Fase sem energia e quando ligo o chuveiro a energia estabelece, o que pode ser?

Minha instalação é antiga o quadro do relógio é de fusível. Vem acontecendo que as luzes piscam e a energia de uma das fases cai, inclusive verifico no quadro de luz e depois no quadro externo(ao lado do relógio onde ficam os fusiveis) e só volta a energizar após ligar o chuveiro que é 220v. Outro detalhe que testo alguns fusiveis com a chave de teste e alguns mesmo desligados ainda apresentam baixa corrente, tipo algo próximo de 12v e 24v de acordo com a ponta de teste. Minha instalação é de quando construíram a casa que foi em 1980. O que poderia ser?

Fase sem energia e quando ligo o chuveiro a energia estabelece, o que pode ser?

Minha instalação é antiga o quadro do relógio é de fusível. Vem acontecendo que as luzes piscam e a energia de uma das fases cai, inclusive verifico no quadro de luz e depois no quadro externo(ao lado do relógio onde ficam os fusiveis) e só volta a energizar após ligar o chuveiro que é 220v. Outro detalhe que testo alguns fusiveis com a chave de teste e alguns mesmo desligados ainda apresentam baixa corrente, tipo algo próximo de 12v e 24v de acordo com a ponta de teste. Minha instalação é de quando construíram a casa que foi em 1980. O que poderia ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

RODRIGO MEIRA
S&M Projetos e Engenharia (Campo Limpo Paulista, São Paulo) S&M Projetos e Engenharia - há 5 anos

Boa tarde Luis!

Como dito a cima, alguma das fases esta rompida, por se tratar de uma construção feita na década de 80 eu recomendaria uma renovação da sua fiação elétrica dividindo os circuítos de forma adequada para tipos diferentes de equipamento. No mínimo 5 circuitos diferentes (iluminação geral, T.U.G, Tomadas cozinha, tomadas banheiro / área de serviço, chuveiro).

Cordialmente

Eng. Civil Rodrigo Meira

S&M Projetos e Engenharia

Responder
Particular - há 5 anos

R: Pelo descrito é uma fase rompido que faz a conexão por curto no chuveiro... chame um eletricista com urgencia...

A disposição;

Lúcio  Menezes de Araújo

Olá Luis!

Os circuitos da sua residência estão em série com o circuito do chuveiro...qdo vc liga o chuveiro, este por sua vez, alimenta toda a sua residência. Isto está ocorrendo mui provavelmente devido uma das fases ter se rompido.

Solicite um eletricista ou eletrotécnico com urgência.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região