Com a instalação do dr e dps é necessário instalar fio terra?

O dr e o dps instalado em um quadro de força de um apartamento onde na instalação interna não foi instalado o fio terra vão funcionar adequadamente? Se sim, é certo dizer que com a instalação desses dispositivos se torna desnecessário o uso de fio terra na parte interna da casa?

Com a instalação do dr e dps é necessário instalar fio terra?

O dr e o dps instalado em um quadro de força de um apartamento onde na instalação interna não foi instalado o fio terra vão funcionar adequadamente? Se sim, é certo dizer que com a instalação desses dispositivos se torna desnecessário o uso de fio terra na parte interna da casa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

39 Respostas

Respostas úteis 3
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 7 anos

Terá que instalar o cabo terra, o DPS trabalha descarregando uma possível sobretensão no terra. Quanto ao DR, trabalha comparando as correntes de entrada e saída (fase-neutro), desativando o circuito(s) nos casos de fuga de corrente de 30mA. O cabo terra é extremamente importante para a proteção dos aparelhos de sua residência e para proteção das pessoas, principalmente em equipamentos de carcaça metálica e chuveiros.

Responder
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Olá, boa tarde.

A instalação desses 2 componentes são obrigatórios nas instalações elétricas conforme as normas NBR 5410, NBR 5419 e NR-10. Para apartamentos, caso o prédio possua SPDA ou A rede da Concessionária de Energia Elétrica for aérea, deverão ser instalados os DPS tipo I no quadro de entrada. A proteção no apartamento poderá ou não ser instalada, a critério do morador, mas o importante é que os componentes sejam corretamente dimensionados e estejam em condições normais de operação.

A utilização de DR´s, interruptores diferenciais, também por norma, são de instalação obrigatória. No caso do apartamento, estes deverão ser instalados nos circuitos de tomadas, áreas molhadas (Cozinha e Chuveiro, etc.). A instalação de um condutor de terra também é obrigatório, para a segurança dos equipamentos e pessoas. O DR deverá ser de 30mA para proteção das pessoas e 300mA para proteção de máquinas. Em circuitos de chuveiro, deve-se instalar o DR bipolar, passando as 2 fases pelo dispositivo.

Vale a pena lembrar que não é porque não esta instalado que não é necessário.

Qualquer dúvida estou a disposição para eventuais esclarecimentos.

Responder
Edson Nunes
Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática - há 7 anos

Bom dia Rogério,

Teoricamente até funcionaria, mas na prática você terá muita dor de cabeça:

DPS : Funcionaria pois o mesmo diante de algum surto, formaria um circuito entre o cabo da concessionária e a haste que fica antes do quadro, lembrando que nunca é 100% qualquer proteção contra raios, e tendo o fio terra o sistema ficaria completo.

DR: Pela foto apresentada, nota-se que é uma instalação antiga e quando se implementa DR's em instalações antigas acaba não sendo muito satisfatório, pois há muita fuga de corrente, e como o DR é um dispositivo sensível a este fenômeno, ele desarmaria a todo momento, tornando-se um estorvo, principalmente se for o de 4 polos, pois vai desligar o quadro inteiro. Os aparelhos tem que ser compatíveis com DR's, senão vai ter o mesmo problema, por exemplo os chuveiros tem que ser modelos específicos para uso com DR, pois estes possuem resistências blindadas e amenizam as fugas de corrente para níveis aceitáveis pelo DR.

Quanto a ausência do fio terra no interior da instalação, só agrava este problema, pois uma das funções do aterramento é justamente estabilizar toda a instalação a um potencial de referência (massa).

Como solução vejo que você poderia instalar um DR de 2 polos, em circuitos específicos onde há um rico maior de choque (lavanderia, banheiro e etc) mesmo assim é preciso saber se tais circuitos só alimentam estas áreas específica.

Lembrando ainda que, o DR não te livra 100% de choques, ele ajuda muito, mas ainda é possível tomar choque se você for uma carga franca do circuito, pois neste caso não há fuga a terra.

Responder
Perci Schmitz Emerenciano
Particular - há 4 anos

Lendo todas as respostas quem não tem conhecimento da área apenas fica mais confuso, sugiro que o moderador tenha conhecimento de elétrica para poder filtrar as respostas. Aterramento é obrigatório por norma (NBR5410) DPS só funciona com terra, DR não tem nada a ver com terra, somente mede diferença de corrente de entrada e saída, ou seja, entre fases e neutro.

Tiago Dias
Tds Serviços De Instalações Elétricas Ltda- Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Tds Serviços De Instalações Elétricas Ltda- Me - há 7 anos

Bom só para complementar a opinião dos colegas, a instalação do aterramento é uma das normas estabelecida da NBR - 5410, na qual diz que todo circuito deve está devidamente aterrado .

Responder
Cesar
Gardenia Prestação De Serviços (Taubaté, São Paulo) Gardenia Prestação De Serviços - há 7 anos

boa tarde com certeza tem que estalar terra uma hastia dependente do padrao de entra .por que aquela que tano podrao e pra garantir 0 do neutro se vc colocar la vai dar problema ainda mais se estalar o dr vai desarma direto por que ele vai confundi como fuga de corrente se vc tam bem nao tiver o terra os dps nao servirao de nada so para enfeitar o seu qdc cesare as suas dispoçisao grato

Responder
Maurinei Aparecido
Eddye Manutenções (Osasco, São Paulo) Eddye Manutenções - há 7 anos

PRIMEIRAMENTE BOM DIA PRA QUE VCS VENHAN TER UMA INSTALAÇÂO DE QUALIDADE E ESTREMAMENTE OBRIGATORIO A INSTALAÇÂO DA HASTE DE ATRERRAMENTO DA CAIXA DE DISTRIBUICAO INTERNA DE ENERGIA ELETRICA PARA SUA MAIOR PROTEÇÂO DOS APARELHOS DOMESTICOS TANTO EM RESIDÊNCIAS COMO EM APARTAMENTOS CASO OCORRA UMA FALHA ENERGETICA ( SOBRE CARGA ) NÃO TRARAR DANOS AO CONSUMIDOR NA FALTA DESTA PROTEÇÃO OS DANOS TEM PROPORÇÕES MAIORES DEVIDO A FALTA DEPOIS NÃO TEM COMO AS COMPANIAS ENERGETICA REÇARSIR OS PREJUIJOS CAUSADOS DEVIDO A SOBRE CARGA DA REDE

Responder
Luis Carlos
Lc Manutenção (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lc Manutenção - há 7 anos

Sim, é necessário ter o cabo de proteção que chamamos de terra,uma instalação sem o terra ela está incompleta, e nesse caso o DR não irá detectar as fugas, exemplo se entra 100 tem que sair 100 se existir qualquer fuga o DR não vai para ligado.

Já o DPS que é uma proteção contra surto da natureza trabalha em conjunto com o terra, portanto é necessário ter o cabo de proteção.

Espero ter contribuído com você .

Responder
Jorge alberto Nascimento
Elétrica Nascimento (Cotia, São Paulo) Elétrica Nascimento - há 7 anos

Bom dia sim devemos primeiro medir o aterramento depois verificar primeiro revisar estalamentos dos equipamentos da casa . De pois estalar os equipamentos de acordo com o gral de amperagem e rom pitura de acordo com a nesse cidade das estatelação encontradas respondendo a pergunta sim

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Para a perfeita funcionalidade e eficácia do dispositivo DR, importante existir TERRA no quadro elétrico, como também na rede elétrica em geral..

Responder
Cassio Geraldo Marques Silva
Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me (Santana de Parnaíba, São Paulo) Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me - há 7 anos

O resumo de todos os comentários, é de que, há sob o ponto de vista da boa técnica, das normas técnicas e legais a obrigatoriedade de proteções contra fuga à terra e surtos de sobretensão. A consequência natural destas condutas é a proteção das pessoas e do patrimônio. Portanto, não resta a menor duvida quando a escolha a seguir é a SEGURANÇA. Para tanto, assim como em outras profissões de grande responsabilidade, é altamente recomendável que as soluções propostas para adequação das nossas instalações elétricas sejam feitas por profissionais legalmente habilitados, que possuam registro no CREA-SP na modalidade eletrotécnica.

Responder
Edair Bortoluzzi
Eb Instalações Eletricas (Rio Verde, Goiás) Eb Instalações Eletricas - há 7 anos

Boa noite

Com certeza é sempre.

O sistema de aterramento de uma casa se faz necessário,ja que dr e dps são dois sistemas de proteção diferente.o dps protege contra surto,descargas e o dr a diferença de potencial ou seja uma mínima fuga de corrente faz - o desarmar.

E o sistema de aterramento faz necessário devido a proteção dos equipamentos e as pessoas.

Responder
Milton Jorge dos Santos Campos

Boa tarde

É preciso deixar claro que quando se trata de eletricidade todo cuidado é pouco porque. A maioria dos incêndios cuja a principal causa são instala

ções elétricas mau feitas.

Para se fazer uma instalação bem feita (norma5410) o contratante pelo correto deveria contratar um profissional pois no mundo da construção

civil a elétrica representa apenas três por cento financeiramente. Então

são valores muito pouco para se viver correndo risco a vida inteira sendo que essa consciência todos devem ter tanto usuário como o pro

fissional.

Com relação aos equipamentos citados todos são necessários, vamos pela ordem. Toda instalação é obrigatório ter fio de proteção (terra) com

aterramento de forma correta, o DPS serve contra curtos e surtos, já o DR esse sim é de fundamental importância alem de proteger contra choque também protege a instalação ao perceber ou minimo de um surto o mesmo desarma imediatamente.

O ideal seria numa casa os equipamentos de áreas de trabalhos terem

em seus referidos circuitos um DR alem do central.

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

bom dia. deixo ciente que... o fio terra é para descargas elétricas e um bom desempenho no trabalho executado.

aterrar com um fio neutro. uma pessoa ao esta com um contato com o neutro e tomar um choque o choque pode ir até o coração provocar até a morte. um terra bem feito ele pode tirar um choque de carcaça. o neutro pode provocar um curto circuito.

Responder
Jarbas Neves Viana
Gl Elétrica (Jandira, São Paulo) Gl Elétrica - há 7 anos

Bom dia?

Com certeza tem que ter o fio terra sim. A instalação desses dispositivos sem o fio terra não adianta nada, é como se não tivesse.

O DPS protege contra surtos e raios desviando a corrente do raio para o solo. O DR protege contra fulga de corrente (choque elétrico) tanto a corrente que vai passar pelo DPS e pelo Dr vai ser pelo fio terra.

Por isso é necessário fio terra sim.

Responder
Luciano
Eletecinformatica (Diadema, São Paulo) Eletecinformatica - há 7 anos

Ópa tudo que se referir em estalação calculo de potencia .temos que estabelecer norma .

terra é obrigatorio .pos ele que manda curto para terra .

de uma descarga eletrica pra onde ele manda ,para os aparelhos .

tento aterramento com dps fas esta função de descarregar para terra

Responder
Heltec Empreiteira
Heltec Empreiteira (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Heltec Empreiteira - há 7 anos

O aterramento é essencial em todas as instalações elétricas, residencial, predial e industrial, segundo norma ABNT 5410 e NR - 10

Todos os tipos de proteção e segurança as pessoas que estão diretamente em contato com a rede elétrica é bem vinda.

Pois se partirmos do princípio que 1 choque elétrico pode causar fibrilação no coração e assim a morte, então utilize todos os meios de proteção possível, qualquer dúvida entre em contato Helcio

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 7 anos

Pela NBR 5410 não só o DR mas qualquer circuito é obrigatório ter terra, mas não propriamente o terra saí do DR, mas no caso do DPS e necessário ter um bom aterramento pois a função dele é desviar a sobre carga atmosféricas para terra.

Responder
Luis Sérgio Ribeiro
Particular - há 7 anos

Para o Dr não necessita da haste terra, pois a supervisão é feita pelo neutro. Para o DPS é necessário a instalação de um aterramento específico, para a proteção adequada contra surtos provenientes da rede externa.

Tag Equipamentos e Soluções Ltda

O terra é obrigatório conforme as normas de elétrica. Embora o DR identifique a diferença residual entre as correntes de entrada (fase) e saída(neutro), durante a ocorrência de uma fuga ou choque elétrico, o caminho da corrente é da fase, passando pelo corpo ou equipamento e indo em direção ao terra.

Alexandre de Medeiros Lemos

Sim. Obrigatório instalar a haste de terra, não é para utilizar o aterramento feito na primeira caixa do padrão da concessionária, é obrigatório construir outro.

Responder
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Vai depender do sistema de aterramento escolhido. O padrão das instalações residenciais é o padrão TN-S, onde os condutores de condutores de neutro e proteção, partem do mesmo ponto e tem funções diferentes nas instalões elétricas.Nesse caso não é necessário instalar outras hastes de terra, desde que o aterramento no ponto de entrada (partida), seja bom (abaixo de 5 Ohm). Caso se deseje fazer um novo aterramento em separado, o sistema de aterramento passará a ser TT.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região