Posso instalar chuveiro de 50A em disjuntor de 32?

Pessoal, tudo bem? Tenho uma dúvida dos possíveis problemas que pode acontecer se um chuveiro de 50A for instalado num disjuntor de 32A. Além de desarmar, o que mais pode acontecer?

Faço essa pergunta pois muitas pessoas do meu convívio falam que já fizeram e nunca enfrentaram problema. Eu sei que não é correto, mas não consigo uma explicação do pq quem fez n teve problema. Poderiam me ajudar?

Posso instalar chuveiro de 50A em disjuntor de 32?

Pessoal, tudo bem? Tenho uma dúvida dos possíveis problemas que pode acontecer se um chuveiro de 50A for instalado num disjuntor de 32A. Além de desarmar, o que mais pode acontecer?

Faço essa pergunta pois muitas pessoas do meu convívio falam que já fizeram e nunca enfrentaram problema. Eu sei que não é correto, mas não consigo uma explicação do pq quem fez n teve problema. Poderiam me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Ricardo Issao Seto
Particular - há 2 anos

Boa tarde!

Levando em consideração uma instalação seguindo a norma se existe para proteção disjuntores de 32A o fio utilizado na instalação seria de no mínimo 4mm2, levando em consideração os fatores de segurança como quantidade de condutores o tipo de local e a temperatura média de onde é instalado os cabos podemos supor que o instalador optou por colocar cabos de 6mm2 de secção. Como tudo em instalações elétricas que seguem a norma tem o fator de segurança sendo considerado é possível que o chuveiro de 50A de consumo funcione sim por um tempo , se considerarmos que nem sempre ele estará ligado no seu máximo consumo ele aparentemente vai funcionar por um tempo ou até mesmo com "sorte" por um bom tempo sim. Mas lembre-se que trabalhar com corrente fora do especificado gera aquecimento e aumenta em muito o risco de incêndios por curto circuito. De qualquer forma não é indicado usar disjuntores de menor potência em circuitos nominais de maior potência.

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe ajudar.

R: O problema é que no mais quente deve desarmar o chuveiro por sobrecarga do disjuntor....

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Renan,

Os disjuntores têm a função de preservar a instalação elétrica (cabos e equipamento) contra sobrecarga e curto-circuito.

Quando a instalação é projetada, é levado em conta uma série de fatores no dimensionamento, que vão buscar alinhar tudo isso para que se tenha uma instalação segura.

O chuveiro elétrico é o equipamento elétrico de maior potência em uma instalação elétrica, desta forma, é preciso ter maior cuidado possível quando se trata dele.

De uma forma geral, você deve colocar em um circuito no máximo a carga para qual ele foi projetado para alimentar, se você colocar potência superior o disjuntor deverá atuar.

Pelo seu relato de que em outras situações, foi trocado o chuveiro por um de potência maior e nada aconteceu, não é possível ter uma conclusão sobre isso sem antes fazermos testes e validarmos as instalações.

Sempre tenha cuidado ao interagi com eletricidade, solicite o trabalho de um profissional habilitado, isso pode causar sérios riscos a sua vida e comprometer a sua instalação.

Sobrecargas em sistemas elétricos é uma das causas de incêndio.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região