Como alterar meu QDC em casa?

Olá pessoal!

Estou querendo alterar meu QDC em casa por achar que ele está muito mal dimensionado. Só que fazer um pequeno ajuste, nada como alterar toda a fiação que existe hoje.

Atualmente na minha casa a rede é monofásica de 220v. No QDC tem 3 disjuntores:

1) 1 X 32A - Para todos os circuitos

2) 2 X 25A - Para chuveiros (220v 6000w)

Vendo alguns videos no youtube, vi que estou precisando separar alguns circuitos e colocar disjuntores específicos para cada eletrodoméstico.

Minha casa tem atualmente 3 quartos, sala, cozinha, lavanderia e área de churrasqueira:

3 x Ar condicionado de 12000 btus

2 x Chuveiros 220v 6000w

1 X Geladeira

1 x Microondas

1 x Freezer

1 x máquina de lavar.

2 x tv led

Nessa configuração eu precisaria separar todos os circuitos? Gostaria de melhorar o QDC por partes.

Alguém poderia me ajudar?

Como alterar meu QDC em casa?

Olá pessoal!

Estou querendo alterar meu QDC em casa por achar que ele está muito mal dimensionado. Só que fazer um pequeno ajuste, nada como alterar toda a fiação que existe hoje.

Atualmente na minha casa a rede é monofásica de 220v. No QDC tem 3 disjuntores:

1) 1 X 32A - Para todos os circuitos

2) 2 X 25A - Para chuveiros (220v 6000w)

Vendo alguns videos no youtube, vi que estou precisando separar alguns circuitos e colocar disjuntores específicos para cada eletrodoméstico.

Minha casa tem atualmente 3 quartos, sala, cozinha, lavanderia e área de churrasqueira:

3 x Ar condicionado de 12000 btus

2 x Chuveiros 220v 6000w

1 X Geladeira

1 x Microondas

1 x Freezer

1 x máquina de lavar.

2 x tv led

Nessa configuração eu precisaria separar todos os circuitos? Gostaria de melhorar o QDC por partes.

Alguém poderia me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Elias Almeida
Particular - há 6 anos

Ola Marco, te aconselho separar circuitos de ilumunição, tomadas de uso geral, tomadas de uso específico (limitando as potencias), separar áreas molhadas em circuitos separados, ar condicionados com disjuntores adequados, NBR NM 60898, etc. Recomendo você pedir ajuda de um ENGENHEIRO ELETRICISTA, ou estudar as normas 5410, NBR 11301, Tipos de Linhas elétricas NBR 5410:2004, etc; Pelo seus critérios apresentados, não tem como deixar seus cabeamentos inalterados.

Valdomiro Bispo
Val Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Val Manutenções - há 6 anos

Boa Tarde!para um bom funcionamento tem que calcular todas as potências seja das lâmpadas,chuveiros,ar condicionado, frizer, etc você saberá quantos vais gastar por mês fora isso tem que colocar um disjuntor geral de 50 á 63 amperes um DR de proteção muita pessoas não usam e aterramentos alguns disjuntores bipolares de 30 amperes,20 amperes e 16 amperes e condutores de 6 mm² e 2,5 mm² etc.

Responder
Marcelo
Sos Eletricista (Guarulhos, São Paulo) Sos Eletricista - há 6 anos

Em primeiro lugar recomendo um disjuntor de para proteção contra choque e dps para surtos 3 disjuntores bipolar para os ar condicionados 2 bipolar para os chuveiros 1 unipolar para microondas 1 para freezer 1 para maquina de lavar e 1 para lâmpada 1 para tomadas e se possível redimensionar os cabos para maior segurança

Responder
Marcelo Raio
Mb Raio - Reparos Elétricos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Mb Raio - Reparos Elétricos - há 6 anos

Dimensionar a rede baseado na potência total utilizada na residência é o correto. IDR e DPS são fundamentais para proteção do circuito e das pessoas, desde que observadas as normas da NBR-5410 que determina um aterramento eficiente. Aplica-se todos os fatores de demanda e obtém-se o watts real para os disjuntores do QDC e padrão do poste. Necessário e importante o parecer de um profissional habilitado.

Responder
Marcelo Raio
Mb Raio - Reparos Elétricos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Mb Raio - Reparos Elétricos - há 6 anos

Dimensionar a rede baseado na potência total utilizada na residência é o correto. IDR e DPS são fundamentais para proteção do circuito e das pessoas, desde que observadas as normas da NBR-5410 que determina um aterramento eficiente. Aplica-se todos os fatores de demanda e obtém-se o watts real para os disjuntores do QDC e padrão do poste. Necessário e importante o parecer de um profissional habilitado.

Responder
Valdevino Turci Filho
Particular - há 6 anos

Bom Dia Sr. Marco Aurélio.. Para dimensionar corretamente seria um quadro de no mínimo 16 a 25 disjuntores DIN lembrando que o correto e sempre utilizar o DR.. O que deve levar em conta também são as potências dos equipamentos que serão ligados na mesma rede ou disjuntor.. Por exemplo sala de TVs uma rede apenas já é o suficiente.. Cozinhas normalmente haverá necessidade de mais redes devido a potências dos equipamentos serem altas.. Mas sempre é o correto o profissional ir até sua casa e verificar e te passar pessoalmente o parecer técnico.. Abraço ótima semana

Particular - há 6 anos

R: Em sua casa o ideal era ter no minimo 16 dijuntores bipolares, com dimensionamento especifico para cada circuito; procure um eletricista em sua região, e informe que queria distribuir em 16 dijuntores...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região