Como posso dimensionar um quadro elétrico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Pedro de Sousa
De Sousar Eletrica (Biritiba-Mirim, São Paulo) De Sousar Eletrica - há 7 anos

para dimensionar um quadro de distribuição , temos que saber o tipo de carga a ser utilizada, indutiva ou resistiva, (motores ou resistencias eletricas, chuveiros , aquecedores,..etc), partindo da capacidade de carga do ramal de entrada, demandas, tempo de uso , se o local é agressivo ou não, enfim ver se o local é adequado, levantar as cargas a serem instaladas, aterramento.

Responder
Deus William viana

o processo seria análogo ao escrever um livro onde o altor começa a historia pelo final, então para um comando, deve-se começar pelo fim que sera ligar algo, um motor por exemplo, deve-se saber a tensão de trabalho a corrente de partida, a potencia, a classe de isolamento, etc e saber calcular instalar os componentes que ira compor o circuito.

Responder
Paulo Rogério Pironatto Camargo
Prático Serviços Profissionais (Rio Claro, São Paulo) Prático Serviços Profissionais - há 7 anos

Sim, e lembre-se também de dividir os circuitos por ambientes, iluminação e tomadas independentes ( chuveiros, torneira elétrica aquecedor de água), cada circuito inicie com um disjuntor e calcule a capacidade de cada disjuntor conforme os aparelhos ou lâmpadas que serão ligados em cada circuito. Faça um desenho de cada ambiente determinando tomadas e pontos de iluminação e tente dimensionar quantos wats ou VA cada circuito consumirá, será bem mais fácil.

Responder
Ismael vasconcelos
Ismael Vasconcelos Instalações Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ismael Vasconcelos Instalações Elétrica - há 7 anos

É assim para cada função uma profissão não tente fazer o que você não está qualificado as vezes você só quer economizar fazendo o serviço é acaba tendo um gasto maior ou até mesmo causando um acidente ou colocando a vida de pessoas em risco.

Peça que um profissional faça o serviço e evite transtornos futuros.

Responder
Alexandre Roberto
Pro Art Construçoes E Reformas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Pro Art Construçoes E Reformas - há 7 anos

e necessario fazer uma estimativa dos aparelhos a serem utilizados no local exemplo com maquinas geladeiras forno eletrico cuidado ao dimensionar comodos secos e molhados os comodos molhados requer uma atençao especial (comodos molhados banheiro e lavanderia ) espero ter ajudado ponho a disposição

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região