Qual extensão utilizar para o forno elétrico?

Boa tarde a todos! Sou muito leiga neste assunto e tive um problema na minha casa onde a ponta da extensão q eu usava para um forno elétrico estourou. Veio um eletricista,pois achei q era o forno, e viu q a extensão não era apropriada. Ele disse q teria q ser uma extensão onde o cabo tivesse de 4 a 6mm. Mas não estou achando em lugar nenhum. Achei uma de 20a com 4,8mm mas era muito curta e achei uma em casa que na ponta em q eu ligaria o forno diz 20a, na ponta em q vai na tomada diz 10a e no cabo diz cabo pp 2x1,50mm2(ao quadrado acho) 720p nbr 13249. Alguém poderia me dizer se posso utilizar essa extensão para o forno elétrico? Obrigada

Qual extensão utilizar para o forno elétrico?

Boa tarde a todos! Sou muito leiga neste assunto e tive um problema na minha casa onde a ponta da extensão q eu usava para um forno elétrico estourou. Veio um eletricista,pois achei q era o forno, e viu q a extensão não era apropriada. Ele disse q teria q ser uma extensão onde o cabo tivesse de 4 a 6mm. Mas não estou achando em lugar nenhum. Achei uma de 20a com 4,8mm mas era muito curta e achei uma em casa que na ponta em q eu ligaria o forno diz 20a, na ponta em q vai na tomada diz 10a e no cabo diz cabo pp 2x1,50mm2(ao quadrado acho) 720p nbr 13249. Alguém poderia me dizer se posso utilizar essa extensão para o forno elétrico? Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 2
Vilson Caetano
Marido de Aluguel Vilson (Imbituba, Santa Catarina) Marido de Aluguel Vilson - há 5 anos

Bom Franciele o ideal não é usar extensão e sim fazer uma instalaçao apropriada de acordo com o consumo do teu microondas. Porém se não tiveres outro recurso a extensão que você tem teria que trocar o plug de 10A por um de 20 A pois o consumo médio de um microondas é de 10A e precisa ter uma margem de sobra de tolerância.

Responder
Luciano
Eletricista Predial Comercial E Residencial (Itajaí, Santa Catarina) Eletricista Predial Comercial E Residencial - há 5 anos

Franciele tudo depende de muitos fatores se sua residência está com a parte elétrica conforme a norma (nbr 5410) norma brasileira de regulamentação ai já fica mais fácil resolver seu problema como os colegas já falarão e só somar a(P) potência de seu aparelho e dividir pela (V)tenção que teremos a (I)corrente ex : I= P÷V P 550÷V 220 = I 25 teremos que montar um circuito (tue) tomadas de uso específico fiação 4mm disjuntor classe B 25 (A) Ampére , tomada de 20 A não recomendo pois iria ultrapassar os 20A quando estiver com sua capacidade total chegando aos 25 A recomendo conectores que suportao os 25 A

Responder
Robson Furtado
Particular - há 5 anos

Para forno 127v/220v até 2500w, utilize cabo PP 3x2,5mm com plugues macho e fêmea de 20A. Sugiro checar se tomada que irá ligar é de 20A com cabo 2,5mm² no minimo, pois se for inferior correrá risco de curto-circuito ou até incêndio.

Jose Paulo da Silva
Particular - há 5 anos

não adianta por extensão uma vez que seu circuito não esteja dimensionado de acordo com a demanda do equipamento. Por exemplo, você pega uma tomada comum (2,5mm) e liga um equipamento (forno micro-ondas) em uma extensão de 6mm, de nada adianta pois o circuito de tomada fica sobrecarregado podendo derreter e causar curto circuito, além de diminuir a corrente que entra no equipamento podendo causar falha em seus componentes.

Robinson Ari Soares
Dr. do Lar Climatização (Joinville, Santa Catarina) Dr. do Lar Climatização - há 5 anos

Bom dia. Como os caros colegas afirmaram, o correto seria voce ter uma tomada somente para seu forno. Mas se isso não for possivel, vá até uma loja de material eletrico e peça por fio flexivel de 4,00mm e um plug e tomada de 20a. Ai seu problema estará resolvido, espero ter ajudado. Voce mora onde?

Responder
Deoclides Oliveira Amaral e/ou Leandra
Aliados Assistência 24 Horas (Embu, São Paulo) Aliados Assistência 24 Horas - há 5 anos

Colega você não precisa usar uma cabo PP trifásico para forno, o ideal e você trazer um circuito de uso específico para seu forno com fiação padrão residencial, primeiro olhe a potência do seu equipamento, depois divida pela tensão, e ai sim, você terá a corrente necessária, e através da corrente que se dimensiona a bitola da fiação que será usada e a amperagem dos disjuntores que é a proteção do circuito.

Exemplo: se o seu forno tiver 6400W de potencia e for 220V, (6400:220= 29 Ampres que corresponde a uma fiação com bitola de 4mm).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região