Como instalar uma tomada?

Tenho uma lampada ligada em dois interruptores simples/paralelo. Preciso ligar uma tomada fora deste circuito e não tenho opção sou obrigado a puxar deste circuito.

Da para fazer isto, quanto custa e qual o prazo

Como instalar uma tomada?

Tenho uma lampada ligada em dois interruptores simples/paralelo. Preciso ligar uma tomada fora deste circuito e não tenho opção sou obrigado a puxar deste circuito.

Da para fazer isto, quanto custa e qual o prazo

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Marcelo Souza
Particular - há 5 anos

Energia elétrica causa danos materias e física e até pode matar. Chame um profissional pra executar o serviço. Esse processo requer um circuito separado ok. Vc tem um circuito de iluminação e está querendo colocar um circuito de tue ou tug. Oscircuitos diferem um do outro. Nunca coloque um circuito de tomadas junto do circuito de iluminação. Melhor vc pagar por um ponto a ser feito do que pagar com um valor super ecessivo ou até com a vida dependendo do carga a receber em seu corpo ok. Não incista, chame um profissional em sau residência pra fazer o serviço. Um serviço desse não fica mais caro do que 50,00 reais ok. Esse valor pode baixar dependendo do processo de excusão.

Flávio Ribeiro Gonçalves

Bom dia a todos.

Como disse o amigo acima, o correto é ter circuitos independentes, tomadas, iluminação e etc.. mas não é questão de não ter jeito, tudo é possível a diferença é que alguns serviços dão mais trabalho e custam mais caro. Vamos lá, em um interruptor paralelo recebe um cabo no meio( onde é fixado o cabo através do parafuso) denominado retorno e no outro interruptor também no meio denominado fase. Será preciso levar um fase e um neutro para a tomada. O que quero dizer é o seguinte a fase está somente em um dos interruptores e que terá que ser puxado desse ponto ou da caixa de luz localizada no teto, caso passe uma fase por ela. Depende de quem está mais próximo de onde será instalada a tomada.

OBS: Em uma ligação de circuito pararelo só é ligado dois paralelos, um retorno e um fase.

Flávio Gonçalves

Responder
Marcelo Bitencourt Da Cunha

E preciso ter na um fio para isso pois um é só retorno da lâmpada

Responder
IMPERJ INSPEÇÕES E SERVIÇOS ELÉTRICOS LTDA.

Nunca mexa na fiação por conta própria; contrate sempre um profissional habilitado para fazer a revisão das instalações elétricas.

Manter as instalações elétricas da sua casa bem conservadas é uma questão de segurança e de economia. A má instalação dos fios pode gerar prejuízos como desperdício de energia resultante do superaquecimento da fiação. Isso faz com que a energia seja utilizada para aquecer os próprios condutores (fios) ou conexões entre eles, em vez de ser transformada em eletricidade útil para iluminar ou ligar um eletrodoméstico, aumentando assim o consumo de energia elétrica.

Embora não tenha sido efetivamente utilizado pelo consumidor, esse gasto de energia acaba sendo computado pelo medidor, ou seja, é incluído na hora de calcular o valor da conta. Por isso, as instalações elétricas devem ser realizadas sempre por um profissional qualificado, que terá condições de fazê-las da maneira correta para evitar danos e acidentes.

Espessura dos fios

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige que a espessura mínima do fio de instalações elétricas internas seja de 1,5 mm2. Um eletricista qualificado pode verificar se a espessura está correta e trocar os fios, caso seja necessário.

Respeitar a espessura mínima exigida pela ABNT é importante para que a instalação possa suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos. Se a fiação apresentar espessura diferente da necessária, pode causar problemas como o superaquecimento dos fios, que desperdiça energia e cria condições para acidentes.

Tempo de uso

Ao longo do tempo, os componentes de uma instalação elétrica vão sofrendo desgaste natural, o que limita a utilidade dos fios. Da mesma forma, a mudança de hábitos de consumo ou necessidade dos moradores deve ser observada.

A tendência na maior parte das residências é de que, com o passar dos anos, os moradores adquiram mais eletrodomésticos, eletrônicos e outros aparelhos que demandam consumo de energia, e nestas condições, com a entrada de um número elevado de novos equipamentos ou reforma do imóvel, as instalações deverão ser revisadas.

Segurança

A revisão das instalações elétricas deve ser feita por profissionais qualificados. Nunca mexa nas instalações por conta própria. Os riscos de levar um choque são altos. Também preste atenção em fios descascados, tomadas penduradas, e fiação exposta. Se identificar qualquer um desses problemas, contate um eletricista habilitado a resolvê-los.

Jose Ricardo Nogueira
Jr.nogueira Prest.service (Niterói, Rio de Janeiro) Jr.nogueira Prest.service - há 5 anos

Boa noite. recomendo não mexer nas instalações elétricas sem está habilitado, o serviço a ser executado é buscar o fio neutro que vai até a lâmpada, posso indicar a utilização do amperímetro buscando com maior certeza após a investigação para obter a voltagem necessário para a tomada, sugiro que procure um profissional eletricista.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região