Alguém pode me ajudar com dúvidas sobre instalação de uma churrasqueira elétrica?

Olá. Estou com uma dúvida sobre a instalação de ma churrasqueira elétrica tipo Grill, aquela que tem resistência. Bem, tenho uma dessa que está marcando no cabo de tomada da churrasqueira 16A. Uso normalmente na minha varanda do apartamento em uma tomada comum de 10A, mas como o conector da tomada da churrasqueira é daquele mais grosso tenho que utilizar um conector para conseguir encaixar na tomada. Para evitar esse conector resolvi trocar a tomada na varanda por um de 20A quem os furos mais largos, entretanto ao trocar a tomada e ligar a churrasqueira meu disjuntor desarmou e tive que voltar com a tomada de 10A. Alguém sabe explicar porque o disjuntor desarmou quando liguei a churrasqueira na tomada de 20A? Observo que o disjuntor é de 20A e que o fio é de 2,5mm e que o circuito tem mais 10 tomadas comuns.

Alguém pode me ajudar com dúvidas sobre instalação de uma churrasqueira elétrica?

Olá. Estou com uma dúvida sobre a instalação de ma churrasqueira elétrica tipo Grill, aquela que tem resistência. Bem, tenho uma dessa que está marcando no cabo de tomada da churrasqueira 16A. Uso normalmente na minha varanda do apartamento em uma tomada comum de 10A, mas como o conector da tomada da churrasqueira é daquele mais grosso tenho que utilizar um conector para conseguir encaixar na tomada. Para evitar esse conector resolvi trocar a tomada na varanda por um de 20A quem os furos mais largos, entretanto ao trocar a tomada e ligar a churrasqueira meu disjuntor desarmou e tive que voltar com a tomada de 10A. Alguém sabe explicar porque o disjuntor desarmou quando liguei a churrasqueira na tomada de 20A? Observo que o disjuntor é de 20A e que o fio é de 2,5mm e que o circuito tem mais 10 tomadas comuns.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Frederico Castro
F Castro Engenharia (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) F Castro Engenharia - há 3 anos

Olá,

Tome muito cuidado! Você está usando um equipamento que exige 16A em uma tomada de 10A, em teoria, uma hora ela vai fundir e causar um curto, podendo inclusive queimar seu equipamento.

Você pensou corretamente, ajustar a tomada para 20A. Não faz sentido que com a tomada de 20A o disjuntor desarme e com a de 10A não, uma possibilidade é que essa tomada de 20A esteja com algum defeito de fabricação.

No entanto, a tomada é só parte dos seus problemas, cabos 2,5mm não são adequados para suportar essa churrasqueira. O ideal seria criar um novo circuito com um disjuntor apenas para esta instalação. Não posso te dizer a bitola correta, pode ser de 4mm a 8mm dependendo da potencia do equipamento e da distancia da ligação.

Responder
Rauss Engenharia
Rauss Engenharia (Pinhais, Paraná) Rauss Engenharia - há 3 anos

Recomendamos um circuito exclusivo para a tomada da churrasqueira, com disjuntor 20A e cabo com 4mm².

No que diz respeito a duvida do que ocorreu, existem algumas possibilidades, que são:

- Instalação da tomada nova pode ter deixado o circuito em curto;

- Utilização da churrasqueira simultaneamente com outros equipamentos neste mesmo circuito;

Esperamos ter ajudado!

Responder
Francisco Roberto Costa
Particular - há 3 anos

Será que só nós dois achamos que alguma coisa errada não está certa? Se a única coisa que vc fez de diferente, foi trocar a tomada; os fios continuam os mesmos, o grill continua o mesmo; não deveria desarmar o disjuntor. A tomada não tem muito a ver. Se está sobrecarregando, ela é que iria aquecer e derreter. Uso grill em tomada de 10A e com adaptador, igual você. Na mesma tomada, tem microondas e cafeteira, além de ligar secador de cabelos.

Nunca deu o mínimo sinal de problema.

Particular - há 3 anos

R: O ideal é fazer um circuito especial para alimentar essa tomada de 20A nova com cabo 8mm e dijuntor de 40A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Marco Aurélio Seppe
Solarmas Engenharia E Instalações Elétricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Solarmas Engenharia E Instalações Elétricas - há 3 anos

Boa noite, no seu caso você deverá transformar seu ponto de tomada de uso desta churrasqueira em TUE (Tomada de uso específico) conforme a norma NBR 5410. Para isso, você deverá instalar um circuito exclusivo para esta TUE com cabos 4 mm2 (Quatro milímetros quadrado de área do cabo) e com um disjuntor de 20A. Procedendo desta forma você não terá problemas.

Responder
Celiomar Moreira Souza
Particular - há 3 anos

Valeu pelo retorno. Pensei nisso , mas a minha maior dúvida e porque a churrasqueira ligada na tomada de 10A funciona e na de 20A não. Quando utilizo o conector para encaixar o plug da tomada da churrasqueira que e mais grosso para 20A e não cabe na tomada de 10A, esse conector diminui a corrente?

Edson Ribeiro
Particular - há 3 anos

Não tem necessidade de por cabo de 4mm, 2,5 e o suficiente, como ele falou deve ser um circuito independente, vindo direto do painel para a tomada onde ela vai ficar. Espero ter ajudado cábo de 2,5 suporta até 25 amperes.

Ricardo Batista
Particular - há 3 anos

Boa noite, o disjuntor desarma por sobrecarga ou curto, se sua churrasqueira for de 1800 watts em 127v, só ela da aproximadamente 15A, com mais o restante das tomadas, dependendo do que estiver ligado, vai desarmar mesmo, tenta desligar os outros equipamentos da tomada ou faça uma conta de qual a potência total de todos os equipamentos está utilizando nesse circuito

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região