E possível ter um bom aterramento usando hastes de aterramento prolongável?

Comprei uma casa recentemente e vou refazer toda sua parte elétrica. Só que ela não tem aterramento e o espaço para fazê-lo aqui é reduzido. O terreno até dá para colocar umas 3 hastes "comuns", mas teria que quebrar muita coisa o que torna inviável.

Sei que existe uma tal ‘haste de aterramento prolongável’ que resolveria o meu problema. Porém é difícil encontrar informação sobre ela e eu tenho algumas dúvidas que agradeceria se me ajudassem a saná-las.

Essas hastes são tão efetivas quanto as comuns?

É possível ter um aterramento com bom desempenho usando apenas 2 dessas hastes prolongáveis de 3 metros cada totalizando assim uma de 6 metros?

Grato!

E possível ter um bom aterramento usando hastes de aterramento prolongável?

Comprei uma casa recentemente e vou refazer toda sua parte elétrica. Só que ela não tem aterramento e o espaço para fazê-lo aqui é reduzido. O terreno até dá para colocar umas 3 hastes "comuns", mas teria que quebrar muita coisa o que torna inviável.

Sei que existe uma tal ‘haste de aterramento prolongável’ que resolveria o meu problema. Porém é difícil encontrar informação sobre ela e eu tenho algumas dúvidas que agradeceria se me ajudassem a saná-las.

Essas hastes são tão efetivas quanto as comuns?

É possível ter um aterramento com bom desempenho usando apenas 2 dessas hastes prolongáveis de 3 metros cada totalizando assim uma de 6 metros?

Grato!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Marcelo Pereira
O Artifice Infraestrutura (Niterói, Rio de Janeiro) O Artifice Infraestrutura - há 10 meses

Bom dia Xará.

As Normas NBR 5410 e NBR 5419 são as referências para desenvolver esse trabalho, porém, como não documentos didáticos, vou te esclarecer os pontos que considero fundamentais sobre sua dúvida.

Não é a profundidade que vai determinar a eficiência de uma malha de aterramento, e certamente não será fácil cravar hastes de 6 metros. Já vivi tal experiência.

As características do solo influenciam diretamente na resistividades na malha. Arenosos maior resistividade, Argilosos (barro) retém mais umidade e por isso favorecem a construção de malhas que, se corretamente dimensionadas (tamanho, diâmetro e qtde de hastes, além dos cabos Nú interligando-as, preferencialmente com solda exotérmica).

Para uma residência comum, em terreno com solo com características mais úmidas, em uma avaliação simplista, te digo que 03 hastes de 2,5 ou 3m, interligadas com cabo nú 16 ou 25 mm² (conector ou solda), lhe darão uma resistividade baixa. Ideal < 10 Ohms (bom se conseguir um Terrômetro para verificar.

Caso não obtenha resultados bons nas leituras, aplique Sal grosso (isso vai ajudar, mas acelerará a corrosão das hastes). Melhor é usar Gel químico para aterramento. Aterragel ou similar.

ATERRAGEL é um composto para aterramento natural a base de silicato hidratado de alumínio. Ele reduz a resistividade do solo e ainda atua como despolarizante sobre os componentes do sistema de aterramento.

Não deixe de instalar em seu painel geral de distribuição de energia os DPS classe I (protetor contra surtos elétricos), e nos painéis secundários os DPS classe II.

Abraço!

MP

3 fotos
Responder
Anivaldo Tito Gomes Da Silva Tito

Bom dia. Vai resolver sim.

Só seguir os parâmetros.

Consegui um profissional qualificado para o serviço.

e se poder fazer uma proteção na emenda da astea vai ajudar,

Lembrando que os materiais de hoje não são 100%puros.

estão corre risco de oxidação.

Sempre uso algun tipos de resina.

Para emenda,e fechame do conector.

Responder
Jonatas Ambrosio santana
J.b.i Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J.b.i Ar Condicionado - há 10 meses

Sim é possível contudo o material escolhido deve seguir as normas ABNT e exigem uma certa pesquisa por parte do comprador já que no mercado existem alguns materiais de baixa qualidade . Segundo ponto o profissional contratado deve saber oque está fazendo pois material bom na mão de quem não tem conhecimento acaba se tornando investimento perdido

Responder
Paulo Rodrigues
Pfeletrica (Mogi das Cruzes, São Paulo) Pfeletrica - há 10 meses

O sistema externo de aterramento do SPDA, para que seja eficiente, é imprescindível que seja utilizado os materiais adequados. A execução de um aterramento em conformidade com as normas da ABNT é simples, mas exige alguns cuidados especiais e qualquer falha nas conexões pode pôr em risco a integridade do sistema.

É bastante comum encontrar no mercado materiais fora das normas, principalmente hastes de baixa camada, totalmente irregulares e desproporcionais às especificações contidas na NBR5419/2015 e NBR13571. Na NBR13571, há a indicação explícita que as hastes de aterramento de aço-cobreadas devem ser fabricadas com materiais de primeira qualidade, que suportem as condições elétricas, mecânicas e químicas a que são submetidas quando instaladas (Referência NBR13571 4.1.1).

Para facilitar a correta identificação (alta camada), basta observar as seguintes marcações:

Responder
Fagner Gomes Alves
Fagner Gomes Alves (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Fagner Gomes Alves - há 10 meses

Bom dia Marcelo sim é possível sim, mas irmão tem coisa que é melhor você gastar um pouco mas que daí você tem a certeza que seu serviço está 100%. Mas com essa daí consegue sim blz abraço !!!

Responder
WLS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS  SERVIÇOS SERVIÇOS

Consegue sim

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região