Qual a diferença de amperes para wats?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 1
Vandeilson Alves
Plugar Serviços (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Plugar Serviços - há 1 mês

Olá senhor Mauricio, tudo bom? em relação sua dúvida; podemos dizer que Amperes = Corrente elétrica (símbolo A), e Watts = Potência elétrica (símbolo W). São grandezas elétricas. A corrente elétrica é o luxo de elétrons que seu equipamento está puxando da rede para alimentar, exemplo: chuveiro de 6800 watts de potência, no caso desse chuveiro consome em média 31 Ampére (A) de corrente elétrica.

Watts é a potência do equipamento e/ou a quantidade de energia elétrica fornecia e consumida, que nesse caso o chuveiro consome 6800 watts.

Responder
Edson Nunes
Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática - há 7 anos

Resumindo:

Ampéres é a unidade de medida de corrente elétrica

Watts é a unidade de medida de potência elétrica ativa

Ainda existem outras grandezas elétrica que podem ser medidas e possuem suas respectivas unidades:

tensão em volts

potência aparente em volt-ampér

potência reativa em volt-ampér reativo

fator de potência (adimensional)

resistência elétrica em ohms

resistividade elétrica em ohm por metro

capacitância em farad

indutância em henry

impedância em ohns

condutância, admitância e susceptância todas em siemens ou mho

energia elétrica em watts por hora

etc etc etc.....

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Wats é dominado a potencia máxima descriminado em equipamento elétrico é como um carro quanto mais cavalos ele tem mais potencia terá o carro.

Amperes é denominado a corrente que circula em um circuito, quanto maior for a potencia maior sera a corrente ou seja em um carro seria o combustível quanto quanto mais cavalos ele tiver mais consumo de combustível ele terá.

Responder
Paulo Henrique Pereira da Silva
Particular - há 7 anos

Watts é a unidade de medição de potência de um aparelho, ou seja, o quanto seu aparelho consome de energia. Quanto maior o Watt maior o consumo. Ampère é a unidade de medida de intensidade de corrente, ou seja, quanto maior a Amperagem maior a carga a ser suportada .

Carlos Nicacio de Oliveira
Particular - há 7 anos

Amperagem é a quantidade de corrente que circula em um condutor, quanto maior a amperagem mais cargas e suportado (chuveiro, ferro de passar roupa lampadas etc) e wats é uma potencia (força) de trabalho; ex: uma furadeira de 400 wats consegue fazer trabalhos mais pesados que uma furadeira de 250 wats; estou explicando em modo popular pois na verdade grandezas eletricas são um conjunto de forças que mesmo que sejam de grandeza diferentes interagem uma com outra para um resultado final de trabalho.

Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Olá Mauricio, boa tarde

A minha resposta só reafirma o que os colegas acima disseram:

Amperagem é a quantidade de corrente que circula em um condutor.

Wats é uma potencia de trabalho. Quanto mais Wats mais potencia você terá.

Só lembrando que para cada potência você precisará um tipo de fio e também o tipo certo de disjuntor. Um bom eletricista poderá fazer esses cálculos para você.

Marcos
Mr Soluções Elétricas (Piracicaba, São Paulo) Mr Soluções Elétricas - há 7 anos

Todas as grandezas possuem uma unidade de medida, o metro (m) é a unidade de medida de comprimento, o litro (L) a unidade de volume, etc.

Ampere (A) é a unidade de medida de corrente elétrica (I)

Watts (W) é a unidade de medida de potência.

Todo equipamento que transforma energia elétrica em trabalho seja ele luz, calor, som, etc, possui uma certa potência (W) quanto maior a ela for maior será seu consumo elétrico e consequentemente maior sua amperagem (A) e a necessidade de um condutor de maior bitola (1,5mm², 2,5mm², 4mm²...).

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 7 anos

Amperagem é a quantidade de corrente que circula em um condutor, quanto maior a amperagem mais cargas e suportado (chuveiro, ferro de passar roupa lampadas etc) e wats é uma potencia (força) de trabalho; ex: uma furadeira de 400 wats consegue fazer trabalhos mais pesados que uma furadeira de 250 wats; estou explicando em modo popular pois na verdade grandezas eletricas são um conjunto de forças que mesmo que sejam de grandeza diferentes interagem uma com outra para um resultado final de trabalho.

Responder
Nelson Caruso
Particular - há 7 anos

Bom dia.

Amperes é a força com que o choque elétrico exerce sobre a resistência, isto é, lampada, motor, aquecedor e todos os eletro domésticos.

WATTS é o resultado da força do AMPERES com a tensão da casa, isto é 110V ou 220 V. O resultado pode ser uma economia de energia dependendo do equipamento. Por exemplo, chuveiro é na maioria 220V porque assim o consumo pode ser menor por causa da tensão maior.

att

Carlos Missio
Carlos Eletricista (São José do Rio Preto, São Paulo) Carlos Eletricista - há 7 anos

Boom dia

Watts é a potência do aparelho, é o que ele consome de energia quando em funcionamento,, e amperes é o mesmo que corrente, que é gerado quando está em funcionamento.Para saber a corrente de um aparelho é só dividir os watts pela tensão(volts) , se quer saber os watts é só multiplicar a corrente pela tensão.

Responder
Euzebio Borba Filho
Ebf - Projeto E Instalação Eletrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ebf - Projeto E Instalação Eletrica - há 7 anos

Watts é a potencia máxima que um aparelho pode trabalhar ex.:

Chuveiro, 7500 Watts esquenta mais que um de 5000 Watts, Ok ?

Amperes é quantidade de corrente elétrica para um aparelho trabalhar.

ex.:Chuveiro de 7500 Watts precisa de 34,1 Amperes .... ja o de 5000 Watts precisa de 22,7 Amperes

Responder
Daniel Bomfilio
Daniel Pinturas (Monte Mor, São Paulo) Daniel Pinturas - há 7 anos

No popular

Amperes é a corrente de energia que passa pela instalação

Watts é pôtencia que seu aparelho suporta de energia

Para saber o calculo é de potencia dividido pela voltagem vc sabe quantos amperes pode passar pela instalação

Responder
Rodrigo Manoel
Coriolis Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Coriolis Engenharia - há 7 anos

Ampere(A), é uma unidade do S.I. que é utilizada para medir a intensidade da corrente elétrica.

Watt (W), é uma unida do S.I. que significa Joule/segundo, ou seja, W=J.s^-1

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região