Porque o disjuntor esta desarmando?

Estou com um problema serio aqui e nao consigo resposta por favor me ajude

Tenho uma sala com 24 pc ligados em 5 circuitos com disjuntores nema de 15 a e um disjuntor geral nema de 32 A ....foi mudado para disjuntor geral para um din 20A curva C uma vez que todos eles ligados apenas estão dando 12A mas acontece que agora ao liga-los o disjuntor geral de 20A curva C esta desarmando porque? e o que fazer?

Porque o disjuntor esta desarmando?

Estou com um problema serio aqui e nao consigo resposta por favor me ajude

Tenho uma sala com 24 pc ligados em 5 circuitos com disjuntores nema de 15 a e um disjuntor geral nema de 32 A ....foi mudado para disjuntor geral para um din 20A curva C uma vez que todos eles ligados apenas estão dando 12A mas acontece que agora ao liga-los o disjuntor geral de 20A curva C esta desarmando porque? e o que fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

34 Respostas

Respostas úteis 1
Antônio Arilo Marinho
Instelg Instalações Eletrica Em Geral (Itapevi, São Paulo) Instelg Instalações Eletrica Em Geral - há 6 anos

são vários motivos que desliga o disjuntor, fuga de corrente, mal contato, fiação mal dimensionada, aparelho com defeito, ou o disjuntor com defeito,

faça o teste com um alicate amperímetro veja se a corrente não estar acima da capacidade do disjuntor verifique se a fiação estar esquentado, desligue todos os disjuntores e ligue um de cada vez esperando alguns segundos pra ligar o próximo se tiver fuga de corrente ou aparelho com defeito você identifica qual, se mesmo assim não conseguir só uma boa revisão por um eletricista estamos a disposição

Responder
Marco Antonio
Eletricista (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Prezado Emanoel, certamente será necessário a visita de um profissional para avaliar sua instalação elétrica e poder te dar uma solução para seu problema. Como bem disse meus colegas anteriores, ´há várias possibilidades que podem contribuir para que sua instalação não funcione corretamente. Estou a disposição!

Responder
Marcos Vieira
Particular - há 6 anos

Emanoel Jardim,

Estou de pleno acordo com a resposta dada pelo Jefferson Barroso Santiago.

Quanto ao fato de você ter medido 12A, provavelmente é erro de leitura do aparelho devido às distorções na forma de onda. Para medir adequadamente é necessário utilizar um amperímetro TrueRMS.

Tercio Romano de Medeiros

pode ser vários fatores

pode ser curto intermitente na rede ou ate mesmo interno em algum estabilizador

pode excesso de carga

mal contato na conexão do disjuntor

ou disjuntor c problema interno

a melhor coisa é vc contratar um eletricista para averiguar

Responder
Reinaldo  Ramos
Ramos Soluções Elétricas (Catanduva, São Paulo) Ramos Soluções Elétricas - há 6 anos

Bom dia são vários fatores mal contato, sobrecarga, curto circuito, embora todos equipamentos quando ligam tem a propensão de exigir mais do circuito ocasionando pico de corrente. E os disjuntores tipo Din são sensíveis e a marca também influi.muito

Responder
Larjan
LARJAN Instalações Elétricas (Francisco Morato, São Paulo) LARJAN Instalações Elétricas - há 6 anos

Emanoel Bom dia! Com base na sua pergunta podemos sugerir que o disjuntor din de 20A que você adquiriu veio com defeito de fabricação mas, não podemos tratar como causa certa, eu concordo com os colegas acima sobre o que você poderia fazer, considerando que eletricidade é abstrata exceto em algumas ocasiões do tipo curto-circuito e outras mais, recomendamos contratar um profissional habilitado para fazer a devida inspeção visual, testes nas conexões e medições com amperímetro, etc.Desta forma lhe afirmo que seu problema será de fato sanado.

Abraço.

Responder
Janio vieira do amaral

Bom dia Emanoel

Existe alguns fatores que pode esta ocasionando o disparo do disjuntor

1° curto circuito no circuito do mesmo

2° sobrecarga

3° pode estar com mal contato e está gerando aquecimento e eleva a corrente acima da capacidade do disjuntor.

Para avaliar o que realmente esta acontecendo só mesmo com uma visita técnica.

estou a disposição qualquer divida pode manda que estaremos sempre pronto pra ajudar no que estiver ao nosso alcance

Responder
Antonio Marcos
Antonio Marcos Da Silva Empreiteira (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Antonio Marcos Da Silva Empreiteira - há 6 anos

Você me desculpe mas em questão de eletricidade todas as respostas se não houver um profissional para te atender no local não tem adivinhação sou profissional vejo e resolvo o seu problema Pois médico para passar remédio sem ver o paciente e sem examinar fica complicado.Suposições neste caso é desnecessário se alguém for tentar resolver e queimar seus equipamentos você terá mais prejuizos .Um abraço.fico à disposição.

Responder
Nilson Monaco
A. Prego Eletricista (São Paulo Zona Norte, São Paulo) A. Prego Eletricista - há 6 anos

Bom dia o que pode estar ocorrendo e que o disjuntor que vc instalou como principal de 20a e antes era de 32a não esta aguentando a carga da rede.

Vc falou que sua carga e 12.5A mais precisa ver qual tipo de maquinas estão ligadas nas tomadas pois existem algumas maquinas que na hora de ligar exigem um pouco mais de corrente e pode ser por isso que esta desarmando o principal.

Responder
Roberto Miranda

Prezado Emanoel, os disjuntores servem para a proteção das instalações, de acordo com os condutores utilizados.

Pergunto eu, que tipo de análise foi feita para a troca do disjuntor de 32A Nema pelo de 20A DIN?

O disjuntor DIN de 20A é um DR?

De acordo com sua informação de que a corrente total é de 12,5 A, temos duas causas possíveis:

1 - Os terminais do disjuntor estarem frouxos causando aquecimento do mesmo.

2 - Se o seu disjuntor DIN de 20 A for um DR, pode estar desarmando por fuga de corrente(defeito) em um dos equipamentos.

Qualquer dúvida estou à disposição

Roberto P. Miranda - Mireletro Soluções em Eletricidade

Responder
Edgar Antonio F  Santos
Ideal Reformas E Constru (Salvador, Bahia) Ideal Reformas E Constru - há 6 anos

BOM DIA

AQUI NO BRASIL SE TEM UMA PRATICA MUITO ERRADA, QUASE NUNCA SE PROTEGE A REDE ELETRICA POR CONPLETO.

NOS TEMOS NA REDE O SEGUINTE:

SURTO

CURTO

PASSAGEM PARA ATERRAMENTO

SOBRE CARGA

ENTRE OUTRAS.

AGORA NU SEU CASO O QUE ESTA DESLIGANDO E O GERAL OU É ALGUMA INDIVIDUAL.

UM DIJUNTOR NORMAL SO DESLIGA POR CURTO OU SOBRE CARGA.

ENTAO O DIJUNTOR DEVE ESTAR MAL REDIMENCIONADO.

COMFIRME QUAL É A SENCIBILIDADE DE DESLIGAMENTO DESSE DIJUNTOR.

VEJA SE ELE NAO ESTAR ESQUENTANDO PQ SE ISSO ACONECER É SOBRE CARGA.

SE NAO ESTA ESQUENTANDO É CURTO.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Provavelmente é um curto na rede ou falta de aterramento adequado; Procure instalar um DR no DG;

A disposição;

Bertolino Cunha

pontos provável , você tem fuga de corrente, os terminais do seu disjuntor estão com folga ou mau dimensinado ou sua rede que alimenta as salas estar mau dimensionada ou estar sobre carregada que por sua vez aquece os terminais dos disjuntores desligando assim o disjuntor correspondente.

Pedro Nascimento
Epn-manutenções Telhados, Carpintaria E Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Epn-manutenções Telhados, Carpintaria E Elétrica - há 6 anos

Quanto ao disjuntor, parece adequado, mas não cita o tipo de cabo usado, outra respondidas abaixo é a possibilidades de curtos na rede, mas o melhor seria os testes e verificar se realmente é curto ou cabo inapropriado.

Amílcar José Ramos
Sr Serviços Ltda (Santos, São Paulo) Sr Serviços Ltda - há 6 anos

Se está desarmando logo em seguida do rearme pode ter um curto circuito na instalação ou problema do próprio disjuntor. Caso desarme após alguns segundos pode ser sobre carga ,( muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo). Desligue alguns equipamentos e observe se no mesmo continua desarmando.

Jefferson Barroso Santiago

Olá,boa tarde estou acostumado com esse tipo de problemas ,pois já montei alguns call centers,posso te falar que diferentemente das outras respostas vou lhe dar alguns exemplos para vc ver se posso te ajudar,primeiro vamos desconsiderar o curto pois se vc tem 5circuitos e quando ligados todos os equipamentos o DG desarma era pra também desarmar um disjuntor do circuito em curto certo,então podemos falar que temos 24 pc que gasta 3 a 5 ampères cada em uma conta simples considerando a primeira opção de 3 ampères seu disjuntor geral esta muito abaixo para suportar a carga,agora vc precisa sim de uma visita pois o seu negócio tem que ter um sistema de proteção pois em um caso de sobrecarga vc pode perder alguns equipamentos,e também no caso de falta de energia vc vai ter prejuízos caso não tenha outra fonte de energia ,espero ter te ajudado e se quiser uma visita fico a sua disposição obrigado

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região