Como escolher a bitola do fio?

Tenho uma casa a 200 metros do padrão de energia, qual bitola de fio devo usar para uma distância dessa? Energia 110.

Como escolher a bitola do fio?

Tenho uma casa a 200 metros do padrão de energia, qual bitola de fio devo usar para uma distância dessa? Energia 110.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Eng. Eliézer Carvalho
Eng. Eliezercarvalho (Santo André, São Paulo) Eng. Eliezercarvalho - há 1 año

Ola Ualisson! Tudo bem? Então, para saber ou encontrar a bitola de uma cabo é necessário mais algumas informações além da tensão (110V apesar que talvez seja 127V dependendo da sua região) informada. Precisaria da constante de resistividade também, mas de um modo geral a corrente do cabo esta entre 108A/127V até 125A/110V. Recomendo chamar um profissional para verificar a tensão de entrada, fazer os cálculos para definir o cabo.

Responder
Elton
E.M.C Reformas e Refrigeração (Niterói, Rio de Janeiro) E.M.C Reformas e Refrigeração - há 1 año

Ola, primeiro fazer o cálculo no imóvel e depois da carga chegará na pontencia correta para cada cabo , exemplo com perda de 3%. 60A com essa distância cabo 120mm

Porém se vc usar 220v com 60A o cabo será de 70mm

Porém vc pode calcular uma amperagem mais baixa ,.

Tipo 40A cabo 95mm 110v

Ou 40A cabo 50mm no 220v

Eu aconselho a mudar fase da tenção para 220v sairá mas barato em tos os sentidos .

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região