Como fazer a instalação de controle remoto em ventilador de teto?

Boa noite amigos. Estou precisando instalar um controle remoto no meu ventilador de teto. Por descuido comprei um modelo que não possui a função de exaustor, apenas ventilador. Por esta razão estou em dúvida de como fazer a ligação, e principalmente em quais fios ligar o capacitor. Vou dar mais detalhes abaixo:

Nos modelos tradicionais, o receptor tem 7 entradas para fios (figura 1). Entrada 1 e 2 liga-se a fase e o neutro da rede elétrica. Entrada 3 e 4 ligam-se os dois fios da lâmpada do ventilador. Entrada 5 e 7 ligam-se os dois fios do ventilador que fazem a função de ventilação e exaustão (nestes fios são ligados também o capacitor). E na entrada 6 liga-se o fio do motor do ventilador. A figura 1 mostra exatamente isto.

Porém, na figura 2 é o modelo que eu comprei. Só tem 5 entradas para serem ligadas. Eu já entendi que nos 2 fios da esquerda (vermelho e branco) são ligados a fase e o neutro da rede elétrica. Minha dúvida fica nos 3 fios que sobram na direita. No branco (common neutral) acho que liga-se o fio do motor do ventilador e um dos fios da lâmpada. No fio azul (light live), o outro fio da lâmpada. Sobra o fio preto (fan live) no receptor e os 2 fios da ventilação exaustão do ventilador. Como eu faço esta ligação? Devo ignorar um dos fios e ligar apenas 1 deles no preto? E principalmente, em quais fios eu ligarei o capacitor, já que não estarei usando os 2 fios em que ele a princípio seria ligado?

Agradeço muito a ajuda, pois apesar de saber instalar ventilador de teto, sei apenas o básico, e tenho medo de queimar o equipamento.

Como fazer a instalação de controle remoto em ventilador de teto?

Boa noite amigos. Estou precisando instalar um controle remoto no meu ventilador de teto. Por descuido comprei um modelo que não possui a função de exaustor, apenas ventilador. Por esta razão estou em dúvida de como fazer a ligação, e principalmente em quais fios ligar o capacitor. Vou dar mais detalhes abaixo:

Nos modelos tradicionais, o receptor tem 7 entradas para fios (figura 1). Entrada 1 e 2 liga-se a fase e o neutro da rede elétrica. Entrada 3 e 4 ligam-se os dois fios da lâmpada do ventilador. Entrada 5 e 7 ligam-se os dois fios do ventilador que fazem a função de ventilação e exaustão (nestes fios são ligados também o capacitor). E na entrada 6 liga-se o fio do motor do ventilador. A figura 1 mostra exatamente isto.

Porém, na figura 2 é o modelo que eu comprei. Só tem 5 entradas para serem ligadas. Eu já entendi que nos 2 fios da esquerda (vermelho e branco) são ligados a fase e o neutro da rede elétrica. Minha dúvida fica nos 3 fios que sobram na direita. No branco (common neutral) acho que liga-se o fio do motor do ventilador e um dos fios da lâmpada. No fio azul (light live), o outro fio da lâmpada. Sobra o fio preto (fan live) no receptor e os 2 fios da ventilação exaustão do ventilador. Como eu faço esta ligação? Devo ignorar um dos fios e ligar apenas 1 deles no preto? E principalmente, em quais fios eu ligarei o capacitor, já que não estarei usando os 2 fios em que ele a princípio seria ligado?

Agradeço muito a ajuda, pois apesar de saber instalar ventilador de teto, sei apenas o básico, e tenho medo de queimar o equipamento.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 5 anos

R: O fornecedor não lhe fornecer manual??? é obrigação quando se fornece...

A disposição;

Thiago Coelho
Tc Reforma E Manutenção (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Tc Reforma E Manutenção - há 5 anos

Olá amigo, acredito que sua dúvida seja como ligar o capacitor, é só ligar as duas pont as do capacitor nos fios ventilador (exaustor e ventilar) depois faz a ligação como vc sabe bem e deixa o fio do exaustor do ventilador ligado só no capacitor, e sucesso. Espero ter ajudado.

Responder
Jonas de Souza Cunha
J&j Construções (Belford Roxo, Rio de Janeiro) J&j Construções - há 5 anos

Pelo que vi nas respostas, você está muito bem , a única preocupação é em não queimar o equipamento. Segue as orientações dos companheiros acima que vai dar certo. Parabéns pela coragem e humildade de expor as suas dúvidas. Um forte abraço André.

Responder
Paulo
Reparar - Solução Em Reparos (Itatiba, São Paulo) Reparar - Solução Em Reparos - há 5 anos

André,

Pelo que entendi, o seu equipamento caixa preta, deve ser energizado pelo fios Vermelho e Branco, o outro fio Branco é comum entre lampada e motor, como o seu ventilado somente girará em um sentido, o capacitor vai ser ligado entre o fio branco comum e o preto. Desta forma o fio azul fica apenas para a lâmpada, e o preto para um sentido do ventilador com o capacitor entre os dois.

Espero ter ajudado.

Responder
André
Particular - há 5 anos

Entendido meu amigo, te agradeço muito pela ajuda. Só pra confirmar, ligo o fio preto do receptor a um dos fios do ventilador (ventilação ou exaustão e troco depois se ficar ao contrário). Neste mesmo fio preto, junto uma das pontas do capacitor. A outra ponta do capacitor eu ligo no branco do receptor (que já está recebendo o comum do motor do ventilador e 1 dos fios da lâmpada. Seria isto?

Fiz um desenho tosco pra deixar mais claro se entendi bem.

Wallas Albino
Eletroluna (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Eletroluna - há 5 anos

Bom dia meu amigo, você está com o pensamento certo. Já identificou a fase e neutro do receptor, já identificou que o cabo Branco do outro lado é o neutro comum ao ventilador e a lâmpada, o azul acende a lâmpada e o preto liga o ventilador. A única coisa que deve fazer e colocar o fio preto em uma das partes onde está o capacitor. Como o receptor só tem uma função, coloque ele no mesmo lugar onde está o fio que você usa para apertar o interruptor ventilação lá da caixinha. Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região