Como trocar o disjuntor?

Comprei uma casa com a instalação 110 volts funcionando, no entanto no quadro de energia tem um disjuntor duplo de 30a e um simples de 40a.

Agora tenho um novo padrão bifásico e quero trocar os disjuntores colocando então só no chuveiro o 220v,

Não vou mudar nenhum fio agora , mas como mudar o disjuntor duplo de 30 e o de 40, por dois de trinta um de 25 e um de 15a.

Como trocar o disjuntor?

Comprei uma casa com a instalação 110 volts funcionando, no entanto no quadro de energia tem um disjuntor duplo de 30a e um simples de 40a.

Agora tenho um novo padrão bifásico e quero trocar os disjuntores colocando então só no chuveiro o 220v,

Não vou mudar nenhum fio agora , mas como mudar o disjuntor duplo de 30 e o de 40, por dois de trinta um de 25 e um de 15a.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Gustavo Germano Fischborn
Stf-Servicos Técnicos Fischborn (Canoas, Rio Grande do Sul) Stf-Servicos Técnicos Fischborn - há 6 anos

César para começar disjuntor é um dispositivo de segurança que é instalado a partir de cálculo e dimencionamento você não pode sair distribuindo disjuntores sem saber oque eles irão proteger. Este serviço deve ser feito por um profissional qualificado.

Responder
Rodolfo Condi Ribeiro
Condi Elétrica E Automação (Mauá, São Paulo) Condi Elétrica E Automação - há 6 anos

Primeiro desligue a energia, recomendo você comprar um multímetro para ter certeza que não há energia no local, procure por pente da steck bifasico, ele faz a distribuição dos dijuntores, você consegue diversas fotos na internet como referenccia

Responder
Ian Will
Reforma Niteroi (Niterói, Rio de Janeiro) Reforma Niteroi - há 6 anos

A energia chega na sua caixa de disjuntores em 2 fios mais um 3o fio que é o neutro. Peque esses 2 das fases e ligue em um disjuntor duplo. Na saída deles, use 1 fio para ligar em um disjuntor simples (110) e use outros 2 fios (um em cada saída deste disjuntor principal) e ligue na entrada de outro disjuntor duplo. Na saida deste disjuntor duplo você terá o 220v, pois usou as 2 fases que chegam no disjuntor principal. Tirando isso, tem que ligar o neutro (das ligações 110) naquele 3o fio que falei no inicio.

Mas... o certo é chamar alguém que entenda pra dimensionar melhor o que realmente você precisa de disjuntor.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Basta manter a fiação de ligação "jump" de alimentação, ou verificar os filamentos das fases...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região