estava tomando banho no meu chuveiro eletrico e derrepente o dijuntor do relogio la fora desarmou fui tenta ativalo deo faisca de fogo. queria saber se tem augum pobrema de eu retiralo dela e coloca outro de 60 ampes porque ele e de 40 ??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Arnaldo Junior

Boa noite,

Sem examinar o local fica difícil diagnosticar corretamente, mas vamos lá.

Chuveiros elétricos, segundo manual do fabricante, devem ser instalados com cabo 6mm e disjuntor de 40A, a maioria. Deverá verificar seu QDG, o disjuntor geral não poderá ser o mesmo valor que o do chuveiro. O cabo de ligação entre o QDG e a CDJ não deverá ser menor que 10mm. O disjuntor da CDJ, por sua vez não poderá ser de mesmo valor que o geral do QDG. Espero ter ajudado.

Para maiores informações faça contato.

Responder
Arnaldo Junior

Boa noite,

Sem examinar o local fica difícil diagnosticar corretamente, mas vamos lá.

Chuveiros elétricos, segundo manual do fabricante, devem ser instalados com cabo 6mm e disjuntor de 40A, a maioria. Deverá verificar seu QDG, o disjuntor geral não poderá ser o mesmo valor que o do chuveiro. O cabo de ligação entre o QDG e a CDJ não deverá ser menor que 10mm. O disjuntor da CDJ, por sua vez não poderá ser de mesmo valor que o geral do QDG. Espero ter ajudado.

Para maiores informações faça contato.

Responder
Marcos Carvalho
Particular - há 7 anos

todos estao certos nunca se deve trocar um disjutor de 40 a por um de 60 a por que o chuveiro e o unico que tem um so para ele mesmo que o circuito eletrico seja de 110 v quando e 220 da para separar e quanto a faisca vc estava molhado e de pes no chao

se vc estava nesta condição provavelmente pode ter sido isso que a causou se fio isso de graças a Deus vc ta vivo

Beatriz Lima
Particular - há 7 anos

Não basta trocar o disjuntor,necessario é verificar a fiação e saber se é compatível com a amperagem do disjuntor que você está utilizando. Porém ideal é fazer uma avaliação profissional. Para realizar um serviço seguro. uma elétrica mal realizada pode trazer consequências terríveis.

Beatriz Lima.

Marcos
Point Cool (Osasco, São Paulo) Point Cool - há 7 anos

Para seu disjuntor ter desarmado houve uma sobrecarga no sistema que foi gerado por curto circuito ou superaquecimento dos cabos utilizados.sugiro que você procure um técnico em elétrica para analisar o que ocorreu. Em hipótese alguma substitua o disjuntor por outro de maior carga você poderá comprometer seriamente sua instalação elétrica.

Responder
Rodrigo Vitala
RVN Instalação e Climatização (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) RVN Instalação e Climatização - há 7 anos

Boa tarde sou Eletricista e na minha conclusão, o fio desse disjuntor aqueceu e por isso está saindo faísca. Está frouxo,para sua instalação fica perfeita segue as instruções, entrada do fio 10mm no disjuntor de 40 e passa um circuito só para o chuveiro 6mm coloca um disjuntor de 32a.

Responder
Leandro Lidizio
Lapel Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) Lapel Engenharia - há 7 anos

Bom dia,

Sua instalação elétrica necessita de checkup de um bom profissinal, pois já demonstrou 2 sintomas de que as coisas não estão bem, desarmou o disjuntor, o que só ocorre em caso de proteção da rede e saiu faísca, possivelmente por estar em curto circuito, o que é muito grave. A função principal do disjuntor é proteger os cabos do circuito evitando sobre corrente, jamais deve ser substituído aleatoriamente.

Responder
Antonio Marcos Silva Ferreira

Bom dia,tem que analisar o circuito do chuveiro,a maioria dos pedricistas instalam o chuveiro com circuitos de tomadas ou iluminação,trocar o disjuntor por maior amperagem pode ainda mais piorar seu problema,chamar um técnico profissional em elétrica seria a melhor solução para seu problema,

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 7 anos

Bom dia. Nunca se deve trocar um disjuntor por um de calibre maior sem uma análise criteriosa da instalação. Para começar não deveria sair faísca, sinal que tem algo errado. Para trocar o disjuntor teria que ver a fiação do medidor até a cx. de distribuição, o disjuntor geral da concessionária. senão corre o risco de ter um problema e vai desarmar o da concessionário e não o da cx,. distribuição. Na análise tem que ver a potência do chuveiro e os cabos que o alimenta para colocar o disjuntor correto. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região