Como escolher o fio para a instalação elétrica do chuveiro?

vou instalar um chuveiro em um banheiro novo, vou fazer uma instalação nova com um aterramento exclusivo só para esse chuveiro. Vou usar fio 4mm para neutro e fase, aqui é 220v e o chuveiro vai ser de 6.800w. Minha dúvida é se posso usar um fio de 10 mm para ligar da haste de aterramento até o banheiro mais ou menos 6 metros? Quero usar esse fio de 10mm porque já possuo ele sobrando e não precisaria comprar outro.

Como escolher o fio para a instalação elétrica do chuveiro?

vou instalar um chuveiro em um banheiro novo, vou fazer uma instalação nova com um aterramento exclusivo só para esse chuveiro. Vou usar fio 4mm para neutro e fase, aqui é 220v e o chuveiro vai ser de 6.800w. Minha dúvida é se posso usar um fio de 10 mm para ligar da haste de aterramento até o banheiro mais ou menos 6 metros? Quero usar esse fio de 10mm porque já possuo ele sobrando e não precisaria comprar outro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 1 año

Precisa ver a distância desse chuveiro pois é um de 6800w não é só usar disj de 32 e fiação de 4mm precisa fazer um calculo de dimensionamento levando em consideração a queda de tensão para ficar um serviço perfeito espero ter ajudado a L &C elétrica tem o prazer em responder sua pergunta amigo a obrigado

Responder
João Marcos Ferraresi
Consultoria Em Móveis E Afins (Itanhaém, São Paulo) Consultoria Em Móveis E Afins - há 1 año

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Volnei, bom dia!

O fabricante do chuveiro recomenda sempre a bitola mínima para ser usada, recomendo ler as orientações na embalagem do chuveiro.

No seu caso, o mínimo seria 4,0 mm² para fase e neutro e 2,5mm² para terra, ou seja você pode usar qualquer bitola superior a isso, bem como o disjuntor de 32 amperes.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região