É possível que a instalação elétrica de duas casas sejam ligadas a um único relógio?

Pessoal boa tarde!

Moro em uma casa antiga que possui o relógio da concessionária de energia da época que ainda era dentro de casa e a base de fusível e a instalação elétrica da casa não está lá muito boa.

Penso em fazer em fazer um quarto e sala no mesmo terreno da atual casa onde moro pois o quintal tem bastante espaço, com isso gostaria de saber se existe a possibilidade da instalação da nova "casa" ser feita junto ao relógio da casa já existente no terreno.

É possível? Isso seria considerado "gato"?

Alguém que seja eletricista, ex funcionário de companhia elétrica ou que entenda do assunto poderia me ajudar?

Desde já agradeço a galera que entende de elétrica e que se dispôs a me ajudar!

É possível que a instalação elétrica de duas casas sejam ligadas a um único relógio?

Pessoal boa tarde!

Moro em uma casa antiga que possui o relógio da concessionária de energia da época que ainda era dentro de casa e a base de fusível e a instalação elétrica da casa não está lá muito boa.

Penso em fazer em fazer um quarto e sala no mesmo terreno da atual casa onde moro pois o quintal tem bastante espaço, com isso gostaria de saber se existe a possibilidade da instalação da nova "casa" ser feita junto ao relógio da casa já existente no terreno.

É possível? Isso seria considerado "gato"?

Alguém que seja eletricista, ex funcionário de companhia elétrica ou que entenda do assunto poderia me ajudar?

Desde já agradeço a galera que entende de elétrica e que se dispôs a me ajudar!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 6
Josué Mariano
Josué Dias Mariano (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Josué Dias Mariano - há 6 anos

Boa dia meu amigo!!!

É possível sim, porem não aconselhável. O ideal é fazer uma nova instalação elétrica, substituindo cabeamento rígidos e fusíveis por cabeamento flexíveis e disjuntores. O custo de beneficio será satisfatório pois o consumo de energia ira reduzir até 30% com uma nova instalação, sem contar a segurança que ira proporcionar a sua família. Conselho;

Contatar um profissional para realizar o serviço e fazer o dimensionamento de carga da residência. Antigamente não existia tantos aparelhos elétricos e eletrônicos comparado aos dias de hoje, eles são sensíveis às variações de energia, onde podem acabarem sendo danificados.

Espero ter ajudado. Abraços!!

Responder
Jussara Arruda Machado

Bom dia, primeiro tem que saber qual companhia atende o local. Na loja da companhia você terá que pedir um desligamento para colocar outro padrão novo. Eles vão até o local e coloca um disjuntos direto e vão dar um prazo para vc executar o serviço. Durante esses dias vc não pagará energia que usar, mas tem que obedecer o prazo, daí vc chama um profissional para executar o novo padrão. Depois vc coloca um quadro dentro da casa com a distribuição de qtos disjuntores a suas casas precisam. Hoje toda ligação nova o padrão tem que ser virado o visor para a calçada.

Alvaro
Particular - há 6 anos

Do ponto de vista legal vc pode. Precisa fazer uma revisao na alimentação antiga, ver se a mesma suporta esta nova carga. Fazendo outro padrão de alimentação vc tera que pagar tambem mais um taxa de iluminação pública.

Edmarcio Costa Borges

Se a segunda casa está no mesmo terreno e logradouro não há problemas do ponto de vista legal. Seria considerado gato fornecer energia para um vizinho ou receber do mesmo. Se outra família for morar na casa é aconselhável uma entrada de energia individual.

Responder
João Luís Martins
Jlc Instalação Elétrica E Hidráulica (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Jlc Instalação Elétrica E Hidráulica - há 6 anos

Bom dia V. Miranda!!

Se eu entendi a sua pergunta, vc quer adicionar a rede elétrica da casa nova no mesmo medidor de energia da casa velha.

Se for isso, então, se vc mora em porto alegre ( um exemplo): a CEEE que distribui energia aqui, não permite que 2 casas (mesmo sendo no mesmo terreno) usem o mesmo medidor de luz!! Posso afirmar isso, por que nós readaptamos muitos quadros, para individualizar os medidores padrões de cada casa.

Talves em outras regiões e outras empresas possam permitir!

E se vc individualizar, vc deve contratar um profissional da area, e ir até a fornecedora de energia para solicitar que eles venham desligar o quadro para que o eletricista possa fazer o serviço e tambem faça uma lista dos aparelhos que vc possui em cada casa, assim a empresa vai determinar qual a amperagem correta para o djuntor que ira no quadro geral. Assim funciona aqui no sul, repito, talves em outras regiões possa ser diferente. O resto o seu eletricista fará.. Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Possivel é, mas teria que ter dois DG e cabeamento adequado para as distribuições;

A disposição;

Marcelo Ramos
Particular - há 6 anos

É possível desde que o fio da rede geral seja de uma bitola padrão coloca um CD na nova instalação faz o básico revisa os fios emendas r coloca disjuntor principalmente chuveiros microondas a televisão e outros equipamentos compra extensão com fusível é baixo o custo da instalação

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região