Porque a ducha esta desarmando o disjuntor?

Tenho uma ducha de 8800w da kdt ligada com cabo de 6mm num disjuntor de 40a que está aproximadamente uns 22 metros da ducha. A ligação está sem emendas, mas mesmo assim se uso a ducha por mais de 8min numa temperatura alta, o disjuntor desarma. Pensando ser problema na ducha, troquei por uma ducha da Cardal, e aconteceu exatamente a mesma coisa. Será q tenho q trocar o cabo por um de 10mm? ou apenas o disjuntor por um de 50a? Ou pode ser outro tipo de problema?

Porque a ducha esta desarmando o disjuntor?

Tenho uma ducha de 8800w da kdt ligada com cabo de 6mm num disjuntor de 40a que está aproximadamente uns 22 metros da ducha. A ligação está sem emendas, mas mesmo assim se uso a ducha por mais de 8min numa temperatura alta, o disjuntor desarma. Pensando ser problema na ducha, troquei por uma ducha da Cardal, e aconteceu exatamente a mesma coisa. Será q tenho q trocar o cabo por um de 10mm? ou apenas o disjuntor por um de 50a? Ou pode ser outro tipo de problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Rafael Rodrigues

A potência de 8800 da ducha com a tensão de 220v. Fazendo cálculos da exatamente 40A, porém se a sua tensão, mas uma queda de energia pode ocasionar esse tipo de problema, e sobre carregar o disjuntor. Na minha humilde opinião acho q o ideal seria a substituição do cabo por um de 10mm Ideal.

Responder
marco antonio magalhaes

Acho que primeiro tem que verificar o Din pois pode ser que ele também esteja com problema. Trocar o Din por um curva c. Se o problema continuar teremos de trocar o cabo por um 10mm

Responder
Nelson  Domingues

Olá sou Nelson Domingues, eletricista aposentado, hoje tenho uma empresa de serviços, bom vamos ver a bitola do Cabo, potência do disjuntor e a potência do chuveiro. Correto?

1- chuveiro potência= 8.800w

Você vai pegar a potência do seu chuveiro e vai dividir pela tensão da sua unidade de energia elétrica. Ex. Se for 127v.

8.800÷ 127= 69,29 Amperes

Se for 220v.

8.800÷220=40Amperes.

Só no exemplo você poderá tirar sua dúvida. Se for em 127 volts são 69 amperes e o seu disjuntor é de 40 amperes.

Se for 220 volts são 40 amperes e seu disjuntor é exatamente de 40 amperes e o restante da casa?

Continuando a complexidade, disjuntor de 40 amperes requer um cabo de 10 mm² e o seu cabo é de 6,0 mm² e tem aproximadamente 22 metros pra piorar a situação. Meu amigo você tem que urgentemente trocar essa fiação pelo menos do medidor até o chuveiro pra 10, 0mm²

Trocar o disjuntor de entrada para 60 amperes e se possível aumentar a caga de sua unidade. Se não fizer a troca do cabo e do disjuntor você corre o risco de ter sua unidade incendiada.

Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 9 meses

A sua ducha tem potência de 8800 em uma tensão de 220v. Da exatamente 40A, porém se a sua tensão principalmente em horário de pico tiver uma pequena queda já vai ultrapassar a corrente do disjuntor. Ideal seria uma avaliação e aí sim a possibilidade de trocar os cabos e proteção para uma compatível com sua ducha..

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região