Elétrica

Bom dia,

Fiz os calculos de corrente e potencia da minha casa e ficou assim:

corrente: 82,08A

potencia: 13603 kw,

qual DR DEVO colocar no quadro de distribuição?

Elétrica

Bom dia,

Fiz os calculos de corrente e potencia da minha casa e ficou assim:

corrente: 82,08A

potencia: 13603 kw,

qual DR DEVO colocar no quadro de distribuição?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 7 anos

Diogo, boa tarde!!

Conforme Lindomar citou, as potências devem ser calculadas separadamente, porém isso para se dimensionar um quadro de distribuição correto, os DRs devem também ser instalados em circuitos separados, um para as TUGs (Tomadas de Uso Geral), um para cada chuveiro, um para TUEs (Tomadas de Uso Específico). A iluminação se instalada corretamente, pode ficar sem DR. Pense na situação que você tem um DR geral e uma tomada ou chuveiro dê uma fuga e o DR desarma, você perderá toda sua iluminação, e isso a noite não é legal.

O DR tem a função de proteção contra fugas e choque elétrico e não protege o circuito, e ele faz parte do circuito, portanto ele deverá suportar mais do que a corrente que passa por ele. Sugiro que verifique a potência de cada circuito que você irá instalar os DRs e dimensiona-lo um valor comercial acima do disjuntor que protege o circuito (se o disjuntor que protege tomadas é de 20A, utilize um DR de 25A naquele circuito; se o disjuntor que protege o chuveiro é de 32A, utilize um DR de 40A naquele circuito), e a sensibilidade do DR para uso residencial é de 30mA.

Responder
Lindomar  Silva
L&D Instalações Eletricas (Osasco, São Paulo) L&D Instalações Eletricas - há 7 anos

Bom dia Diogo,

com já foi iniciado o assunto vejo que os cálculos nano estão batendo.

você precisa calcular separadamente as cargas existente em sua casa.

Primeiro calcular iluminação.

Segundo calcular tomadas (TUG)

Terceiro calcular tomadas (TUE)

pois cada uma dessas a cima citadas tem um fator de potencia diferente.

Apos esse levantamento você terá um valor de potencia e corrente que sera multiplicado por um fator de potencia adequado para cada carga separadamente.

e por ultimo você terá a somatória da sua potencia que dará origem ao seu disjuntor geral.

OBS. disjuntor de 65A não existe, o que mais se aproxima é 63A

Engenheiro Lindomar da Silva Reis

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região