Existe diferença entre saída de luz e de tomada?

Acabei de me mudar para uma casa e na área externa tem 4 saídas. 2 na parte de baixo da parede e 2 na parte de cima...suponho q as de baixo são tomadas e as de cima ponto de luz..., mas em uma das saídas de cima tem 4 fios...e a luminaria que comprei tem 2...é um ponto de luz mesmo? se é como faço para conectar? só fazer um par de cada e conectar a cada fio da luminária?

Existe diferença entre saída de luz e de tomada?

Acabei de me mudar para uma casa e na área externa tem 4 saídas. 2 na parte de baixo da parede e 2 na parte de cima...suponho q as de baixo são tomadas e as de cima ponto de luz..., mas em uma das saídas de cima tem 4 fios...e a luminaria que comprei tem 2...é um ponto de luz mesmo? se é como faço para conectar? só fazer um par de cada e conectar a cada fio da luminária?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
Marcos Soares
Aisa Soluções (Cotia, São Paulo) Aisa Soluções - há 7 anos

Existe diferença entre saída de luz e de tomada?

R - Sim, sem entrar em "detalhes técnicos", a saída de tomada fica sempre com "energia" ja a luz tem que liberar a "energia" ligando o interrupto.

Suponho q as de baixo são tomadas e as de cima ponto de luz..., mas em uma das saídas de cima tem 4 fios...e a luminaria que comprei tem 2...é um ponto de luz mesmo?

R -olha, uma boa dica é ver se ha interruptores proximos que nada fazem quando acionados, mas pelo teor de sua duvida eu não aconselharia estas ligações sem a presença de um profissional qualificado. As chances de um acidente ou a quebra do produto comprado são enormes.

Responder
Sydney Bragantine

Prezada,

Mesmo tendo recebido as explicações dos profissionais que te responderam, estou certo de que eles concordarão comigo que a contratação de um técnico eletricista habilitado(com crea)lhe trará mais segurança e tranquilidade (e é muito barato), evitando riscos de acidentes que até podem ser fatais o que coloquem seu imóvel sob risco de incêndio. Tive um amigo que resolveu trocar por conta própria um interruptor conjugado com tomada (o que estava instalado apresentava defeito)e acabou fazendo ligações erradas que lhe custaram um princípio de incêndio e a troca de toda a fiação daquele trecho do circuito, o que lhe saiu muito mais caro. Então ouso insistir que, para sua segurança deve contratar um profissional que tenha CREA de eletrotécnico ou que tenha feito curso de eletricista no senai ou instituição equivalente (profissional habilitado). Peça para ver seu documento profissional. Não coloque sua vida e de seus familiares nas mãos de um faz tudo não habilitado (Saiba que nenhum seguro cobre danos causados por um não profissional).

Responder
Ian Will
Reforma Niteroi (Niterói, Rio de Janeiro) Reforma Niteroi - há 7 anos

Prezada, provavelmente esses 4 fios correspondem a 1- Fio com fase para ligar sua lampada, 2- fio que sairá desta lampada e irá para um ponto chamado neutro e os outros 2 são de ventilador de teto. Porém a distância me impede de te informar com precisão.

Responder
Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 7 anos

existe sim. na saida de iluminaçao voce vai abrir a caixinha do interruptor e vai encontrar dois fios fase e retorno que é na verdade um só. ele apenas passa pelo interruptor e continua em direçao a lampada. e na tomada voce vai ver dois fios tambem sendo que um é fase e o outro é neutro. esses dois fios que alimentam seu eletro domestico fazendo os mesmos entrarem em fucionamento. para a identificaçao do neutro é so observar o fio da cor azul claro. mas o ideal seria testalo para ter certeza.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região