É possível ligar uma chopeira elétrica em uma bateria estacionária?

SOCORRO!!

Estou montando um beer truck e minha dúvida é se consigo ligar uma chopeira elétrica de 1.200W e 220V a uma bateria estacionária de 150am, utilizando um inversor de 5000W.

Caso seja possível, quantas horas duraria a carga da bateria?

Lembrando que a chopeira liga de tempo em tempo para resfriar as serpentinas, e geralmente fica de 1-3 minutos ligada (depende da demanda).

É possível ligar uma chopeira elétrica em uma bateria estacionária?

SOCORRO!!

Estou montando um beer truck e minha dúvida é se consigo ligar uma chopeira elétrica de 1.200W e 220V a uma bateria estacionária de 150am, utilizando um inversor de 5000W.

Caso seja possível, quantas horas duraria a carga da bateria?

Lembrando que a chopeira liga de tempo em tempo para resfriar as serpentinas, e geralmente fica de 1-3 minutos ligada (depende da demanda).

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 5 anos

Guilherme, pode ligar sem problemas mas é preciso verificar realmente se sua bateria é de 150 Ah, pois geralmente para esse tipo de ligação utilizamos o valor de amperagem C20.

Recomendo a instalação de energia solar fotovoltaica. Assim você será possível recarregar sua bateria durante o dia usando a radiação solar.

Para lhe informar a duração aproximada da bateria precisamos saber quantas horas irá utilizar essa chopeira (ex: 17:00 às 23:00) e assim é possível fazer cálculo com maior precisão.

Vamos supor que a chopeira funcione por 2 horas por jornada (17:00 as 23:00)

Então :

Considerando perda de 15% do inversor e tensão de 12V da bateria 150A (bateria) temos:

1200W /0,85 = 1412W - Potência a ser considerada nos cálculos

Duração:

(150A*12V*60min)/1412 = 77 minutos de autonomia

Para melhorar autonomia indico é necessário colocar mais baterias de mesma capacidade ou se possível usar inversor com entrada de 24V.

Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 5 anos

Boa Tarde Sim você consegue ligar a chopeira em uma bateria através do inversor, a plena carga a bateria terá uma autonomia de 1,40 hora em acondiçoes ideais, oque não ocorre no cotidiano. Isso e uma estimativa que poderá variar com oque mais acrescentar em seu projeto, lembrando que devera seguir as normas de instalação tanto para AC como para DC

Responder
Klebet Lafaiete  Rodrigues Fonseca
Klebet Fonseca Elétrica Indústrial. (Cidade Ocidental, Goiás) Klebet Fonseca Elétrica Indústrial. - há 5 anos

Sim, bastar ter um conversor de voltagem, nesse caso ele muda a tensão de saída de 12V para 220V

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região