Como saber a capacidade elétrica do meu apartamento?

Olá,

Acabo de me mudar e tenho uma preocupação com relação a capacidade eletrica de minha residencia.

A bitola que chega ao meu apartamento é de 6mm, o que eu pesquisei verifiquei que isso me da uma capacidade de 36 amperes.

Porem numa breve pesquisa verifiquei que 36 amperes é muito pouco, ja que numa pesquisa verifiquei que os eletrodomesticos abaixo consomem:

Geladeira - 1600W (14a)

Forno - 1100W (10a)

Cooktop - 3600W (16a /220v)

Lava Louca - 1200W (11a)

Lava Roupa - 1000W (11a)

Ar - 1400W (10a)

Dessa forma, ligando os 3 primeiros itens da lista o meu desjuntor derrubaria?

Não sou tecnico e gostaria de entender como isso funciona... pois estou achando isso muito pouco e espero estar errado... importante mencionar que mudar a bitola no apartamento é proibido.

Agradeço a considerações dos senhores em suas respostas,

abs

Como saber a capacidade elétrica do meu apartamento?

Olá,

Acabo de me mudar e tenho uma preocupação com relação a capacidade eletrica de minha residencia.

A bitola que chega ao meu apartamento é de 6mm, o que eu pesquisei verifiquei que isso me da uma capacidade de 36 amperes.

Porem numa breve pesquisa verifiquei que 36 amperes é muito pouco, ja que numa pesquisa verifiquei que os eletrodomesticos abaixo consomem:

Geladeira - 1600W (14a)

Forno - 1100W (10a)

Cooktop - 3600W (16a /220v)

Lava Louca - 1200W (11a)

Lava Roupa - 1000W (11a)

Ar - 1400W (10a)

Dessa forma, ligando os 3 primeiros itens da lista o meu desjuntor derrubaria?

Não sou tecnico e gostaria de entender como isso funciona... pois estou achando isso muito pouco e espero estar errado... importante mencionar que mudar a bitola no apartamento é proibido.

Agradeço a considerações dos senhores em suas respostas,

abs

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

28 Respostas

Respostas úteis 2
Humberto Quaglio da Silva

Caro Daniel, diversas respostas e muitas respostas equivocadas.

Em resumo, sendo o cabo de 6mm a alimentação principal do seu apto, vc está limitado em 36A, sem levar em consideração percas pela distancia do cabo. Para aumentar seu consumo deve-se realizar um estudo de demanda no seu condomínio, o que envolve custos e decisão de todos os proprietários.

Para os equipamentos que o Sr. Informou é necessário realizar um estudo, normalmente ar condicionado e lava louças são 220V.

Levando seus cálculos adiante, geladeira está sempre ligada 14A, cooktop 16A e o ar condicionado 10A, acredito que esses equipamentos já foram ligados simultaneamente, somente com estes equipamentos temos 40A, o que já ultrapassou a corrente recomendada.

Caso tenha interesse, fico a disposição para visita técnica e analise das instalações e equipamentos, não cobro orçamento.

Grato

Eng. Humberto Quaglio

Responder
Adriano Seixas
Brutus Eletricista Técnico (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Brutus Eletricista Técnico - há 7 anos

Os profissionais acima já deram opiniões importantes, portanto, não entrarei em mais detalhes, apenas afirmo que vc está limitado demais, uma vez que, estando certo, os fios de entrada são de apenas 6mm.

Acredito que não poder mudar esta espessura está ligado à espessura dos fios de entrada do prédio que com certeza também finos, ou seja, a capacidade (potencialidade - amperagem) de cada apartamento esta limitada na entrada do prédio.

Estas mudanças têm que ser exigidas e custeadas pelos condôminos, pois já se trata de uma questão de segurança. Fios de 6mm, se de boa marca, podem aguentar uns 40A e hoje existem chuveiros que chegam nesta potência (7500W-220V=34A c/15% = 40A).

Jamais aumente o valor dos disjuntores sem equiparar a bitola dos fios.

O chuveiro de 220V utiliza os 2 fios de energia, logo só ele já compromete a carga do apartamento. Se fosse 110V seria pior = 60A. Mesmo que fosse um chuveiro menos potente não mudaria muito.

Responder
Rogerio
Particular - há 7 anos

Bom dia a todos,realmente você esta certo o cabo de 6mm é indicado para correntes de até 36a,e por incrivél que pareça a soma dos aparelhos que você descreveu dá 72a então está correto se forem só estes equipamentos lembrando que além da bitola do fio é preciso dimensionar o disjuntor ,chame um profissional qualificado para avaliar qual é o teu caso e procure se informar melhor sobre sua instalação alguma informação faltou.

Gledson Lima
Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica (Capela do Alto, São Paulo) Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica - há 7 anos

na verdade sua pesquisa de consumo de energia de eletrodomesticos he que não deve ser muito realista pois não tem como uma geladeira gastar mais que um ar condicionado. porem esse seu sistema deve realmente estar com alguma avaria e acredito ser indispensável a solicitação de um tecnico especializado para maiores analises da situação. qualquer duvida estou a disposição.

Responder
Luis Carlos
Lc Manutenção (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lc Manutenção - há 7 anos

Olá Daniel

Prezado eu não sei quantos anos tem a sua instalação mas pelas as informações que você passou, no mínimo a alimentação de entrada tem que ser de 10mm, por tanto você não deve se preocupar, por enquanto com isso apenas fique atento com as ocorrência, exemplo desligamento de disjuntor aquecimentos de cabo air sim se isso ocorrer você procura um profissional para te dar um suporte técnicos.

Espero poder ter ajudado .

Responder
Roberto Miranda

Caro Daniel, o seu caso depende de uma avaliação local, e verificar o tipo de condutor existente em seu imóvel. Dependendo do método da instalação previstos na NBR5410 e a especificação dos condutores, é possível trabalhar com correntes superiores a 36 A. Essa é a especificação para condutores de 70°C, para condutores de 90°C a corrente nominal pode chegar a 45 A, se estiver instalado em eletroduto embutido em parede. Porém lembro que tudo vai depender de um estudo de viabilidade técnica nas suas instalações e também na entrada de energia do condomínio.

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 7 anos

bom dia daniel voce apresentou uma carga de 10,000w o dijuntor mais prossimo pra essa carga seria de 60 am no padrâo da consesionaria local cabosna bitola 10,00 e na caixa de destribuiçâo dijuntor de 15 am para o ar e de 30 am para o restante com a carga bem destribuida chame um eletricista de confiança pra faser isso por que na verdade o fio 600 ta sofrendo com essa carga e isso consome mais energia ok boa sorte

Responder
Edvalson Carvalho de Queiroz

Separe individualmente cada ambiente e tomadas de acordo com seus aparelhos.

então poderá ligar tudo de uma vez e não derrubará o disjuntor de entrada.

De qualquer forma chame um eletricista de sua confiança para te dar a assessoria que necessita afinal eletricidade é coisa séria e perigosa.

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

bom dia. chame um profissional de sua confiança próximo ao seu imóvel.e... verifica os cabos de entrada. no minimo tem que ser 16mm. dentro do QDFL (centrinho de distribuição) tem que separar os circuito mais altos balanceando os mesmos. como!!! circuito de cozinha/ circuito de chuveiro/ circuito de forno / e circuito do imóvel como tomadas separadas de iluminação. abraços. GILBERTO LOPES.

Responder
Edson Nunes
Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática - há 7 anos

Bom dia Daniel,

Realmente está muito baixa a seção do cabo de entrada, provavelmente a instalação do seu apartamento deve ser um pouco antiga, onde a carga das residências eram menores.

O levantamento que você fez foi da carga instalada e geralmente dimensionamos as instalações pela demanda.

Fazendo uns breves cálculos aqui, cheguei em 10mm², entretanto é necessário analisar a situação em loco para uma melhor avaliação, se precisar entre em contato. É um pouco difícil de resolver problemas em eletricidade por esta seção de perguntas, em todo caso estou a disposição.

Responder
Carlos Borges
Carlos Borges Instalações Elétricas (Cotia, São Paulo) Carlos Borges Instalações Elétricas - há 7 anos

Se for bifásico, (2 condutores + neutro), a carga instalada estará no limite, mas, vc poderá usar todos os equipamentos listados, porque, levando em consideração o fator de utilização vc não vai ligar todos os equipamentos ao mesmo tempo, mesmo q ligue, em uso normal, o tempo seria muito curto, Ficaria abaixo da capacidade de atuação do disjuntor geral. Se for trifásico (3 condutores+neutro), pode ligar tudo tranquilamente.

Responder
Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 7 anos

Bom amigo deixa eu te resumir....

Pela sua demanda deve-se avaliar a fiação de seu apartamento.

2° plano devera desmembrar sua parte elétrica no quadro.

não poderei dar detalhes requer algum tipo de conhecimento para poder lhe orientar.

feito isto e separar individualmente cada ambiente e tomadas de acordo com sua demanda.

garanto que poderá ligar tudo de uma vez e não derrubara o disjuntor de entrada.

Att. Márcio

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Ola boa tarde Sr Daniel ,

Eu percebi que em sua lista não consta chuveiro, provavelmente deve ser a gás. o que eu posso lhe dizer é o seguinte. No seu quadro de energia existem trez fios que vem do relógio ou seja dua fases (R e S) e neutro (cor Azul) e o terra (cor verde) a fase R e S denomina 220 Volts e são utilizado em aparelhos de potencia alta tipo chuveiro, torneira elétrica ar condicionado e outros . quando se utiliza a fase a fase R e neutro ou S e Neutro é denominado 110 Volts que são utilizados em aparelhos de baixa carga sobre a sua pergunta

Geladeira - 1600W (13A) Fase R e Neutro

Forno - 1100W (9A) Fase S e Neutro

Cooktop - 3600W (17A+17A (2 fases) /220v) Fase R e S

Lava Louca - 1200W (10A) Fase S e Neutro

Lava Roupa - 1000W (8A) Fase S e Neutro

Ar - 1400W (11A) Fase R e Neutro

Fase R 11+ 13+ 17 = 41 A

Fase S 9 + 10 + 8 + 17 = 44 A

Não consta outros aparelhos de uso e nem os aparelhos que ficam conectado nas tomadas mas porem a carga esta um pouco acima do cabo de alimentação. porem dificilmente ira ligar todos este equipamento ao mesmo tempo. Lembre-se que não foi constatado chuveiros

Sem mais

Jorge Luiz

Responder
Fabio Silva
Eletricista (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Eletricista - há 7 anos

Boa tarde

veja primeiro a amperagem de seus disjuntores de chave geral

verifique a bitola dos cabos fazes (cabo preto)

considere a distancia do apartamento ate o quadro do relógio de força

Padrão disjuntor 50A cabos de 10m.m 1700 uo 18000wats

se isso não basta pergunte para o sindico se pode trocar os cabos da prumada por uma bitola maior aumentando a carga do AP espero ter ajudado

Responder
Marcos Patrício
Patrício Elétrica E Pintura (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Patrício Elétrica E Pintura - há 7 anos

Você de ver primeiro bitola dos fios da sua residência também valor dos disjuntores de entrada se tem um para chuveiro, outro para acondicionado,outro geladeira e eletrodomésticos da cozinha e outros para aparelhos eletrônicos em geral seria bom consultar um profissional de sua confiança.

Responder
Alessio de Souza Santana
Tec Souza Serviços Elétricos (São Carlos, São Paulo) Tec Souza Serviços Elétricos - há 7 anos

Bom dia Daniel, primeiro passo eu aconselharia chamar um eletricista habilitado para fazer uma inspeção mais detalhada do cabo de entrada para saber realmente o diâmetro dele, e do disjuntor geral . para ter certeza da capacidade de carga que suporta seu quadro de distribuição.

Responder
José Carlos Serafin
Instalações e Elétricas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Instalações e Elétricas - há 7 anos

Jcs instalações e manutenções Elétricas e muito facil e so solicitar o progeto elétrico para o condomínio e nele esta toda as demandas de cada aparmento ou procurar o consigo pois ele e obrigado a ter esta informação

Responder
Sergio Cury
Eng Sergio Cury (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eng Sergio Cury - há 7 anos

Daniel

O mais adequado para uma resposta ao seu questionamento seria termos as seguintes informações:

1. O disjuntor geral do seu quadro é trifásico ou bifásico ? Qual o valor da amperagem do mesmo ? É um disjuntor antigo de ¨faca¨ ou dos mais modernos ?

2. Quantos disjuntores secundários (disjuntor secundário é aquele que está abaixo do disjuntor geral) existem no seu quadro ? Quantos são monofásicos e quantos são bifásicos e qual o valor da amperagem de cada um destes disjuntores ?

3. Voce consegue identificar a bitola de cada fio que sai de cada disjuntor secundário ?

4. Existe em cada disjuntor secundário uma indicação dos equipamentos que ele protegia (exemplo: chuveiro, iluminação, etc)

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

Se vc for ligar todos seus aparelhos de uma vez só e dependendo de quantas utilidades vc tem (aparelhos) realmente o valor indicado é muito pouco porem em 99% as familhias não liga todos os aparelhos de uma só vez e se ligar pode acreditar que seu quadro de proteção de linha vai desarmar (quadro de disjuntores) ai vc tera que chamar um especialista e refazer suas ligações incluindo alem do cabiamento e os disjuntores de seu quadro de proteção. obrigado

Responder
Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

Bom, primeiro tem que ver quantas fases chegam no quadro

Como seu cooktop é 220V e os outros aparelhos são 127V, então pelo menos 2 fases tem, mas espero que sejam 3 fases que seria o mais normal.

O disjuntor geral provavelmente é de 40A.

E refiz as amperagens dos aparelhos de acordo com a potência e tensão que usam.

Se tiver 2 fases só, não teria como usar tudo ao mesmo tempo.

Se seu quadro estiver bem distribuído, POR EXEMPLO poderia ficar

fase 1 - cooktop + geladeira = 30A

fase 2 - cooktop + ar + lava roupa = 36A

se ligasse a lava louças e o forno, pelo menos uma fase passaria de 40A e desarmaria o disjuntor.

Se for trifásico na melhor das hipóteses, pode ser que fique assim.

Ex.

fase 1 - cooktop + lava louça = 27A

fase 2 - cooktop + ar = 28A

fase 3 - geladeira + forno + lava roupa = 30A

Nessa hipótese não desarma, e não levei em consideração iluminação nem tomadas de uso geral.

Mas tudo isso depende da boa distribuição do quadro e de quantas fases ele tem.

Geladeira - 1600W (13A)

Forno - 1100W (9A)

Cooktop - 3600W (17A+17A (2 fases) /220v)

Lava Louca - 1200W (10A)

Lava Roupa - 1000W (8A)

Ar - 1400W (11A)

Espero ter ajudado

Robson
RT Eletrica (Guarulhos, São Paulo) RT Eletrica - há 7 anos

Boa tarde, então amigo vc precisa ver com exatidão a bitola dos cabos de entrada, e como estão distribuídos os circuitos( tomadas, lâmpadas e chuveiro) creio eu que vc confundiu o cabo de 6mm com o de 10mm pq são parecidos Ainda mais se forem rígidos, mais para poder te dar uma resposta com exatidão teria que ir até o local, mais pelo que vc descreveu, não está nem distribuído complicado falar alguma coisa exata pra vc.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região