Qual transformador devo utilizar?

Minha cafeteira é de 1520w, posso usar um transformador de 2000A? O recomendado é de 2128A, mas o de 2000A para uso por poucos dias é suficiente?

Qual transformador devo utilizar?

Minha cafeteira é de 1520w, posso usar um transformador de 2000A? O recomendado é de 2128A, mas o de 2000A para uso por poucos dias é suficiente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Jorge Alberto dos Santos

Boa tarde Amarildo.

Depende muito do fabricante do transformador. Alguns transformadores tem um rendimento baixo com impedância interna alta o que faz com que aqueça muito se você utilizar aparelhos que demandam muito da capacidade de transformação. Mas, via de regra, se você adquirir um transformador de 2000W de boa marca, não terá problema pois uma cafeteira tem carga resistiva e a potência em kVA exigida será a potência em kW informada nos dados de placa do aparelho.

Responder
Vinicius Ramos Lima
Vinicius Lima - Eng. Eletricista (Camaçari, Bahia) Vinicius Lima - Eng. Eletricista - há 6 anos

Amarildo, boa tarde!

Veja se na tabela da cafeteira informa o fator de potência (por exemplo: 0,8 ou 80% - pode ser outros valores). Com isso, divida a potência em Watts "1520" pelo fator de potência. 1520/0,8 (exemplo) e terá a sua potência aparente em VA.

Considerando o fator de potência citado de 0,8 (que eu considero baixo para uma cafeteira que é uma carga resistiva), sua potência aparente será de: 1520/0,8 = 1900 VA; o que significaria que poderia utilizar o tranformador de 2000 VA.

Veja esses detalhes e vai conseguir sanar sua dúvida.

Abraço!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região