Como solucionar fases da rede elétrica e comunicação de circuitos da casa?

Olá, estou com um sério problema. Me mudei para um apartamento com 100m2 " sala, cozinha, quarto 1, quarto 2, e quarto 3 ". Fiz uma reforma e pedi para o eletricista trocar todas as tomadas duplas e acrescentar 6 no lugar de cada uma das 3, nos quartos, fiz o mesmo, onde tinha apenas uma tomada, mandei colocar 3, totalizando em 30 tomadas nos quartos e 12 na sala, fora corredor.

Meu problema é que possuo um aparelho " TPLINK WPA2220 KIT " que passa a internet que chega no roteador para a rede elétrica na tomada da sala e o outro aparelho do mesmo KIT fica em um dos quartos recebendo o sinal pela rede elétrica conectado na tomada. No quarto 3 funciona perfeitamente, porém no quarto 1 já não funciona mais, antes da troca, funcionava perfeitamente.

Queria saber se alguém pode me ajudar, me indicar o que comprar ou o que fazer, estou desesperado e não quero passar um cabo de Ethernet pelas paredes da casa, obrigado.

Como solucionar fases da rede elétrica e comunicação de circuitos da casa?

Olá, estou com um sério problema. Me mudei para um apartamento com 100m2 " sala, cozinha, quarto 1, quarto 2, e quarto 3 ". Fiz uma reforma e pedi para o eletricista trocar todas as tomadas duplas e acrescentar 6 no lugar de cada uma das 3, nos quartos, fiz o mesmo, onde tinha apenas uma tomada, mandei colocar 3, totalizando em 30 tomadas nos quartos e 12 na sala, fora corredor.

Meu problema é que possuo um aparelho " TPLINK WPA2220 KIT " que passa a internet que chega no roteador para a rede elétrica na tomada da sala e o outro aparelho do mesmo KIT fica em um dos quartos recebendo o sinal pela rede elétrica conectado na tomada. No quarto 3 funciona perfeitamente, porém no quarto 1 já não funciona mais, antes da troca, funcionava perfeitamente.

Queria saber se alguém pode me ajudar, me indicar o que comprar ou o que fazer, estou desesperado e não quero passar um cabo de Ethernet pelas paredes da casa, obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Chame um eletricista e peça para fazer o mapeamento de cada circuito, dessa forma poderá ver o que tem de errado e arrumar, sem precisar trocar tudo...

A disposição;

Sidney Nogueira

meu amigo, seu eletricista separou os circuitos das tomadas e por isso seus aparelhos ficaram em circuitos de tomadas diferentes. A solução é juntar novamente, mas antes de juntá-los, é nescessário fazer um levantamento da carga pra não correr o risco de sobrecarragar os circuitos

Responder
Ademar de Oliveira
Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Tudo que atende a circuito tem que dimensionar corretamente, para se evitar problemas futuros, a questão do seu aparelho não esta funcionado é verificar as tomadas que estão ligadas e ver se as emendas que foram feitas não estão frouxas que corta tensão e não passa corrente desligando as tomadas, isso acontece quando a pessoa não é qualificada em fazer serviço de elétrica , analisando a sua pergunta é muito difícil uma tomada dar problemas se o eletricista for qualificado e responsável. Vejo que a alternativa para solucionar o seu problema é chamar a pessoa que prestou esse serviço e fazer da forma correta dimensionar e balancear corretamente o circuito para se evitar sobrecarga e desarmamento dos disjuntores em corrente alternada.

Responder
Rvn Serviços - Ricardo
RVN Serviços (Campinas, São Paulo) RVN Serviços - há 6 anos

Seu "problema" é fácil de resolver. Sua rede é bi-fase.... e o que acontece é o seguinte. O roteador está em fases diferentes.... e com isso não funciona. Para funcionar precisa ser ligado na mesma fase. Por isso que não se consegue compartilhar a internet com o vizinho.

Para resolver precisa trocar a fase no quadro. Mas cuidado... pois o ideal é dividir as cargas nas 2 fases.

Responder
Laurindo Honorato
Elétrica Residencial (São José dos Campos, São Paulo) Elétrica Residencial - há 6 anos

Bom dia Allan, o primeiro passo, é fazer a verificação do porquê não está funcionando, mas para isso, é necessário que se faça a medição elétrica, da tomada ou tomadas em questão! Pode ser que seja um cabo solto, mas se não for, o segundo passo, é fazer a medição elétrica entre as tomadas em questão aos seus respectivos disjuntores de alimentação no quadro de distribuição, pra isso, é necessário que desligue os disjuntores de alimentação das tomadas e deixe ligado somente a que vai ser feito a primeira medição, e assim sucessivamente! As possíveis causas do não funcionamento sao: 1- Cabo solto; 2- fase invertida; 3- Não podemos descartar também, a hipótese de perda de tensão, devido a vários equipamentos estar ligados ao mesmo tempo! Se for o caso da 3 hipótese, é necessário que seja instalado um novo circuito!

Mas para saber qual exatamente o problema, realmente é necessário a avaliação de um eletricista de sua confiança!

Estou sempre a disposição!

Abraços.

Responder
Belarmino Silva
B.E. Javé Gire Instalações Elétricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) B.E. Javé Gire Instalações Elétricas - há 6 anos

Primeiro lugar uma casa de porte como a sua deveria ter um disjuntor IDR,o eletricista também deveria ter feito o circuito individual para cada quarto, analisando do modo que vc falou fica muito difícil,vc já viu se essa tomada tem energia,vc já trocou o aparelho de lugar pode também ser o aparelho,só posso dar um parecer pessoalmente Esme aqui.bom dia!

Responder
Elton
Pintor/eletricista (Santo André, São Paulo) Pintor/eletricista - há 6 anos

Isso pode acontecer msm se estiver relamente em fase diferente do roteador, tem que chamar um eletricista qualificado para executar esse trabalho, estou a disposição.

Uma dica, vc comprou o apartamento e acrescentou uma grande quantidade de tomadas certo estão, não sei se fez isso mas nesses casos teria que balancear sua rede no seu quadro de distribuição.

Se preciso for passar mais um circuito para as tomadas.

Responder
Mauricio Cyrillo Fraga
Profissionáis Da Instalação (Marília, São Paulo) Profissionáis Da Instalação - há 6 anos

OK pode ser que o repetidor de sinal, está em outra fase diferente, la no quadro elétrico da pra resolver isso, Passando o circuito de tomadas do repetidor que não funciona para a mesma fase que esta ligado o roteador, mudando no quadro elétrico, para fazer isso chame um profissional qualificado..!!!

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

O cômodo que não funciona o repetidor de sinal de Wireless, está em FASE diferente, resolve isso fácil no quadro elétrico.. Passa o circuito de tomadas do repetidor inoperante para a mesma FASE do roteador, mudando no quadro elétrico. Abraços.

Responder
Adilson Silva
Adilson Instalações Elétricas (Guarujá, São Paulo) Adilson Instalações Elétricas - há 6 anos

Ola tudo bem,

Primeiramente tem que chamar um Eletricista e verificar a tomada onde o aparelho esta ligado, pode ser que tenha soltado algum fio ou esta faltando alimentação para a tomada. Depois verificar o aparelho se ele esta bom. Uma dica que dou é testar ele em uma outra tomada que vc tenha certeza que esta funcionando e ver se o aparelho liga.

Responder
Nicolau
Eléctrica e Ar Condicionado Manutenção e Instalação (Santos, São Paulo) Eléctrica e Ar Condicionado Manutenção e Instalação - há 6 anos

Boa tarde.

Chame o eletricista que prestou serviço para você,e ter a certeza que as tomadas estão funcionando perfeitamente.

Depois inverta os equipamentos.

Lembrando que você está lidando com frequência e por isso é sempre bom uma ajuda.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região