duvidas sobre eletrica

sou eletricista fui chamado para um trabalho, em um ramal com 3 tomadas sendo a da ponta 110 e as outras 220 era para transformar as bi em mono. O que eu fiz desconectei uma fase e fiz uma ponte do negativo. resultado quando fui testar com uma lampada desarmou o DR detalhe não tinha nada ligado em nenhuma tomada. Qual foi meu erro. desde jâ agradeco.

duvidas sobre eletrica

sou eletricista fui chamado para um trabalho, em um ramal com 3 tomadas sendo a da ponta 110 e as outras 220 era para transformar as bi em mono. O que eu fiz desconectei uma fase e fiz uma ponte do negativo. resultado quando fui testar com uma lampada desarmou o DR detalhe não tinha nada ligado em nenhuma tomada. Qual foi meu erro. desde jâ agradeco.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 1
Fabio Araujo
Rent A Husband (Itapema, Santa Catarina) Rent A Husband - há 8 anos

Não sei se já te deram esta resposta mas vamos lá. Tu tem dentro do eletroduto 2 pretos(fases) e um branco(neutro) correto? quando você tirou uma das fases da tomada 220v e deixou a outra colocando apenas o neutro no lugar acabou por fazer o DR atuar entendendo que houve uma fuga, porque? Bom, o DR funciona medindo o que passa por ele e reconhece uma minima queda atuando e desligando o sistema. quando você misturou a fase do 220v com o neutro do 110v ele reconheceu, tanto que ele apenas caia quando você colocava alguma carga nele. Se você tivesse pego a mesma fase e o mesmo neutro da tomada 110v não teria tido este problema. Espero ter ajudado caro colega.

Responder
Ricardo
Particular - há 8 anos

Bom dia marcelo. O terra e branco e o terra e verde impossivel esta distracao. mas mesmo assim obrigado pela atencao

Ricardo
Particular - há 8 anos

Oi Bruno bom dia! A outra fase estava bem isolada e mesmo assim a desconectei do disjuntor para evitar problemas futuros. a lampada e incandescente de 20 lampada de abajour. mas ifelizmente o servico ja era. se o propietario me passar qual a solucao eu reenvio ok. Muito Obrigado

Ricardo
Particular - há 8 anos

Bom dia Armando, sao 5 fios 2 fase 2 neutros e um verde aterramento um neutro e separado para uma camera que eu resolvi passar longe e segui o outro neutro que esta ligado ao barramento apos o DR ou seja neutro detalhe o neutro da camera nao passa pelo DR.

Ricardo
Particular - há 8 anos

Bom dia a todos, O circuito ja estava pronto fui chamado para transformar 2 tomadas 220 v para 110 v. O que fiz como passava pelo duto um fio branco (neutro) ligado ao DR achei que desativando das tomadas (220) uma fase e no lugar conectando o neutro seria o suficiente, mas quando fazia o teste o DR desligava. conteudo do duto 2 fios pretos (fases) 1 fio branco (neutro) e 1 fio verde (terra). Sabendo que cada ramal ou fase tem seu proprio dijuntor. espero ter sido bem claro pois acho que me fiz muito confuso aos colegas desculpas, mas aguardo um a resposta . Ainda em tempo ja perdi o servico mas gostaria de solucionar o misterio.

Osmar José Barbeiro

Amigo, caso tenha mais de uma chave DR, procure ligar o fio que você chama de negativo que na verdade o nome correto é NEUTRO no barramento de neutro correspondente ao disjuntor da fase desta tomada. ''LEMBRE-SE O FIO NEUTRO DEVE SER LIGADO NA SAÍDA DA CHAVE DR E NUMCA NA ENTRADA''.

Caso tenha somente uma chave DR, verifique se realmente você ligou o fio neutro no barramento de neutro que deve ser alimentado pela saída da chave DR.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

o DR detecta diferença de corrente entre seus terminais, ou seja, você desligou uma fase e deixou a outra ligada, sendo assim terá somente uma fase conectada consumindo corrente, e quando isso acontece, o DR interpreta como fuga, pois não tem o retorno do que está sendo consumido, este foi o problema, este DR deve ser corretamente instalado, passando o neutro por ele para que ele interprete o retorno da corrente consumida.

Responder
Bruno Beltrami
Beltrami Elétrica E Automação (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Beltrami Elétrica E Automação - há 8 anos

Bom dia.

Vc tem que ver se a a outra fase foi tirada corretamente do circuito e conferir se está isolada corretamente para ñ dar curto nesse circuito. Se a lâmpada for eletronica talvez tb possa ser ela q está causando o curto, Pois isso já aconteceu comigo. Pelo q vc relatou parece estar td ok. Mas bata o circuito novamente e confere a lâmpada e veja o resultado. Qualquer dúvida entre em contato novamente. Abç.

Responder
Leandro Lidizio
Lapel Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) Lapel Engenharia - há 8 anos

O DR desarmou porque interpretou como uma fuga de energia, para isso que ele foi feito, o que deve está ocorrendo é que ele não está corretamente instalado. É muito importante que os circuitos estejam corretamente instalados para não anular o funcionamento do DR. Um abraço.

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 8 anos

Tudo Bem?

Quantos fios tem neste ramal, duas fases e um neutro, se deveria transformar as 03 tomadas em 110, deveria desativar uma fase, desligando do disjuntor e conectar o neutro já existente nas mesmas, Detalhe: verificar se a fiação é exclusiva deste ramal; o neutro é neutro mesmo, passa pelo DR; não tem aterramento neste ramal; a polaridade da tomada esta correta?????????

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região