o disjuntor recomendado para 127v ?

Bom dia amigos, sou de Curitiba-PR e tenho tido alguns problemas eletricos, moro em uma casa antiga, só tenho nela 127v e tenho tido constantes quedas no disjuntor geral, devido a idade do fio eletrico eu resolvi trocar, ele era de 10mm e eu troquei por um de 16mm, achei que somente isso ja resolveria porem as quedas continuam, sou adepto a tecnologia e por isso tenho em casa diversos eletronicos, tomo o cuidado de não ligar muita coisa ao mesmo tempo, mas as vezes somente o chuveiro (5500w) ja derruba o disjuntor.

O disjuntor geral é de 50A, minha duvida é: Agora que troquei o fio para 16mm eu posso trocar o disjuntor por um de maior amperagem? é uma mudança permitida? qual seria o disjuntor ideal? desde ja agradeço.

Qual o disjuntor recomendado para 127v ?

Bom dia amigos, sou de Curitiba-PR e tenho tido alguns problemas eletricos, moro em uma casa antiga, só tenho nela 127v e tenho tido constantes quedas no disjuntor geral, devido a idade do fio eletrico eu resolvi trocar, ele era de 10mm e eu troquei por um de 16mm, achei que somente isso ja resolveria porem as quedas continuam, sou adepto a tecnologia e por isso tenho em casa diversos eletronicos, tomo o cuidado de não ligar muita coisa ao mesmo tempo, mas as vezes somente o chuveiro (5500w) ja derruba o disjuntor.

O disjuntor geral é de 50A, minha duvida é: Agora que troquei o fio para 16mm eu posso trocar o disjuntor por um de maior amperagem? é uma mudança permitida? qual seria o disjuntor ideal? desde ja agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 2
Welington Filho
Eng.Civil Welington (Curitiba, Paraná) Eng.Civil Welington - há 6 anos

Olá, Leandro, diante de tantas respostas, e a maioria condizente, posso refrisar que primeiro vc deve fazer uma lista de todos os equipamentos que vc tem ou terá em sua casa, por exemplo, no quarto, tomada para ar condicionado, tomada para computador, Lãmpada, e assim por diante em cada comodo da casa, sem faltar nenhum. Verifique a potencia em watts(W) de cada equipamento, e inclusive o chuveiro, que só ele representa +- 6.000W. Só pra vc ter uma ideia, só o chuveiro ligado ele vai requerer a passagem de uma corrente de aproximadamente 47A, e seu disjuntor geral é de 50A, ou seja, só o chuveiro já atinge quase toda a carga de seu disjuntor, por isso quando vc liga o chuveiro e mais algum equipamento o disjuntor desligarautomaticamente.

Por isso deve pedir a Copel a instalação de um disjuntor Bifasico de 70A ou Bifasico de 100A, e Provavelmente vc terá que trocar o poste devido o "dan" do antigo ser inferior, e com isto vc terá Potencia sobrando para suportar a carga atual e ainda poderá instalar outros equipamentos futturos. e poder tomar banho tranquilo.

Responder
Rafael Soares Mendes Pereira
Maranata Instalações Elétricas (Cornélio Procópio, Paraná) Maranata Instalações Elétricas - há 6 anos

Você gastou dinheiro atoa. Não precisava ter trocado o fio e em hipótese alguma mude teu disjuntor de 50A por um maior, será uma bomba relógio prestes a pegar fogo. O ideal é mudar seu padrão Copel de monofásico 50A para no mínimo um bifásico 50A. Procure um eletricista para resolver isso pra vc. Cuidado em o seu disjuntor está desligando pois vc liga muito equipamento ao mesmo tempo onde da sobrecarga, por isso desarma por segurança para não pegar fogo se vc trocar por um disjuntor de maior potência sem mudar seu padrão, o fio vai aquecer até pegar fogo.

Procure um eletricista em sua região não queira fazer sem conhecimento

Responder
Leandro
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta Rafael, eu resolvi trocar o fio porque o outro era muito antigo, e estava aterrado...imaginei que estivesse tendo alguma fuga e até mesmo problema relacionado a umidade.

Então como já teria que troca optei pelo de 16mm pensando também na distancia (cerca de 35 metros até a entrada no quadro).

Ja solicitei a copel, mas por algum motivo eles disseram que não seria possível (vou tentar novamente).

eu tomo cuidado de não ligar varias coisas ao mesmo tempo, mas muitas vezes somente o chuveiro ligado ja é o suficiente pra cair.

eu imaginei que pela bitola do fio eu pudesse aumentar o amperagem, que pena que não.

Poderia ser algum problema com o disjuntor? tipo, ele estar 'gasto' e por isso caindo mais do que o normal?

Antonio Da Silva de Jesus
Eykon Construção (Boa Vista, Roraima) Eykon Construção - há 6 anos

Boa tarde Leandro se por um acaso instalação elétrica da sua casa não estive não esteve separado como tomada, lâmpada e chuveiro e o primeiro passo para a corrigi essa problema coloque um disjuntor de 40 pra o chuveiro mais um de 40 pra as tomada e um de 30 para as lâmpadas.

Responder
Ts Construções e Reformas
Particular - há 6 anos

Olá Leandro, precisa fazer um dimensionamento, verificar toda a potência max usada. por ser casa antiga, a instalação deve ser estar através de (jumper, rabicho, emendas) não é a espessura do fio e nem a troca de disjuntor que vai resolver seu problema, você precisa instalar um quadro de distribuição e separar todos os circuitos conforme sua demanda. será necessário verificar toda fiação e circuitos.

Amanda Minello
Poparq Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Poparq Arquitetura E Design - há 6 anos

Olá, Leandro!

A resposta do Reinaldo foi muito boa. Complemento dizendo que você precisa de um profissional para redimensionar todo o seu quadro de energia, pois você precisa aumentar a capacidade dele para que ele suporte seus equipamentos eletrônicos bem como os novos disjuntores 220v. Aumentar a bitola do fio não significa que aumentou a capacidade do quadro.

Antigamente, não existia tantos equipamentos eletrônicos como hoje em dia e os imóveis dessa época não foram construídos para suportar tanta energia. É preciso fazer uma revisão geral tanto no quadro como na fiação elétrica.

Responder
Amanda Minello
Poparq Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Poparq Arquitetura E Design - há 6 anos

Olá, Leandro!

A resposta do Reinaldo foi muito boa. Complemento dizendo que você precisa de um profissional para redimensionar todo o seu quadro de energia, pois você precisa aumentar a capacidade dele para que ele suporte seus equipamentos eletrônicos bem como os novos disjuntores 220v. Aumentar a bitola do fio não significa que aumentou a capacidade do quadro.

Antigamente, não existia tantos equipamentos eletrônicos como hoje em dia e os imóveis dessa época não foram construídos para suportar tanta energia. É preciso fazer uma revisão geral tanto no quadro como na fiação elétrica.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Deve-se analisar qual fiação vem do poste até seu DG, depois o dijuntor geral deverá ser coerente com a distribuição; Verifique se não esta tendo fulga de tensão;

A disposição;

João Marcos
Sagmultitec (Curitiba, Paraná) Sagmultitec - há 6 anos

Teria que fazer uma medição de corrente, e outras verificações na fiação, como exemplo as emendas as tomar etc

Responder
Reinaldo Adriano Borba dos Santos

Se é 127volts e o disjuntor do medidor o famoso (relógio de luz) é de 50;amper vc não pode colocar um disjuntor maior.

Vc liga pra concessionária e pede tensão 220v. Mas antes disso vc deve somar o watts de todos seus equipamentos e preencher formulário para aprovação de. Entrada nova .q no seu caso é 220.v

Só assim vai suprir suas necessidades de cargas em sua casa.

Detalhe importante.

Chame um eletricista de sua confiança para o dimensionamento da tensão nova para seus equipamentos.

. Obs. O fio de 16 mm q vc colocou está acima do dimensionado. O fio q entra no poste de sua casa é 10mm . Então vc deve seguir essa bitola.

Finalizando. Coloque um QDC para distribuir suas cargas e um disjuntor para os circuitos.

Passou de 600watts circuito separado com disjuntor para o mesmo.

Abraço

Reinaldo / eletrotécnica

Reinaldo Adriano Borba dos Santos

Se é 127volts e o disjuntor do medidor o famoso (relógio de luz) é de 50;amper vc não pode colocar um disjuntor maior.

Vc liga pra concessionária e pede tensão 220v. Mas antes disso vc deve somar o watts de todos seus equipamentos e preencher formulário para aprovação de. Entrada nova .q no seu caso é 220.v

Só assim vai suprir suas necessidades de cargas em sua casa.

Detalhe importante.

Chame um eletricista de sua confiança para o dimensionamento da tensão nova para seus equipamentos.

. Obs. O fio de 16 mm q vc colocou está acima do dimensionado. O fio q entra no poste de sua casa é 10mm . Então vc deve seguir essa bitola.

Finalizando. Coloque um QDC para distribuir suas cargas e um disjuntor para os circuitos.

Passou de 600watts circuito separado com disjuntor para o mesmo.

Abraço

Reinaldo / eletrotécnica

Isaias Francisco dos Santos
Residence Instalações Elétricas (Francisco Beltrão, Paraná) Residence Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa tarde meu amigo, infelismente em 127 V não é permitido colocar um disjuntor maior que 50 Ampers, oque pode fazer é instalar seu chuveiro com um cabo 10mm do chuveiro ate o geral de 16mm como ele consome 43 Ampers este cabo (10mm) deve ser específico para ele.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região