Que disjuntor usar para essa quantidade de carga?

Olá amigos, tenho 2 chuveiro, ambos 6800w 220v, mais 2 ar-condicionados,1200w 220v/750w 127v 1 aquecedor elétrico 5500w 127v,1 bomba 360w 127v, meu padrao é bifasico, posso montar o quadro com fio 16mm e disjuntor de 60A ?

Que disjuntor usar para essa quantidade de carga?

Olá amigos, tenho 2 chuveiro, ambos 6800w 220v, mais 2 ar-condicionados,1200w 220v/750w 127v 1 aquecedor elétrico 5500w 127v,1 bomba 360w 127v, meu padrao é bifasico, posso montar o quadro com fio 16mm e disjuntor de 60A ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

27 Respostas

Respostas úteis 1
Otair
Otair Eletricista (Sumaré, São Paulo) Otair Eletricista - há 4 anos

Bom dia.

Todos os pontos que o Sr vai usar aí pelo seu comentário são pontos específicos,ou seja é um disjuntor para cada circuito para não haver sobrecargas.

Tem que avaliar o restante da instalação para te dar certeza da bitola do fio e a Amperagem correta da entrada do padrão.

Não aconselho seguir informações online,esse tipo de serviço tem que ser feito por profissional qualificado na área para não ter problema futuro.

Responder
Sebastião Francisco Da Cruz

ola boa noite no seu caso se o seu quadro já estiver montado e não estiver espasso para mais disjuntores vc vai precisar montar um quadro paralelo para distribuir os disjuntores sendo um disjuntor bipolar de 32 A para cada chuveiro e um bipolar 20 A para o AR e um bipolar 20 A para o aquecedor os demais disjuntores 10 A nos chuveiros usar fios 6mm no ar e no aquecedor usar fio 4mm com o disjuntor geral de 80 A

Responder
Joao Da Silva
Paulista Reformas (Santos, São Paulo) Paulista Reformas - há 4 anos

Primeira execucao a ser efetuada e solicitar a fornecedora de energia mudanca para trifasico assim redimensionar o quadro de distribuicao geral.efetuar a colocacao de disjuntores de acordo com a resistiva de cada um item .

Responder
Joeber Sos do Lar Marido de Aluguel Elétrica Hidráulica e Construção Civil Sos do Lar Marido de Alug

Para João senti firmeza na sua resposta pois ela está correta,...no Universo de Prestação de Serviços em Eletricidade, a quantidade de curiosos que dizem EU MEXO! e da Clientela curiosa também e mão de vaca ...querendo baratear os seu custos e pegando informação daqui e dali para e mesmo fazer....resumindo fazendo uma analogia simples: não se emenda uma corda em uma linha de costura: Dimensionamento em eletricidade é Carga Instalada e calculo de Demanda, obtido esse valores, Seguir A norma NBR 5410 Valeu Profissional é Profissional!!!

2 fotos
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 4 anos

Bom dia amigo,para atender o seu pedido vamos instalar um quadro da seguinte maneira:cabo geral 25mm,para o chuvero cabo de 06mm,para o ar condicionado cabo 04mm,para a bomba cabo de 2,5mm,para o aquecedor cabo de 16mm,agora vamos aos disjuntores;geral 62A,para cada chuveiro 32A,para cada ar condicionado10A,para a bomba. 05 A,para o aquecedor 45A,estamas a sua disposiçao,grato

Responder
Pedro Paiva
Pedrinho Eletricista (Americana, São Paulo) Pedrinho Eletricista - há 4 anos

Para esta pergunta sobre dimensionamento o mais correto é fazer a continha de 6800 ÷ por 220wts aí daria 31 Ampére mas como ha dijunto de 31 Ampére usa um maior q 31 Ampére

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 4 anos

oi bom dia num padrão la num poste voce pode por Dj di 62 am com cabo 16 ate a caixa di destribuiçao para u chuveiro u mais prossimo e di 35 amp para u ar condicionado Dj di 10 amp para u aquecedor de 5500 Dj di 50 amp ci fosci 220 poderia por di 30 i para a bomba Dj di 30 amp espero ter ajudado

José Hilson da Silva
MGW Construção e Reforma (Florianópolis, Santa Catarina) MGW Construção e Reforma - há 4 anos

USAR DIJUNTOR 35 AMP

Responder
Tiago Fernandes Da Silva
T&j Soluções Em Eletricidade (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) T&j Soluções Em Eletricidade - há 4 anos

Olá bom dia Sr Carlos!

Para os chuveiros 6800w cabo 6mm (2fases +Terra) disjuntor bipolar 40 A (cada chuveiro )

Para os AC's cabos 2,5 mm ( 2fases+terra)disjuntor bipolar 10 A (para equipamento 1200w) e disjuntor unipolar 10A (para equipamento 750w)

Para aquecedor 5500w cabo 10 mm (1 fase +1neutro+terra)disjuntor unipolar 50A

Para bomba 360w disjuntor unipolar 10 A

Para o padrão de energia bifasico como o do sr.

É correto a ultilizacao de cabos 25 mm e disjuntor bipolar de 125 A

Obs:

2 cabos fase 25 mm

1 Cabo neutro 25mm

1 Cabo terra 16 mm.

Responder
Rogério Curti
Rogério Curti Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rogério Curti Serviços - há 4 anos

Bom dia! Em primeiro lugar precisamos saber a carga da sua residência! Geralmente as cargas residências são de 12kva! O que pra esses equipamentos seus já estão essessivos! Você tem um total de 12000 watts de carga de entrada! Sendo que só os equipamentos somados tem uma carga de 16.750 watts!fora tomadas de uso específico! Iluminação e tomadas de uso geral! Então no seu caso precisa de um profissional no local para analisar a carga de entrada no padrão!

Responder
Michael Lopes Beco lopes
Servmax Manutenção Especializada (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Servmax Manutenção Especializada - há 4 anos

Caso não tenha espaço para colocar mais disjuntores, fazer um quadro individual para esses equipamentos

Em seguida medir a distância do quadro até os equipamentos para saber qual o mm de fio a ser utilizado

Para o chuveiro 32A Curva B

Ar condicionado 10A Curva C

Lembrando que os equipamentos deve ser ligados individualmente para que não acha sobre carga nos disjuntores

Responder
Samuel Joel dos Santos

Antes de mais nada você deveria ter três disjuntores, para evitar problemas, 1 para os chuveiros, 1 para o AC, e um para o aquecedor.

Responder
Anderson
And.Prestadora De Serviços (São José dos Campos, São Paulo) And.Prestadora De Serviços - há 4 anos

Para chuveiro com a tensão de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².no caso fazer o mesmo pro ar condicionado com dijuntores separados,ficara sem sobre carga e economia de energia

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região