Manoel Feitosa
Fases em planta eletrica

É obrigatório colocar as três fases em um projeto eletrico, sendo ele um projeto residencial grande?

Fases em planta eletrica

É obrigatório colocar as três fases em um projeto eletrico, sendo ele um projeto residencial grande?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Lindomar  Silva
L&D Instalações Eletricas (Osasco, São Paulo) L&D Instalações Eletricas - há 7 anos

Bom dia,

No assunto em questão! Se a concessionária instalou as três fases nesta residência a melhor coisa a ser feita é usa-la pois foi detectando uma carga superior ao consumo monofásico, se a dúvida é financeira isso não altera nada, pois se a carga trifásica for necessário dada como monofásica os cabos sofreram um redimensionamento.

Exemplificando:

Carga Tual = 10 kw trifásico

Corrente = 26,31A

Ignorando queda de tensão usaremos um cabo 6mm.

Agora se o sistema for monofásico teremos uma constante de corrente atual trifásica vezes √.

Ou seja:

A mesma carga em monofasico ficará assim:

10 Kw = 26,31A . √ = 45,51A

Agora passamos a usar um cabo 10 mm.

Conclusão;

No sistema.monofsico economisamos uma.fase, mais temos que aumentar a bitola.

Espero ter contribuído.

Eng. Lindomar.

Responder
Sílvio Lacerda de Moraes

Se a concessionária oferece a terceira fase, melhor usalá, pq como a casa é grande, vai precisar de uma carga de entrada compatível.

Dependendo da carga, usando a terceira fase, vc não vai precisar de um projeto.

Pq quando acima de 20KW, obrigatório projeto.

Espero ter ajudado.

Responder
Fabio Alexandre da Silveira
Vigale Instalações Eletricas (Praia Grande, São Paulo) Vigale Instalações Eletricas - há 7 anos

Bom dia,na verdade não é obrigatório o uso de entrada trifásica,o q ocoore é q o número de fases e a categoria de fornecimento da concessionária está relacionado diretamente com a carga que será instalada na edificação é fica a critério da concessionária,se o sr providenciou um projeto elétrico com algum eletrotécnico ou Eng elétrico,este já deve conter todos estes dados e categoria de fornecimento,caso não tenha projeto o eletricista q for executar a instalação também pode faze lo desde q o sr contrate um profissional qualificado,cabe lembrar q geralmente sistemas trifásicos tem uma tarifa superior aos demais,mas uma entrada mal dimensionada também acarreta maior consumo de energia elevando o valor da conta.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região