Duvida para ligar eletrodomesticos

A eletrica da minha casa ja esta toda pronta e agora me dei conta que so foi deixado uma tomada para ligar o cooktop e forno de embutir a gás ( abaixo do cooktop ). Poderei ligar os dois na mesma tomada ? Há problema dessa tomada ficar atras do forno ?

Só mais uma duvida rsrsr, estou tendo dificuldade de encontrar forno a gás de 110v , caso nao encontre posso colocar um transformador para 220v ? Desde ja agradeço

Duvida para ligar eletrodomesticos

A eletrica da minha casa ja esta toda pronta e agora me dei conta que so foi deixado uma tomada para ligar o cooktop e forno de embutir a gás ( abaixo do cooktop ). Poderei ligar os dois na mesma tomada ? Há problema dessa tomada ficar atras do forno ?

Só mais uma duvida rsrsr, estou tendo dificuldade de encontrar forno a gás de 110v , caso nao encontre posso colocar um transformador para 220v ? Desde ja agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 4
Abimael   Cardoso
Abimael Cardozzo (Itaquaquecetuba, São Paulo) Abimael Cardozzo - há 8 anos

bom dia dona Luzinete a melhor solução é a senhora solicitar a presença do eletricista que executou a instalação porque pelo local do ponto da TUE ( Tomada de uso especifico) pode fazer uma adequação trazendo esse ponto mais pro lado e acrescentar mais uma tomada e peça a ele pra trazer um ponto 220V do QF (quadro de força ) porque segundo a NBR 5410 todo ponto de força de uso especifico tem que ser independente seu circuito

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Luzinete, bom dia!

Não é recomendado colocar tomada atrás do forno, onde o calor poderá afetar os elementos de constituição da própria tomada. Onde você tem apenas uma tomada, qualquer eletricista poderá colocar dois postos de tomada, ou seja duas tomadas na mesma caixinha e também, se a sua rede for bifásica, o mesmo eletricista poderá colocar uma de 110V e a outra de 220V, ou ambas de 220V. Abaixo a foto mostra que embaixo da pia tem uma caixinha com duas tomadas, uma para o cook top e outra para forno, projeto e obra realizado pela CKS Consultores.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região