Dúvida sobre instalação elétrica - DDR/IDR

Recentemente adquiri um IDR (Interruptor diferencial residual), que, diferentemente do DDR (Disjuntor diferencial residual), não acumula a proteção contra curto circuito.

Solicitei ao eletricista para que fizesse a ligação do disjuntor geral 62A e do disjuntor geral, partisse os cabos para a ligação no IDR 62A e então a distribuição entre os circuitos.

Como não pude acompanhar a instalação, retornei outro dia e o eletricista deixou o vão do geral e instalou apenas o IDR recebendo a fiação do medidor. Pedi para fazer conforme tinha o orientado, mas segundo ele eu só poderia fazer isso caso instalasse uma "contatora" (que foi demais para meu conhecimento no assunto), acabamos discutindo e dispensei o trabalho dele.

Minha orientação está correta? Sou estudante de arquitetura e na disciplina e instalações elétricas, ao que me lembre, aprendi que IDR e DDR são coisas diferentes.

Obrigado.

Dúvida sobre instalação elétrica - DDR/IDR

Recentemente adquiri um IDR (Interruptor diferencial residual), que, diferentemente do DDR (Disjuntor diferencial residual), não acumula a proteção contra curto circuito.

Solicitei ao eletricista para que fizesse a ligação do disjuntor geral 62A e do disjuntor geral, partisse os cabos para a ligação no IDR 62A e então a distribuição entre os circuitos.

Como não pude acompanhar a instalação, retornei outro dia e o eletricista deixou o vão do geral e instalou apenas o IDR recebendo a fiação do medidor. Pedi para fazer conforme tinha o orientado, mas segundo ele eu só poderia fazer isso caso instalasse uma "contatora" (que foi demais para meu conhecimento no assunto), acabamos discutindo e dispensei o trabalho dele.

Minha orientação está correta? Sou estudante de arquitetura e na disciplina e instalações elétricas, ao que me lembre, aprendi que IDR e DDR são coisas diferentes.

Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Pelo que conheço não há necessidade de contatora

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Emerson Leal Leal
Leal Empreiteira De Mão De Obras (Itaquaquecetuba, São Paulo) Leal Empreiteira De Mão De Obras - há 4 anos

O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos. Já o DDR funciona como disjuntor e também em casos de corrente de fuga.

IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque. O uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que ele não faz a função dos disjuntores.

ANTES DE CONTRATAR UM PROFISSIONAL PEÇA REFERÊNCIAS DE SEUS TRABALHOS, TEMOS MUITOS AVENTUREIROS EM TODAS AS PROFISSÕES.

CASO HAJA NECESSIDADE DE UMA NOVA LIGAÇÃO, PODE NOS CONTACTAR.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região