Preciso colocar barramento na caixa de energia?

O eletricista que fez a instalação da minha casa não colocou o barramento na caixa de energia, a elétrica dos chuveiros estão com fios de 10mm, e o restante da casa com fio de 2,5.... os disjuntores dos chuveiros estão desarmando, estão com 2 com disjuntor de 25 cada chuveiro, pq está desarmando? teria que trocar os disjutores? E em relação ao barramento? Teria que colocar? A casa são 2 quartos, sala, cozinha e 2 banheiros sendo que na cozinha tem torneira de água quente Tb com fio de 10mm, e em 1 dos banheiros tem uma ducha higiênica com fio de 4mm.

Preciso colocar barramento na caixa de energia?

O eletricista que fez a instalação da minha casa não colocou o barramento na caixa de energia, a elétrica dos chuveiros estão com fios de 10mm, e o restante da casa com fio de 2,5.... os disjuntores dos chuveiros estão desarmando, estão com 2 com disjuntor de 25 cada chuveiro, pq está desarmando? teria que trocar os disjutores? E em relação ao barramento? Teria que colocar? A casa são 2 quartos, sala, cozinha e 2 banheiros sendo que na cozinha tem torneira de água quente Tb com fio de 10mm, e em 1 dos banheiros tem uma ducha higiênica com fio de 4mm.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Alex Peçanha
Atento Sistemas De Segurança Eletrônica (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Atento Sistemas De Segurança Eletrônica - há 4 anos

Boa noite prezado,

Tudo indica que o "eletricista" contratado, não atua de forma efetiva no ramo. Tudo, eu disse tudo, dentro do projeto (caso haja) trabalha devidamente dimensionado, onde, o critério aí na sua instalação foi fio grosso para chuveiro e, fios finos para o resto. 1,5mm, 2,5mm, 6,0mm, 16mm, disjuntores devidamente calculados e adequados as suas devidas "amperagens", barramentos associados ao belíssimo acabamentos de diversos terminais que temos, enfim, seria bom que um profissional fosse contratado para adequar o que já foi feito no seu projeto (com certeza irá ter substituições).

Responder
Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 4 anos

A grosso modo posso dizer que seu disjuntor do chuveiro está subdimensionado já que o cabo que foi utilizado e 10 mm o disjuntor correto seria de 50amperes porém tem que ver a instalação ante de chegar no quadro de distribuição no qual estão instalados os chuveiro para ver se a bitola do cabo está 10mm ou maior

Responder
Particular - há 4 anos

R: O correto é fazer o dimensionamento adequado com um engenheiro eletrico que irá dimensionar de forma adequada tanto os fios quanto os circuitos e caixa de distribuição...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região