É possível instalar a lampada de led sem a caixa de passagem?

Boa tarde. Gostaria de saber se consigo instalar a lampada de led sem a caixa de passagem , os furos que ficaram as lampadas vai direto da piscina até a casa de maquina embaixo da piscina com dois tubos de 3/4,.

É possível instalar a lampada de led sem a caixa de passagem?

Boa tarde. Gostaria de saber se consigo instalar a lampada de led sem a caixa de passagem , os furos que ficaram as lampadas vai direto da piscina até a casa de maquina embaixo da piscina com dois tubos de 3/4,.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

29 Respostas

Respostas úteis 1
Paulo Rogério Pironatto Camargo
Prático Serviços Profissionais (Rio Claro, São Paulo) Prático Serviços Profissionais - há 7 anos

Sim, entendi a sua pergunta. Deixaram a tubulação de 3/4 da casa das bombas saindo na piscina e não colocaram caixa de passagem para emendas dos fios, mas nesse caso pode -se fazer a emenda dos cabos já na medida até a casa de maquinas aonde sem instalará o transformador. O único problema é que a emenda ficará dentro do conduíte.

Responder
Ademar de Oliveira
Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 7 anos

Willian boa tarde,

Para atender aos led na piscina próximo a saídas da piscina precisaria de caixa de passagens que atende ao circuito de iluminação e fazendo as ligações com aterramento para se evitar problemas futuros e seguindo a norma NBR5410 e NR10.

Responder
Edison
Edison Eletricista (Campinas, São Paulo) Edison Eletricista - há 7 anos

Boa noite, Pelo eu que eu entendi você quer instalar luz de led na piscina, eu na realidade são duas questões teria que ser embutido dentro do eletroduto na segunda opção Você pode levar cabo PP 2.5MM2 e fazer as emendas estanhado depois isolar com fita de autofusão.

Mas visando o que tem que ter uma proteção colocar um Dr 1 proteção de surto DPS visando que o DPS um DPS para cada fase.

Coisa estamos à disponibilidade obrigado

Responder
Carlos Roberto
Ferreira Servicos Elétricos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ferreira Servicos Elétricos - há 7 anos

boa noite se a led for instalada na parte externa da piscina no jardim em um luminária de espeto por exemplo teria que ter sim uma caixa de passagem e tubulação adequada para poder ter a emenda e isolamento dos fios para não ficar expostos e não ocorrer acidentes e se obter um trabalho limpo de boa aparência mais se não for o caso precisa ser mais detalhada a pergunda

Responder
Oldair José  Augusto
M& Camp Elétrica E Hidráulica (Monte Mor, São Paulo) M& Camp Elétrica E Hidráulica - há 7 anos

Willian boa tarde? Vai depender do comprimento do ponto inicial a o ponto final, se ter mais de 15 mt de distancia linear e necessário uma caixa de passagem. Para mais de tale preciso saber oque realmente você quer. Att: Oldair

mais de tale só visualizar oque você pretende fazer.

Responder
Dirceu Salazar
Servecon Engenharia E Construção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Servecon Engenharia E Construção - há 7 anos

Willian, precisa dar detalhes dobre o que realmente quer fazer, se puder enviar uma foto, ajuda !! A lampada é como ou sem bulbo, é LED fluorescente, onde vai ser instalada! A caixa de passagem serve para passagem de cabeamento, alguns consideram caixas 4x2 como caixa de fixação e ou passagem, depende do projeto.

Responder
Junior Freitas
Jn Manutenção - Soluções Em Eletrica (Jacareí, São Paulo) Jn Manutenção - Soluções Em Eletrica - há 7 anos

Não é possível, pq as lâmpadas tem um cabo original blindado a prova de água e ficam submersos até o nível de água da piscina. As caixas são acima do nível de água para a emenda do fio ficar em local seco. O cabo da lanada tem tamanho padrão de fábrica

Responder
Jucivanio da Silva
Jsimec Serv. De Inst. E Manut. Eletrica E Climatizacao (Santo André, São Paulo) Jsimec Serv. De Inst. E Manut. Eletrica E Climatizacao - há 7 anos

Olá,Wilian

Você precisa detalhar melhor a pergunta.

A luminária vai ficar submersa?

Explique com maus detalhe onde essa luminária vai ficar.

Lembrense em lugares úmido a instalação tem que ser em 12V ou com instalação de DR.

Responder
Marcio Gonzales
Marcio Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marcio Manutenções - há 7 anos

Pelo que entendi vc quer lâmpadas na piscina pela cx de passagem mas quer outras alternativas certo...uma outra opção seria balustre com celula recarregável com luz solar ou uma outra fiaçao externa pra instalar as lampadas, mas claro teria que fazer uma vistoria pra ver a real necessidade, seguindo normas ok.

Responder
Celso Sechini
Geicon (Osasco, São Paulo) Geicon - há 7 anos

Olá Wilian, a princípio sim, é possível. Uma das finalidades da caixa de passagem é permitir que os cabos elétricos em um circuito muito extenso possam ser acessados em vários lances mais curtos.

Se a casa de máquinas é próxima à piscina, você não necessitaria de uma caixa de passagem no meio desse trecho.

Mas o melhor mesmo é fazermos uma vistoria para entendermos exatamente qual seria a sua necessidade.

Estamos à sua disposição para uma avaliação. Celso Sechini GEICON

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região