Meu disjuntor está derretendo um dos polos, o que eu posso fazer?

Boa noite o meu quadro de distribuição tem um disjuntor geral de 80a só que ele está derretendo um dos pólos o que eu posso fasser

Meu disjuntor está derretendo um dos polos, o que eu posso fazer?

Boa noite o meu quadro de distribuição tem um disjuntor geral de 80a só que ele está derretendo um dos pólos o que eu posso fasser

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Solar Painel

Boa noite, a função do disjuntor é desligar um circuito que ultrapasse a corrente projetada, seu disjuntor de 80A pode estar super dimensionado para o sistema projetado, como a bitola do fio é diretamente proporcional à corrente do circuito, e o sistema realmente chega a 80A uma possibilidade é a fiação estar mal dimensionada, causando um aquecimento excessivo sem desligar o disjuntor. Sempre chame um eletricista, ele tem que avaliar o dimensionamento do circuito e adequar a fiação e o disjuntor para o consumo. Há uma 3a hipótese que é estar tudo certo e o cabo estar mal encaixado no disjuntor sem estar preso adequadamente causando pequenas fagulhas que causam o desgaste e derretimento do cabo. Estes problemas podem causar incêndio em sua residência por isso as providências devem ser urgentes.

Responder
Alex Peçanha
Atento Sistemas De Segurança Eletrônica (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Atento Sistemas De Segurança Eletrônica - há 4 anos

Boa noite,

Olha esse tipo de cenário pode ser (como sempre), um turbilhão de encrencas.

# - Este circuito (cômodo, trecho, seção) que está ligado ao disjuntor, está dimensionado erradamente com excessos.

# - As cargas ali conectadas, estão ultrapassando o limite. Deve-se aqui, fazer uma separação dos circuitos, de maneira que fiquem num balanceamento aceitável.

# - Seria o caso de fazer uma restruturação na rede, para adequações futuras.

OBS: Observe e respeite as "seções" dos cabos, a "amperagem" correta dos disjuntores e a fluidez da sua tensão (seja ela qual for, entregue no seu quadro).

OBS: Exageros de "ligações" sem precedentes, pode colocar fogo numa instalação "descontrolada".

Responder
Casa Nova Construtora

Se esta derretendo esta com carga superior e aquecendo. O problema é que a carga esta na rede toda e não somente no disjuntor, se trocar o disjuntor ou o fio no disjuntor, apertar, etc vai transferir o problema pra outro ponto da rede que provavelmente estará dentro da parede ou nos aparelhos conectados e ai o prejuízo será maior.

A melhor alternativa é um técnico que realmente saiba o que esta fazendo (credenciado) para avaliar a carga e a fiação(rede)

Responder
Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 4 anos

Se está derretendo é sinal de super aquecimento dos cabos, disjuntor super dimensionado e cabo sub dimensionado, risco de incêndio, reveja toda a sua instalação

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região