Posso usar o mesmo cabo flexível de 10mm para as tomadas ?

Estou fazendo a instalação elétrica para minha oficina (fundo do quintal)e sobrou bastante cabo flexível de 10mm que usei para puxar a rede. Posso usar o mesmo cabo de 10mm para as tomadas ?! Eu vou usar ferramentas elétricas e máquina de solda 250A

Posso usar o mesmo cabo flexível de 10mm para as tomadas ?

Estou fazendo a instalação elétrica para minha oficina (fundo do quintal)e sobrou bastante cabo flexível de 10mm que usei para puxar a rede. Posso usar o mesmo cabo de 10mm para as tomadas ?! Eu vou usar ferramentas elétricas e máquina de solda 250A

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Thiago Santos Valente
D'eletro Manutenção E Instalações Elétricas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) D'eletro Manutenção E Instalações Elétricas - há 6 anos

Em tomadas de uso geral ou em tomadas de uso específico você deve usar fio com seção transversal de 2,5mm.

Em hipótese elguma a norma aboa para essas tomadas fio com seção maior que essa, até pq com tensão bifásica ou monofásica residencial não há nada tão potente que a corrente ultrapasse 20A.

Mas se você está falando de uma tomada industrial, tem que ver a potência do seu equipamento.

Responder
Edivan Nunes Ferreira Junior

Não recomendo que faça isso porque o cabo nao ira encaixar na tomada, podendo provocar uma mal contato ou um curto circuito. A tomada é especificada para outro tipo de equipamento e nao para maquinas pesadas. Recomendo que contrate um profissional habilitado pois a vida valhe mais que quelquer economia. Um abraço.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode sim, mas dimensione o dijuntor adequadamente, 40 ou 60A

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região