Equipamentos de alta potencia necessitam alguma adaptação no circuito elétrico da cozinha?

Estou comprando equipamentos elétricos para a cozinha e percebi que muitos deles tem a potencia alta (1200W, 650W, 700W). Gostaria de saber se preciso fazer algo específico no circuito elétrico da cozinha?

Equipamentos de alta potencia necessitam alguma adaptação no circuito elétrico da cozinha?

Estou comprando equipamentos elétricos para a cozinha e percebi que muitos deles tem a potencia alta (1200W, 650W, 700W). Gostaria de saber se preciso fazer algo específico no circuito elétrico da cozinha?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Acqua & Cia Piscinas e Saunas
Particular - há 7 anos

Boa noite,

De acordo com o seu relato, o que recomendamos é que sejam verificadas as instalações elétricas onde serão ligados os equipamentos, especialmente o estado de conservação e a bitola das fiações, e a capacidade dos disjuntores. Ambos devem ser capazes de suportar a corrente elétrica exigida pelos equipamentos.

Você deve encontrar nos próprios equipamentos a informação de amperagem de cada um deles ou calcular, dividindo a potência (watts) pela voltagem utilizada (110 ou 220v). Com base nisso, na soma dos equipamentos ligados na mesma fiação / disjuntores e na tabela de relação bitola do fio x amperagem (anexo) você saberá se será ou não necessário realizar alguma alteração.

Na dúvida, consulte um profissional. É mais seguro!

Qualquer dúvida estamos à disposição para ajudá-lo.

Acqua & Cia Piscinas e Saunas

Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 7 anos

Como são equipamentos estacionários você terá que instalar tomadas de uso específico (TUE) com circuitos individualizados para cada aparelho. É necessário verificar seu quadro de distribuição afim de recalcular as potências afim de adequar seu QDC conforme norma ABNT NBR5410. Um bom profissional fará o trabalho.

Responder
Reginaldo Okasaki de Freitas
Particular - há 7 anos

Se sua rede é 220V, provavelmente não, pois as correntes que circularão no circuito mesmo ligando todos aparelhos ao mesmo tempo não deve extrapolar a capacidade das tomadas e circuitos . Se for 110V, voce pode ter problema caso ligue todos equipamentos ao mesmo tempo e no mesmo circuito, ou então se o disjuntor do circuto das tomadas da cozinha for menor que 25A.....Sempre tenha em mente que numa instalação normal cada tomada suporta no maximo de 10 a 15A (por uma limitação da propria tomada), faça as contas dividindo a potencia (W) pela tensão (V) do aparelho, e terá a corrente que o mesmo consome.

Reginaldo Leonardo

Boa tarde !

Necessita c caso a fiação e djuntores não for compatíveis,nesse caso estamos falando de bitola de fios e amperagem de djuntores

Responder
Jonatan
Particular - há 7 anos

Oi Reginaldo, minha dúvida surgiu pq ao tentar testar um forno elétrico que comprei (2000W e 12a) o disjuntor não segurou e caiu. Eu reparei que o plugue do forno segue o padrão novo, só que ele é mais grosso que o normal, por isso usei um "T" para que pudesse ligar ele na tomada de casa. Como ainda estou construindo minha casa nova gostaria de saber quais cuidados tenho que tomar no circuito eletrico da cozinha.

Alex dos Santos Tete
Particular - há 7 anos

Como concelho procure verificar a fiação de sua cozinha , dependendo do modelo de máquina seja necessário também uma tomada trifásica para aguentar a potencia , nisso terá que trocar também a fiação

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região