Qual a melhor maneira de procurar a causa de uma falta parcial de energia numa residência?

Estou numa casa de praia alugada e após 2 semanas, a sala e um dos quartos ficaram sem energia.

O sistema é bifásico, sendo uma das fases exclusiva para o chuveiro elétrico. A outra fase alimenta tanto a parte que ainda funciona como a que pifou.

Estou pensando em pegar no Rio meu multímetro e ficar testando a continuidade das tomadas em relação ao quadro. Há algum procedimento melhor?

Qual a melhor maneira de procurar a causa de uma falta parcial de energia numa residência?

Estou numa casa de praia alugada e após 2 semanas, a sala e um dos quartos ficaram sem energia.

O sistema é bifásico, sendo uma das fases exclusiva para o chuveiro elétrico. A outra fase alimenta tanto a parte que ainda funciona como a que pifou.

Estou pensando em pegar no Rio meu multímetro e ficar testando a continuidade das tomadas em relação ao quadro. Há algum procedimento melhor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Claudio
Particular - há 5 anos

O pessoal da Enel esteve lá hoje e agora as 2 fases funcionam. Era problema externo mesmo. A dificuldade é que só consegui ligar para o 0800 deles quando voltei para o Rio. Só deve aceitar ligações quando o celular está em sua base (no caso 21).

Ag - Diego
Araújo Groppo Engenharia (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Araújo Groppo Engenharia - há 5 anos

Verifique no quadro de distribuição a existência de algum disjuntor desarmado, caso estejam todos em condições normais, terá que fazer uma avaliação minuciosa no circuito para que encontre alguma anomalia, já que o mais provavel é que o fio tenha se rompido.

O que estava em funcionamento nesse circuito quando houve essa interrupção de energia?

Responder
Claudio
Particular - há 5 anos

Examinando uma tomada da sala, que pela lógica é a primeira desde o quadro de distribuição, e de onde seguem os fios para as demais que estavam sem energia, a única coisa que encontrei foi uma pequena porção de fio fase sem isolamento.

Após isolá-lo, e repor tudo para dentro, toda a casa ficou com energia, sem precisar do fio externo como "jump".

A única exeção é o ar condicionado, 110V, que tem um disjuntor exclusivo, e recebe a fase "ruim" direto do relógio.

Ocorre um fenômeno curioso na tomada do ar condicionado: o voltímetro registra menos de 70 V entre a fase e o neutro, e o ar não funciona. Mas quando coloco uma lâmpada incandescente nessa tomada, ela acende com um certo atraso, quando então a tensão sobe para cerca de 100 V. Nesse momento, se eu ligo o ar, ele funciona!

Talvez a corrente passando pela resistência da lâmpada provoque o contato entre fios soltos no transformador antes do relógio, como se fosse um relé.

A propósito, a diferença de potencial entre a fase "ruim" medida antes do relógio e o neutro é menor que 70 V, por isso acho que a falha é da fornecedora de energia,

Arnaldo Nunes
Particular - há 5 anos

Antes de pegar o multímetro vc deve identificar se o que está interrompido é a fase ou é o neutro (pegue uma lampada com rabicho e um fio que chegue até o quadro de alimentação), em seguida vc deve fazer uma inspeção visual e determinar em que trecho a energia está interrompida, lembrando que mesmo que vc determine com o multiteste se a fiação está interrompida ou não, vc deve chegar até o ponto da falha para corrigi-la.

Claudio
Particular - há 5 anos

Quando retornamos à casa de veraneio, após alguns dias no Rio, a situação tinha piorado.

Mesmo a parte com energia estava instável, comprometendo inclusive o funcionamento da geladeira.

Agora com o multímetro, verifiquei que a tensão entre a fase exclusiva do chuveiro elétrico e o neutro era de 120V. Já para a outra fase, que alimenta o restante da casa, ficava entre 40 e 50V.

Checando a continuidade, verifiquei que todos os neutros estavam conectados, mas as fases das tomadas dos cômodos sem luz estavam isoladas do quadro.

Resolvi provisoriamente desconectando a fase “ruim” e ligando a fase “boa” a todos os disjuntores no quadro.

E conectando com um fio externo essa fase no quadro a uma das tomadas sem energia.

Agora está tudo funcionando, e minha dificuldade é burocrática, já que o telefone 0800 da Enel não atende de celular, para eles ligarem a fase caída. A ddp entre as fases no relógio está com 176V em vez de 220V como seria o normal.

Juliene Polasse
Enepro Engenharia (Curitiba, Paraná) Enepro Engenharia - há 5 anos

Bom dia Claudio, os circuitos estão separados em disjuntores diferentes? Você chegou a verificar se tem algum disjuntor desarmado? Se todos os disjuntores estiverem armados deve ter alguma emenda ou alguma ligação que foi interrompida para estes cômodos. Espero ter ajudado, estamos a disposição!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região