Porque o disjuntor esta desarmando?

Olá, na minha casa possuo 2 chuveiro lorenzetti de 7,800w e cada chuveiro possui um disjuntor de 40a e 5 aquecedores cardal de 5,000w e cada um possui um disjuntor de 25a, minha rede é trifásica 220v com cabos de 16mm do poste até ao QDC e na geral possuo um disjuntor Tripolar de 70a, só que se eu ligar os dois chuveiro e dois aquecedores simultaneamente o disjuntor geral desarmar, o chuveiro + aquecedor (suite) foi ligado na rede 1, e chuveiro + aquecedor (social) foi ligado na rede 2, e os outros 3 aquecedores foi ligado na rede 3, só que tomadas TUE e TUG foi dividido entre as redes 1 e 2 e a rede 3 iluminação, possuo 3 ar condicionado dividido na rede 1 e 2 e tem espera pra mais 2 ar condicionado na rede 3, para resolver o problema será que devo trocar o cabo para 25mm e disjuntor tripolar de 100a?

Porque o disjuntor esta desarmando?

Olá, na minha casa possuo 2 chuveiro lorenzetti de 7,800w e cada chuveiro possui um disjuntor de 40a e 5 aquecedores cardal de 5,000w e cada um possui um disjuntor de 25a, minha rede é trifásica 220v com cabos de 16mm do poste até ao QDC e na geral possuo um disjuntor Tripolar de 70a, só que se eu ligar os dois chuveiro e dois aquecedores simultaneamente o disjuntor geral desarmar, o chuveiro + aquecedor (suite) foi ligado na rede 1, e chuveiro + aquecedor (social) foi ligado na rede 2, e os outros 3 aquecedores foi ligado na rede 3, só que tomadas TUE e TUG foi dividido entre as redes 1 e 2 e a rede 3 iluminação, possuo 3 ar condicionado dividido na rede 1 e 2 e tem espera pra mais 2 ar condicionado na rede 3, para resolver o problema será que devo trocar o cabo para 25mm e disjuntor tripolar de 100a?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Valdemir Nogueira Chagas

Juliano, bom dia!

Entendi que você usa (ou pode) simultaneamente os chuveiros e pelo menos 2 (dois) aquecedores, além de ar condicionados e outros equipamentos. O dimensionamento dos cabos e disjuntores do QDL estão corretos, o problema está na alimentação desse quadro.

Fazendo os cálculos cheguei na demanda de aproximadamente 33.000 watts (é superior), que daria a demanda de 110 volts em 300 amperes, ou seja 100 amperes para cada linha (trifásico), isso requer cabo de entrada 35mm² disjuntor geral de 100 A.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Vinicius Pedro da Silva
S.w.p Empreendimentos E Construção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) S.w.p Empreendimentos E Construção - há 1 año

Bom dia Juliana, tudo bem ?

Então, pelos fatos que vc descreveu você está tendo uma sobrecarga na sua instalação elétrica, em hipótese alguma você deve trocar o seu disjuntor de entrada de 70a pra 100a, porque o disjuntor tem a junção única e exclusiva de proteção da sua rede elétrica, que é a proteção do seus condutores ' fios ' ele atua em duas ocasiões quando a um curto-circuito e quando a uma sobrecarga que é o caso da Sr, a troca do seu disjuntor atual por um de amperagem maior ocasionaria sérios risco de incêndio na sua residência porque uma sobrecarga faz com que haja um sobreaquecimento em seu condutores ' fios ' chegando ao ponto de haver o derretido dos condutores.

Deve ser verificado as possíveis causas dessa sobrecarga!

Espera que tenha ajudado

Responder
Reinaldo Batista Correia
Rbc Desenhos Tecnicos E Servicos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Rbc Desenhos Tecnicos E Servicos - há 1 año

O cliente vai ter que contratar um engenheiro para fazer o estudo de cargas com demanda para redimensionar a entrada de energia, trocando os cabos e disjuntores para maior bitola dos cabos e amperagem do Disjuntor.

Responder
Marcos Dias
MAMUTE CONSTRUÇÃO E COMERCIO LTDA (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MAMUTE CONSTRUÇÃO E COMERCIO LTDA - há 1 año

Se dividir a potência (7800W) pela tensão (220V), terá a Amperagem (35,4). No simultâneo pode ser muita coisa, bitola, fuga, qualidade de material, o ideal é a Sra. Contratar um especialista para projetar e calcular, também revisar sua rede desde os DPS's, DR's toda a rede.

Dica: Optar por solda nas pontas dos cabos e olhais.

Ter um aterramento com teste de termômetro com resistência entre -3 até -10 ohms

Boa sorte!

Responder
Fabio Morais
Ffmorais Serviços Elétricos. (Jundiaí, São Paulo) Ffmorais Serviços Elétricos. - há 1 año

Voce precisa trocar seu poste ser for bifasico (220v 63A) para padrão trifásico (3x 220v.100A) pois hoje sua demanda (watts) superou a demanda do sistema bifasico .Com sistema trifásico você terá uma melhor equilíbrio de corrente entre fases.

Responder
Fabio Morais
Ffmorais Serviços Elétricos. (Jundiaí, São Paulo) Ffmorais Serviços Elétricos. - há 1 año

Desculpe ,não prestei atenção no texto,o sistema é trifásico então como vc quer trabalhar com 2 chuveiros e alguns equipamentos realmente será necessária mudança de disjuntor e cabo conforme você descreveu atenderá a demanda o balanceamento das cargas será importante para manter equilíbrio da corrente.

abs.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região