É possível emendar um fio paralelo de 1,5mm² com um comum de 2,5mm²?

Tenho um duto onde passa um fio (fase e neutro) de 2,5mm² e chega a uma tomada de 10A, onde ligo a minha geladeira 127v. Estou querendo fazer uma emenda nesse fio de 2,5mm² para um fio paralelo de 1,5mm² a fim de ligar uma luminária simples próximo a geladeira. É possível? É seguro? Usarei conectores Wago na emenda e vou colocar um interruptor simples também no fio de 1,5mm². Obrigado!!!

É possível emendar um fio paralelo de 1,5mm² com um comum de 2,5mm²?

Tenho um duto onde passa um fio (fase e neutro) de 2,5mm² e chega a uma tomada de 10A, onde ligo a minha geladeira 127v. Estou querendo fazer uma emenda nesse fio de 2,5mm² para um fio paralelo de 1,5mm² a fim de ligar uma luminária simples próximo a geladeira. É possível? É seguro? Usarei conectores Wago na emenda e vou colocar um interruptor simples também no fio de 1,5mm². Obrigado!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 5 meses

Sim, é possível emendar um fio paralelo de 1,5mm² com um fio comum de 2,5mm², desde que algumas precauções sejam tomadas. É importante garantir que a emenda seja feita corretamente, de modo a evitar problemas elétricos e de segurança.

A primeira etapa é garantir que os fios estejam limpos e sem qualquer tipo de revestimento ou sujeira que possa prejudicar a conexão. Em seguida, deve-se unir os fios de modo que as extremidades se toquem, de preferência torcendo-os para que fiquem bem firmes.

Após unir as extremidades, é recomendável utilizar uma fita isolante para envolver a emenda, protegendo-a de possíveis danos externos e evitando a exposição dos fios. É importante que a fita isolante seja aplicada de forma a cobrir completamente a emenda, garantindo que não haja nenhum contato elétrico exposto.

Por fim, é importante realizar testes para verificar se a conexão está funcionando corretamente, evitando possíveis problemas elétricos no futuro. Vale lembrar que, em caso de dúvidas ou dificuldades, é sempre recomendável buscar a ajuda de um profissional qualificado para realizar a emenda.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região