Como instalar forno elétrico?

Vou instalar dois fornos para cada forno estou usando fio de 4mm de disjuntor de 20 a está correto?

Como instalar forno elétrico?

Vou instalar dois fornos para cada forno estou usando fio de 4mm de disjuntor de 20 a está correto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 6 anos

R: Depende da distancia até o DG, eu colocaria 6mm e dijuntor de 32A

A disposição;

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Joel boa tarde!!

Primeiramente consulte o manual do teu forno, caso não tenha especificações neste sentido, ha de se fazer os cálculos para dimensionamento dos cabos e do disjuntor. Lembrando que para estes equipamentos será necessários circuitos distintos. Espero ter ajudado.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 6 anos

O melhor que se tem a fazer é seguir o manual do fabricante quanto a potência, corrente, fiação e capacidade do disjuntor. Sem esses dados, qualquer instrução passada é leviana. Dependendo do forno, a fiação tem que ser exclusiva direto do quadro de distribuição, saindo do disjuntor geral, com disjuntor para o forno. Cuidado com acidentes futuros. Eletricidade é igual dinheiro: Não aceita desaforos e nem falta de educação. Merece respeito.

Responder
Lenivaldo Salustiano

A primeira coisa a ser observada é o manual do fabricante.

Pois ele indica o disjuntor a ser usado e a seção nominal do cabo.

Ex: disjuntor de 32A cabo 4,00 mm.

A vantagem de olhar o manual é a segurança e talvez a economia na compra do material.

Ex: no manual pode estar indicando um disjuntor de 20A

E cabo de 2,5mm (neste mantém a segurança e economiza)

Lembrando que conforme a norma, circuitos cuja a corrente for acima de 10A terá que um Circuito específico.

Portanto no caso de dois fornos nestas condições: dois circuitos específicos.

No exemplo que você usou não tem nenhum problema desde que a corrente nominal do forno não sseja superio a 20A.

Naturalmente os cálculos são necessários também mesmo quando se observa o manual do fabricante em vista de algumas circunstâncias.

Por exemplo: os fornos serão instalados a uma distância significativamente longa do quadro de disjuntores.

Oque resulta em queda de tensão.

As vezes não fisicamente não está tão distante, mas talvez no segundo piso de um restaurante por ex, e o caminho da infra faz muitas voltas até chegar no ponto onde ficará cada forno.

São situações que devem ser consideradas com um profissional eletricista.

Assim poderá manter a segurança, economia na conta de energia elétrica e vida útil do equipamento.

Um abraço?

Precisando estamos à disposição.

Em linhas gerais o exemplo que você uso não apresenta problemas desde que a corrente nominal do forno não seja superior a 20A

É muito importante verificar no manual do fabricante a indicação do disjuntor e do cabo a ser usado.

Assim, além da segurança talvez você tenha economia também.

Quanto aos cálculos eles também são importantes mesmo tendo a indicação do fabricante no manual.

Pois essa indicação não considera todas as circunstâncias do local. Como por exemplo: distância que o cabo do circuito vai percorrer desde o quadro de disjuntor até o ponto onde o forno será instalado, temperatura ambiente e tempo de exposição a tal temperatura no caso de se tratar de um restaurante.

Responder
Thiago Rodrigues
H.R. Instalações Elétricas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) H.R. Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia...

Deve ser feito a consulta no manual ou fazer o cálculo para saber a corrente do aparelho.

Assim é possível determinar a secção do cabo e o disjuntor a ser utilizado.

Lembrando que deve ser um circuito exclusivo para esse tipo de equipamento e uma tomada de 20A.

Responder
Rosevaldo da Silva

Boa tarde, De uma maneira geral esta correto, consulte o manual do fabricante normalmente la eles indicam o disjuntor a ser usado e até mesmo a fiação. Caso não tenha verifique a potencia do aparelho e faça os cálculos para determinar a fiação e o disjunto

Responder
Anderson
Anderson Eletricista (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Anderson Eletricista - há 6 anos

O fio e o disjuntores estão corretos não se esqueça da tomada específica de 20 amperes.

Responder
Everton Teles
Elteletricista (Franco da Rocha, São Paulo) Elteletricista - há 6 anos

Olá, na verdade depende da potência do forno, a bitola do fio que o amigo informa está incompatível com o disjuntor, acredito que a fiação está correta porém o disjuntor não, fio de 4 mm2 é pra disjuntor de 32 A, precisamos saber a tensão da rede (se é 110 ou 220) e a potência do forno em Watts para saber qual fio e disjuntor corretos)

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região