Qual a escolha adequada de disjuntor para chuveiro?

Pretendo trocar o chuveiro/ducha, e notei que a maioria dos modelos disponíveis nas lojas são para 30 A em diante. No meu caso, o disjuntor do banheiro tem 25 A, logo precisaria, ainda, trocá-lo. Cheguei até a procurar alguns de maior amperagem, porém, percebi que eram todos bem diferentes do que uso atualmente (fotos). Não tenho muito conhecimento nessa área, daí gostaria de saber se qualquer disjuntor novo serviria no caso, ou se existe algum específico. E também, se seria necessário mudar a fiação.

Qual a escolha adequada de disjuntor para chuveiro?

Pretendo trocar o chuveiro/ducha, e notei que a maioria dos modelos disponíveis nas lojas são para 30 A em diante. No meu caso, o disjuntor do banheiro tem 25 A, logo precisaria, ainda, trocá-lo. Cheguei até a procurar alguns de maior amperagem, porém, percebi que eram todos bem diferentes do que uso atualmente (fotos). Não tenho muito conhecimento nessa área, daí gostaria de saber se qualquer disjuntor novo serviria no caso, ou se existe algum específico. E também, se seria necessário mudar a fiação.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 2
Moacir Soares
Moacir Inst. Elétricas (Carapicuíba, São Paulo) Moacir Inst. Elétricas - há 6 anos

Olá, é muito comum no meio de profissionais de qualquer área ter aqueles que frequentaram cursos para se especializar e os aventureiros que vão fazendo sem conhecimento técnico. Para qualquer serviço, principalmente elétrico sugiro que contate um profissional, poi é um serviço de risco e exige profissionalismo. Portanto faça orçamentos e escolha o profissional que te passa mais segurança na explicação do serviço a ser executado.

Responder
Marcelino Azevedo de Jesus

Bom dia sr(a) Ruhtra. A MAJTec Serviços tem o prazer de lhe ajudar respondendo seu questionamento.

Primeiramente a foto não parece mostrar um disjuntor e sim um interruptor de lampada.

Antes de responder sua pergunta é necessário saber se o chuveiro é 127 ou 220 V, qual a potencia dele em watts e a bitola do fio do circuito do chuveiro.

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Em primeiro lugar, estamos falando sobre um ponto de tue com resistência em contato com água. Um circuito bem perigoso em bora muitos não se aventuram em fazer de qualquer maneira. Vc deveria ter um qdc em sua residência para dividir as massas corretamentes por circuitos de tue, tug e iluminação ok. Isso que estou vendo na foto se chama gambiarras. A bitola correta de cabos e fios tem que ser de acordo com a demanda do que se usa numa residência. Eletrodomésticos apatentes são uma coisa e circuito de resistência é outro. Bitola para chuveiros deve-se usar condutor de 10 mm e o disjuntor de acordo com a A e a tensão usada ok. E por favor coloque esse disjuntor a ser usado num qdc para sua segurânça e use disposotivo dr e condutor de aterramento interligado no fio terra do chuveiro ok. Com energia elétrica não se brinca. Se fizer de qualquer maneira pode acarretar danos materiais e até morte ok. Espero ter ajudado.

Ruhtra
Particular - há 6 anos

Olá Marcelo, fico grato por sua orientação. Gostaria de esclarecer, não só a você mas a todos que opinaram aqui, que em hipótese alguma fui eu que fiz as instalações, nem estou disposto a modificar nada por conta própria. Moro nesta casa há 32 anos, sempre foi apenas eu e minha mãe, nenhum dos 2 com capacidade de fazer sequer uma gambiarra. Também, não somos os primeiros proprietários, pelo menos 4 já moraram aqui antes de nós (a casa foi construída em 1963), e, pelo menos conosco, sempre foram pequenas reformas, quando necessário. Cresci vendo minha mãe lutando pra ajeitar uma coisa aqui, outra ali, sempre na mão dos pedreiros e um "faz-tudo" de confiança que hoje não trabalha mais. Hoje, sei bem o ditado que diz "muito melhor subir uma casa do zero do que reformar uma velha"...

Enfim, aproveitei a visita de um bombeiro civil, que veio na semana passada trocar a chave geral, e tirei algumas dúvidas a respeito. A tal chave geral é um disjuntor de 40A; depois dele vem mais 2 chaves, uma que ele falou que deve ser de ar condicionado ou computador, e outra que seria para chuveiro elétrico. Finalmente, tem o quadro de disjuntores, específico pra cada parte da casa. Todos ficam na mesma parede, externa à casa. Pra mostrar melhor, tirei algumas fotos, e identifiquei o que corresponde ao chuveiro no quadro geral. Dá pra ver que é de 30A. Ao meu entender, o que vale pra efeito prático é esse; o do banheiro (25A) seria só um interruptor mesmo. Agradeço se puder receber mais opiniões.

3 fotos
Fabio Canavieira Nascimento
Particular - há 6 anos

Se for para analisar as resposta dos colegas acima, Teve vários que responderam a altura, mais a técnica e sensata foi a do Mauro, portanto teria que ter realmente mais detalhes para resposta que tecnicamente correta sem erros e problemas futuros. por exemplo: Já vi caso de resultado simples como: potência / pela tensão, porém, depois de uma boa vistoria feita por técnicos, foi detectado na cx de distribuição que depois do disjuntor em questão, uma ramificação para outro ponto, fazendo assim...e até emenda de má qualidade e/ cabo diferente (bitola)não visível, e ai... vamos nos preocupar com esses tipos que se diz Técnico especialista....

Natanael
N.a Soluções Residenciais. (Alumínio, São Paulo) N.a Soluções Residenciais. - há 6 anos

Caríssimo, tem vários pontos a ser avaliado:

1 sua instalação está com um interruptor para ligar o chuveiro a corrente máxima do interruptor é 10 A. Esta previsto na norma que não pode ter esse dispositivo.

2 O padrão de cor está errado.

Avalie que instalação de chuveiro é algo perigoso que tem que ser bem dimensionado.

Como outros colegas falaram pega a potência divide pela tensão o valor é o disjuntor. Mas

Tem uma regra de segurança prevista em norma que a carga tem que amperagem da carga tem que ser menor que o disjuntor que tem que ser menor que a capacidade de condução do fio para proteger o circuito. Mas aconselho procurar técnico especializado para a segurança de Vc e as pessoas a sua volta .espero ter ajudado qualquer dúvida estou a disposição.

Responder
Ruhtra
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta.

Não sabia dessa diferença entre interruptor e disjuntor. Então estou usando um dispositivo inadequado, é isso? Porém, uma coisa é certa: tem escrito "25A" na parte plástica interna, branca, apenas não dá pra ver na foto. Por isso considerei como sendo um disjuntor de 25 A.

Não sei muito a respeito da instalação, nem quando (ou se) a fiação foi mudada. O disjuntor/interruptor acho que faz uns 3 anos. A ducha é bem antiga, tens uns 15 anos. A rede é 220v. E podem ficar tranquilos, não iriei mexer em nada por minha conta. Só abri o interruptor e deixei à mostra pra verificar a amperagem e tirar as fotos.

Ruhtra
Particular - há 6 anos

Obrigado pelas respostas.

Quanto à questão da potência do chuveiro, creio que não seria problema, mesmo porque a amperagem adequada geralmente já vem informada nos rótulos dos produtos. E foi nisso que me baseei ao decidir pela necessidade da troca do disjuntor, pois observei que a maioria dos modelos de ducha vendidos, entre os mais básicos, pedem em torno de 35 A. Logo, não precisaria mais que isso.

Quanto a fiação, ela realmente é um pouco antiga, mas queria evitar ao máximo ter que trocá-la agora. Caso um disjuntor novo de 30 a 35A realmente exigir nova fiação, então acho que iria optar por uma ducha de 25A mesmo.

Ivan Donizeti Carneiro Carneiro

Bom dia

Prezado cliente

Para indicar qual disjuntor usar é necessário avaliar a condição da fiação existente. Se a fiação for antiga como pela foto aparenta ser, é necessário efe6 a troca da fiação por cabo flexível de 06mm recomendado pela ABNT. Além disso, é preciso avaliar qual chuveiro pretende colocar para melhor indicar qual solução necessário.

Seria de minha parte uma irresponsabilidade indicar A ou B solução, podendo ocorrer danos em sua instalação elétrica.

Tenha um excelente dia.

Responder
Mauro
Deixa Que Eu Faço (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Deixa Que Eu Faço - há 6 anos

Ola, como diz o colega, é realmente uma irresponsabilidade daquele que manda trocar fios e disjuntores sem saber nem o porque fazem isso. Capacidade dos fios:

1,5 mm²= 17,5A

2,5 mm²= 24A

4 mm²= 32A

6 mm²=41A

10 mm²=57A

Portanto para saber qual o disjuntor correto para qualquer chuveiro basta fazer o seguinte calculo:

Potencia do chuveiro (Watts) dividido pela tensão (volts)ultilizada

chegará a um valor que será o disjuntor correto, logo a fiação terá que ser um pouco acima desse valor conforme tabela.

Ex. Potencia chuveiro= 6500watts / tensão= 220Volt =29,5 A = Disj.=30A

Bitola do fio correto = 4mm². conforme tabela acima.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Coloque de 40A, mas deverá trocar a fiação para flexivel de 10 mm;

A disposição;

Robson
RT Eletrica (Guarulhos, São Paulo) RT Eletrica - há 6 anos

Em primeiro lugar é de uma irresponsabilidade dessa pessoas que falam pra vc trocar disjuntor ou fio sem ao menos saber a amperagem do chuveiro cuidado pois se troca disjuntor sem saber a amperagem do chuveiro e também como está a malha de cobre dos cabos do mesmo pode te dar muitos problemas futuros queria saber como essas pessoas dão comentários olhando os fios por fotos absurdo, não tem como saber a bitola dos fios

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região