Oscilação de energia pode estragar eletrodomésticos?

Estar com a energia oscilando pode prejudicar os eletrodomésticos? Energia fraca e baixa tensão são bem comuns onde moro.

Oscilação de energia pode estragar eletrodomésticos?

Estar com a energia oscilando pode prejudicar os eletrodomésticos? Energia fraca e baixa tensão são bem comuns onde moro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: sim, verifique as causas com um profissional e/ou acione a concessionaria

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 2 anos

Sim, pode. No caso das tensões muito baixas, os danos ocorrem principalmente naqueles eletrodomésticos onde há motores, como são os casos das geladeiras, freezers e máquinas de lavar, por exemplo. A explicação é que o torque dos motores varia com o quadrado da tensão. Se, por exemplo, a tensão cair para 90%, o torque cairá para 81%. Para compensar esta queda e manter a mesma potência, a corrente no motor subirá 11%, o que causará sobreaquecimento no equipamento.

Por outro lado, se a tensão se elevar muito, os equipamentos eletrônicos (monitores de TV, equipamentos de som, etc.) estarão sujeitos aos maiores danos porque são muito mais sensíveis a este tipo de problema.

Quando se tratar de tensões elevadas, o correto dimensionamento e instalação de protetores contra surtos (DPS) minimiza muito os danos nos equipamentos. No entanto, quando se trata de tensões baixas, na maioria das vezes a solução passa pela Concessionária, que deve ser notificada para que resolva a questão através do redimensionamento da rede e até mesmo através da substituição ou instalaçao de um novo transformador.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região